Buscar

ATIVIDADE 3 - Qualidade de Vida, Segurança e Saúde no Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 - Qualidade de Vida, Segurança e Saúde no Trabalho
Devido a globalização vivemos em um meio social com muitas mudanças no ambiente empresarial, que afeta a vida particular e individual de cada um de nós.
A implementação de programas específicos dentro das empresas é vista ultimamente como uma estratégia competitiva de diferencial de mercado, tendo como objetivo aumentar a satisfação dos colaboradores e consequentemente obter uma alta lucratividade na empresa. 
De acordo com as afirmações acima e sobre a Sensibilização, na sua opinião qual o maior desafio das organizações nos dias de hoje em relação a implantação dos programas de qualidade de vida? Você acredita que a implantação de QVT reduz o turn-over?
Um dos maiores desafio das organizações nos dias de hoje em relação a implantação dos programas de qualidade de vida, está diretamente ligada ao comprometimento, compreensão e compromisso em todos os níveis da organização com a eficácia do programa, haverá inicialmente uma grande necessidade da completa aceitação e engajamento do corpo gerencial, para que se torne viável o comprometimento dos demais trabalhadores.
Se a alta direção e o corpo gerencial não estiver engajada e acreditando nos resultados do programa, provavelmente o programa perderá a força ao longo do tempo. O comprometimento da liderança será de extrema importância para permanência e manutenção dos programas de qualidade de vida no trabalho.
Trazer uma cultura que aceite os processos de mudança com bons olhos, trará um clima mais agradável e uma maior aceitação por parte de todos.
Outro grande desafio aos programas de qualidade de vida no trabalho é manter os trabalhadores motivados e ativos nestas práticas, uma vez que havendo algum tipo de desmotivação por parte do indivíduo, o programa acaba sendo abandonado. Para estes casos, sendo de extrema importância as atividades de manutenção e suporte do programa.
Trabalhadores engajados, satisfeitos e saudáveis no seu ambiente de trabalho, tendem a priorizar a qualidade das suas atividades e consequentemente haverá a redução de turn – over, uma vez que investindo em programas de qualidade de vida no trabalho, será percebido melhorias imediatas e efetivas nos seus resultados, pois além dos trabalhadores se sentirem motivados para trabalhar, eles estarão engajados, assim a produtividade e o desempenho aumentam. 
A retenção de talentos também é um fator diretamente relacionado à queda do “turnover”. A valorização dos trabalhadores que já estão na empresa é importante para reduzir os custos, garantindo que os procedimentos sejam executados por profissionais experientes e adequados ao objetivo.

Continue navegando

Outros materiais