Buscar

PROJECTO_DFIV_Wilma

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PÚNGUÈ
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas
Determinação de aceleração de gravidade local com uso de plano inclinado: uma abordagem para 11ª classe.
Licenciatura em ensino de Física com Habilitação em Energias Renováveis
Projecto
Wilma Fernando Raimundo
Tete
Abril, 2023
Wilma Fernando Raimundo
Determinação de aceleração de gravidade local com uso de plano inclinado: uma abordagem para 11ª classe
Supervisor: Mcs. Ívan Naite
Tete
Abril, 2023
Índice 
Capítulo I:	4
1. Introdução	4
1.1. Problematização	4
1.2. Justificativa	4
1.3. Objectivos	4
1.3.1. Geral	4
1.3.2. Específicos	4
Capítulo I: 
1. Introdução
A terra, assim como todos os corpos celestes, possui um campo gravitacional ao seu redor em que todos os objetos aí contidos são atraídos para o centro do planeta. O campo age sobre os objetos, provocando neles uma força, fazendo com que eles sofram uma aceleração, a chamada aceleração gravitacional. A intensidade desta depende da massa e do tamanho do corpo celeste, e varia nele de acordo com a latitude, a altitude e outros fatores. Por exemplo, a aceleração da gravidade é um pouco maior nos pólos (média de ) do que na linha do Equador (média de ).
Além disso, o valor de diminui com a altitude. No monte Everest, por exemplo, a um pouco mais de de altitude, . No entanto, para a grande parte dos fenômenos que ocorrem, os quais tem pequeno alcance e curta duração, a aceleração da gravidade g pode ser considerada constante, com valor (em alguns casos arredonda-se para ).
Para o presente projecto pretende-se determinar o valor de aceleração gravitacional usando o plano inclinado, esse procedimento, é similar ao usado pelo Galileu para determinar o valor de Para a sua determinação, será necessário consociar o muito do conhecimento tido pelos alunos acerca do movimento acelerado.
1.1. Problematização
 O uso de pêndulos, em especial o pêndulo simples como forma de determinar o valor de aceleração gravitacional, tornou-se mais comum, e monótono, por assim dizer. É necessário procurar diversificar o conhecimento que o aluno possui acerca da mesma temática, dando-o seguimento de analise diversificada sob o mesmo problema de modo que esse perceba que, a ciência não é unidimensional, permitindo deste modo que o aluno possa expandir seus métodos de analise na ciência, procurando relacionar os diversos temas até chagar a novas teorias.
Não obstante, uso de pêndulo simples apresenta exigências especiais, isso porque existe influencia externa que precisa ser levada em consideração, como caso de resistência do ar. Em comparação a isso, o plano inclinado precisa atentar, maioritariamente, ao atrito que a superfície pode apresentar.
“Todos caminhos vão dar o é forma de compreender-se a não unicidade da resolução dos problemas físicos, e por analogia, da vida no seu todo. Em parte, o baixo aproveitamento por parte dos alunos, em física, surge da ideia de que se um problema for resolvível, então, o mesmo apresenta uma e única forma de resolução. Mas, não necessariamente a unicidade da solução seja a unicidade na forma de encontrar essa solução, neste contexto, o uso de plano inclinado como forma de determinar o valor de aceleração gravitacional, mostra a ideia da não resolução única. 
Apesar dessa vantagem teórica exposta, incumbe pensar: 
Até que ponto a determinação do valor de g usando o plano inclinado irá influenciar no aprendizado e aproveitamento pedagógico das matérias da física, em especial da dinâmica?
1.2. Justificativa
O plano inclinado é poucas vezes associado a determinação do valor de aceleração gravitacional local, dando a perceber como se o auge deste, fosse em rampas ou em outras actividades mecânicas. 
A escolha deste tema, mostra-se de maior importância pois permite explorar e associar os diferentes conhecimentos que o aluno possa ter acerca da determinação do valor de g. Com isso, espera-se pode proporcionar, no aluno, um espirito de pesquisa autônoma, procurando por si, estabelecer bases de aprendizagem por descoberta. Em complemento a isso, os estudos desta temática, podem contribuir para o maior pedagógico referente aos conteúdos ministrados na dinâmica, isso porque, o método de estudo aplicado pode ser usado em vários outros conteúdos da física.
Importa salientar antes que, o mais simples dos movimentos acelerados é o movimento retilíneo com aceleração constante. Neste caso, a velocidade varia com a mesma taxa durante movimento, portanto, o plano inclinado proporcionar de igual modo, o estudo desse comportamento observado em movimento retilíneo. 
1.3. Objectivos
1.3.1. Geral
· Determinar o valor de aceleração gravitacional usando o plano inclinado.
1.3.2. Específicos
· Apresentar as concepções matemáticas no tratamento do plano inclinado;
· Medir os parâmetros de estudo como tempo e distância;
· Comparar os resultados obtidos com os valores de referência.
 
UNIVERSIDADE PÚNGUÈ
 
Faculdade
 
de Ciências Exatas e Tecnológicas
 
 
 
 
 
 
D
eterminação de aceleração de gravidade local com uso de plano inclinado: uma 
abordagem para 11ª classe.
 
Licenciatura em ensino de Física com Habilitação em Energias 
Renováveis
 
Projecto
 
Wilma Fernando Raimund
o
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tete
 
Abril, 2023
 
 
UNIVERSIDADE PÚNGUÈ 
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas 
 
 
 
 
 
Determinação de aceleração de gravidade local com uso de plano inclinado: uma 
abordagem para 11ª classe. 
Licenciatura em ensino de Física com Habilitação em Energias Renováveis 
Projecto 
Wilma Fernando Raimundo 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tete 
Abril, 2023

Continue navegando