Buscar

38 Remessa Necessária

Prévia do material em texto

REMESSA NECESSÁRIA
Assim determinada em razão do interesse público envolvido. Não é um recurso, mas a obrigatoriedade de se ter um recurso, o reexame. A decisão nela proferida não pode ser mas prejudicial à administração pública que a decisão recorrida. 
Em regra, seu trâmite é igual ao da apelação.
Hipóteses de cabimento 
Decisão de mérito contra a fazenda pública – art. 496
Quando for parte sucumbente a administração publica direta (União, estados, DF e munícipios) e indireta (autarquias e fundações). Isto não ocorre quando sucumbente empresa pública ou sociedade de economia mista. 
Só ocorre remessa necessária de sentença ou de decisão interlocutória que resolva parcialmente o mérito, numa das hipóteses do art. 356. Não há a remessa necessária de decisão concessiva de tutela provisória ou acórdãos, inclusive em julgado originário de um tribunal.
Ação popular 
Sentença que extingue o processo sem resolução do mérito ou julga improcedente o pedido, sendo contrária ao autor, seja ou não de mérito, conforme art. 19, lei 4.717/1965. Isto se dá em razão do interesse coletivo ser objeto de tutela.
Ação civil pública
 Em aplicação analógica da lei da ação popular, visto que dela difere apenas por ser proposta pelo MP.
Ação de improbidade administrativa 
Em aplicação analógica da lei da ação popular, visto que dela difere apenas por ser proposta pelo procurador do Estado.
Em todos estes casos se tem todos processos difusos, que envolvem o interesse da coletividade.
Mandado de segurança
Quando a houver a concessão da segurança, logo, havendo sentença contrária à administração pública, contra a autoridade coautora – agente público ou agente que exerce funções em nome desse.
Ela é considerada desnecessária se a causa for inferior a 50 unidades do tesouro nacional.
Se não houve apelação é feita pelo juiz, de ofício, ao tribunal. Se houve apelação pela administração pública, esta será encaminha ao tribunal.

Continue navegando