Buscar

6 Liberalismo Igualitário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LIBERALISMO IGUALITÁRIO
Uma Teoria da Justiça – Rawls
Fala-se na justiça como igualdade. As desigualdades pré-existentes prejudicam tentativas de justiça, as pessoas tendem a partir de sua realidade para pensar num mundo melhor. Assim, ele cria um experimento chamado “posição original”, buscando criar uma sociedade melhor, sem que o sujeito saiba qual posição ele vai ocupar, quais serão suas características, restando ao sujeito escolher princípios justos por trás do que chama de “véu da ignorância”. A teoria da justiça que ele desenvolve é baseada nos princípios da igualdade e da liberdade que seriam aceitos por qualquer pessoa razoável, visto que ela não saberia que posição teria na sociedade.
A liberdade dava conta de que todas as pessoas deveriam ter o direito a uma margem de liberdades básicos e que elas não poderiam ser delas tiradas de maneira nenhuma, não poderiam ser limitadas como ocorre atualmente com os direitos fundamentais. 
Quanto à igualdade, a sociedade deveria ser organizada de modo a possibilitar várias oportunidades para os cidadãos e distribuir a riqueza de forma mais igualitária, através da impossibilidade que um ganhe muito mais dinheiro que o outro apenas se aquele que receber menos se beneficiasse diretamente disto, a diferença só seria justificada se beneficiasse aquele que é mais desprovido. Uma forma de concretizar isto seria a tributação sobre quem ganhasse mais para transformar esta tributação em benefício aos menos providos.
Haveria assim uma limitação moral, pois um acordo não garantiria a equidade – caso alguém cobre um valor exorbitante por um produto ou serviço.
Para Rawls, a excelência em uma área não confere ao sujeito o direito de ganhar mais, pois o sujeito não teria aquilo por mérito próprio, isto seria apenas o resultado de uma loteria natural.
Algumas pessoas, porém, prefeririam se arriscar nesta “loteria natural”, optando por correr o risco de ter uma vida ruim diante da possibilidade de ter uma vida melhor que os demais.
Filosofia política normativa: tem foco principalmente na fundamentação, nos princípios que devem orientar as reformas das instituições sociais, econômicas e jurídicas, que afetam nossa vida de muitas maneiras. Assim, essa filosofia não mudaria apenas nossa forma de discutir, mas também nossa realidade.
Existem bens passíveis de distribuição, sendo distribuídos pelo governo, como renda/riqueza, serviços.
Existem aqueles que, embora não possam ser distribuídos diretamente, são afetados pela distribuição dos primeiros, como conhecimento e respeito.
Outros não são afetados, como a capacidade física e mental de cada pessoa.

Outros materiais