Buscar

Resumo sobre Kurt Lewin

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

KURT LEWIN
 Kurt Lewin foi um psicólogo alemão nascido em 1890 que emigrou para os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Ele é conhecido por sua abordagem experimental e prática da psicologia e seus trabalhos pioneiros ajudaram a estabelecer a dinâmica de grupo como uma disciplina distinta dentro da psicologia social e organizacional. Lewin acreditava que a compreensão dos processos sociais em grupo era fundamental para a mudança social e a melhoria da vida humana. Ele iniciou seus estudos sobre a abordagem na década de 1930, durante o período em que trabalhava como professor na Universidade de Berlim. Ele desenvolveu várias técnicas para entender e intervir em grupos para melhorar sua eficácia, incluindo o "método de resolução de problemas em grupo". Lewin faleceu em 1947, mas seu legado continua a influenciar a psicologia e outras áreas de estudo até hoje.
· PESQUISA- AÇÃO
 A investigação em ação, também conhecida como pesquisa-ação, foi uma abordagem de pesquisa social desenvolvida pelo psicólogo Lewin na década de 1940. Essa abordagem é baseada na ideia de que a pesquisa científica deve ter como objetivo a resolução de problemas práticos da vida real. Na investigação em ação, o pesquisador trabalha em colaboração com os participantes da pesquisa para identificar, planejar e implementar mudanças na situação estudada. A investigação em ação pode ser aplicada em diferentes áreas, como educação, saúde, meio ambiente, entre outras. Para Lewin, essa abordagem é uma forma efetiva de produzir conhecimento científico aplicado, capaz de gerar mudanças significativas na sociedade.
 A investigação em ação de Lewin é composta por três fases: planejamento, ação e avaliação. Na fase de planejamento, o pesquisador e os participantes definem o problema a ser planejado e estabelece objetivos claros. Na fase de ação, são integradas as mudanças iniciadas e coletadas dados sobre o processo. Na fase de avaliação, os dados são analisados ​​e as mudanças são avaliadas para identificar pontos fortes e fracos do processo. 
· CAMPO SOCIAL
 Lewin também teve a ideia de que as mudanças no campo social podem ser alcançadas através da intervenção e da alteração desses elementos, por meio de estratégias como a pesquisa-ação e a dinâmica de grupo. Ele acreditava que, ao compreender e alterar o campo social, seria possível promover mudanças positivas na sociedade e no comportamento humano. O conceito de campo social de Lewin é amplamente utilizado em diversas áreas, incluindo psicologia social, sociologia e ciências políticas.
EXPLICANDO MELHOR:
· É uma totalidade dinâmica constituída por entidades sociais coexistentes, não necessariamente integradas entre si, é a distribuição de forças em todo o campo que determinará o comportamento social.
· Podem coexistir no mesmo campo social grupos, subgrupou indivíduos separados por barreiras sociais ou ligados por redes de comunicações.
· O campo social é uma Gestalt–um todo irredutível, onde não podemos supor a dinâmica dos laços do grupo a partir da análise dos subgrupos.
· Assim como o indivíduo em seu ambiente formam o campo psicológico, os grupos e seu ambiente formam o campo social.
· O campo social é um instrumento indispensável para a análise da vida no grupo 
DINÂMICA EM GRUPO
 É uma abordagem que estudar como as pessoas interagem em um grupo e como essa interação pode afetar o comportamento e as emoções dos indivíduos. A dinâmica em grupo envolve atividades que são projetadas para melhorar a comunicação, o trabalho em equipe, a resolução de problemas, a tomada de decisões e a construção de relacionamentos positivos dentro de um grupo. Essas atividades podem incluir jogos, exercícios de comunicação, simulações, discussões em grupo e outras técnicas que ajudam a desenvolver habilidades sociais e emocionais. 
 Na psicologia essa dinâmica enfatiza a importância de uma abordagem colaborativa para resolver problemas e alcançar objetivos em grupo, onde todos os membros têm a oportunidade de contribuir e se envolver ativamente. Essa abordagem pode ajudar a aumentar a autoestima, a confiança, a empatia e o respeito mútuo entre os membros do grupo, criando um ambiente mais positivo e produtivo.
 A dinâmica de grupo de Kurt Lewin é baseada na teoria de campo, que afirma que o comportamento humano é o resultado da interação entre a pessoa e o ambiente em que ela se encontra. Lewin via os grupos como sistemas dinâmicos e complexos, onde as felizes entre os membros vivenciaram o comportamento do grupo como um todo.
 O objetivo dessa dinâmica é entender e intervir em grupos para melhorar o desempenho e a eficácia dos mesmos. Lewin acreditava que a mudança em um grupo poderia ser alcançada através da alteração do campo social em que o grupo operava. Isso poderia ser feito através da identificação e mudança de fatores que geraram a dinâmica do grupo, como normas, papéis, liderança e comunicação.
· SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 
Uma das técnicas mais conhecidas de Lewin é o "método de resolução de problemas em grupo", que envolve a identificação e análise conjunta de um problema por todos os membros do grupo, seguida pela proposição e implementação de soluções. Essa técnica foi utilizada em diversos contextos, desde empresas até grupos comunitários e escolas. Kurt Lewin estudou a questão da autoridade e dos tipos de liderança em pequenos grupos e descreveu três estilos básicos de liderança: 
1. Liderança autocrática
· Decisões são impostas.
· Não há autonomia para decisões em grupo e pelo grupo.
· A direção é distante e tende a se referenciar como um “Deus”.
· Prática de distribuição de privilégios.
· As inter-relações entre os membros são competitivas.
· Não há cooperação.
· Surgimento de relações de tirania.
2. Liderança democrática 
· Decisões são partilhadas entre o grupo e pelo grupo.
· As responsabilidades são divididas.
· Todos têm os mesmos direitos e mesmo deveres.
· O coordenador pertence ao grupo.
· É cooperativo.
3. Liderança laissez-faire
· Não há coordenação, mesmo havendo a pessoa com essa função. 
· O grupo fica à deriva de seu próprio funcionamento e vulnerável a várias tendências dependendo de quem liderar no dia.
· Muitas lideranças e nenhuma ao mesmo tempo. 
· Não consegue realizar a tarefa que se propôs porque se auto desorganiza a todo o momento ou episódio.
· Difícil distinguir um crescimento grupal.
· Vulnerável ao surgimento de uma liderança autocrática.
OBSERVAÇÃO: Para Kurt, os grupos democráticos tinham mais eficiência a longo prazo, enquanto os autoritários tinham uma eficiência imediata. Como as decisões são centralizadas na figura do líder, os membros somente funcionam a partir de sua demanda e são, geralmente, cumpridores de tarefas. Já os grupos democráticos exigem maior participação de seus membros, que dividem as responsabilidades com a
liderança. Isso torna a realização dos objetivos mais demorada, entretanto, mais duradoura. 
A dinâmica em grupo de Lewin envolve três etapas principais.
· Descongelamento: Aqui, os participantes são incentivados a deixar de lado suas crenças, atitudes e comportamentos habituais e se abrir para novas perspectivas. Isso é feito através de atividades que desafiam as formas atuais de pensar e de fazer as coisas.
· Mudança (Changing): Depois que o grupo foi descongelado, o próximo passo é introduzir uma nova perspectiva ou comportamento que seja desejável. Isso é alcançado através de atividades que enfatizam a necessidade de mudança e que ajudam os participantes a desenvolver novas habilidades e comportamentos.
· Congelamento (Refreezing): Nesta fase, os novos comportamentos e atitudes são consolidados e integrados como parte do comportamento habitual do grupo. Isso é feito por meio de atividades que reforçam o novo comportamento e ~que ajudam os participantes a se comprometerem com a mudança de forma permanente.

Outros materiais