Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Discente: Lais de Almeida Feitosa Rocha 
Curso: Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa _ Letras II vespertino 
Professora: Dayse 
Atividade
Filosofia da Educação 
Imperatriz_MA
2024
a) Qual tem sido a reação cotidiana das pessoas à filosofia? Além de verificar como o texto expressa essa questão, analise como você pessoalmente e as pessoas de sua convivência falam da filosofia.
Há, pois, um emaranhado de conceitos. Diante deles muitas pessoas se sentem entediadas e em vez de enfrentar o problema preferem descartá-lo, dizendo que a filosofia é um jogo inútil e estéril de palavras ou que é muito difícil e só serve e interessa a pessoas especiais e muito inteligentes. – em geral o individuo social não tem a preocupação em querer se organizar, o homem é assim, o que acontecer neste momento será, até que mude a situação, o homem não para pra observar e nem analisar se o que ele está vivendo e direito e se é útil ao convívio social, é que o único direito que ele põe a sua frente: tenho que viver seja de um modo ou de outro.
b) Que tipo de entendimento da realidade é produzido pela filosofia?
A filosofia é esse campo de entendimento que, quando nos apropriamos dele, nos sentimos refletindo sobre a cotidianidade dos seres humanos. Desde a cotidianidade mais simples, como é o encontrar-nos com as pessoas, até a cotidianidade mais complexa, que pode ser a reflexão sobre o sentido e o destino da humanidade
c) É possível viver sem alguma compreensão valorativa da vida? O direcionamento valorativo inconsciente da vida humana constitui-se em uma prática filosófica? Por quê?
A filosofia se manifesta ao ser humano como uma forma de entendimento que tanto propicia a compreensão de sua existência, em termos de significado, como lhe oferece um direcionamento para a sua ação um rumo para agir ou, ao menos, para lutar por ele. – a filosofia estabelece um caminho por onde devemos trilhar em busca de uma vida em sociedade, buscando valores e questionando o modo de viver e de agir enquanto ser social.
d) Como o entendimento produzido pela filosofia se articula com a vida humana e a orienta?
Ela estabelece um quadro organizado e coerente de visão do mundo sustentando consequentemente, uma posição organizada e coerente para agir. Nós não agimos por agir. Agimos sim, por certa finalidade que pode ser mais ampla ou mais restrita.
e) Que comprometimentos pode ter a filosofia com determinados segmentos da sociedade humana? 
As finalidades mais amplas são aquelas que se refere ao sentido da existência: buscar o bem da sociedade, lutar pela emancipação dos oprimidos. Lutar pela emancipação de um povo etc. Isso tudo por quê? Certamente devido o fato de que a vida só tem sentido se vivida em função de valores dignos e dignificantes
f) Identifique e explicite os três passos do processo do filosofar. 
Primeiro passo: inventariar os valores – procurar os valores que dão sentido a vida dimensionar uma finalidade e procurar compreender o meio social em que vive e como se vive.
Segundo momento: o momento da critica – tomar os valores descritos e por em analise se e o que precisamos pra vida e se perguntar “será que eu quero ou será que eu preciso?”. É o encontrar a razão.
Terceiro momento: construção critica dos valores – este momento é onde damos valores significantes e dar uma direção ao individuo na sociedade, valores em que venham oriente-lo suficientemente. 
g) Que relação existe entre filosofia e educação?
Filosofia e educação, pois, estão vinculadas no tempo e no espaço. Não há como fugir a essa realidade da nossa existência. Assim sendo parece-nos ser mais valido e mais rico, para nós e para a vida humana, fazer esta junção de uma maneira consciente, como bem cabe a qualquer ser humano. É a liberdade no seio da necessidade.
h) Qual a reação entre filosofia e pedagogia? 
A reflexão filosófica sobre a educação é que dá o tom a pedagogia, lhes garantido a compreensão dos valores que, hoje, direcionam a pratica educacional e dos valores que deverão orientá-la para o futuro. Assim, não há como se ter uma proposta pedagógica sem pressuposições e proposições filosóficas.

Mais conteúdos dessa disciplina