Buscar

ASSUNTO CONTEXTUALIZADA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÍTULO DO TRABALHO
(Caixa Alta, fonte Arial 14, negrito, centralizado, na cor preta e sem ponto final. Deixar duas linhas em branco após iniciar o título).
Nome Completo
Matrícula
Curso
(Nome por extenso com as iniciais em letras maiúsculas, fonte Arial 11, cor preta, sem negrito ou itálico, e justificado a direita).
TEXTO: Fonte Arial 12, sem negrito ou itálico, alinhamento justificado e na cor preta. Deixar uma linha em branco após o parágrafo do texto. Além de ser digitado em espaçamento simples entre linhas, não deve haver nenhum tipo de espaçamento do tipo “antes e depois”, nem entre parágrafos. Somente serão aceitos textos encaminhados nesta formatação. Salvar o resumo em formato .DOC ou .DOCX. Lembre-se de referenciar devidamente após a escrita!
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
Conteúdo do exercício
1. 
Parte superior do formulário
Metodologia Ativa - Resolução de problemas: o objetivo dessa atividade é instigar a resolução de problemas com base no que foi estudado nesta disciplina. Aqui você deve explorar as possibilidades da metodologia ativa na contextualização do assunto proposto, para a solução de problemas.
Preparado(a)? Vamos começar!
Para realizar esta atividade, leia o trecho a seguir, sobre o planejamento em ações de EAN.
“O planejamento é considerado um instrumento que tem o objetivo de produzir mudanças positivas em um contexto que sofrerá alguma intervenção, por meio do uso articulado de recursos (logísticos, materiais, humanos, tempo). [...] possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos e construir um referencial futuro. O planejamento serve para: Identificar problemas; Levantar as demandas reais; Formular propostas coerentes com as necessidades do grupo ou comunidade; Garantir a participação e cooperação do grupo ou comunidade; Cumprir prazos; Organizar racionalmente o trabalho; Atingir os objetivos. Pensando em EAN, o planejamento se faz necessário devido à complexidade e diversidade de fatores que precisam ser consideradas para que as ações atinjam o seu objetivo” (FAQUETI, 2009,p. 188). Fonte: FAQUETI, A. Segurança alimentar e nutricional com enfoque na intersetorialidade [recurso eletrônico] / Universidade Federal de Santa Catarina, Núcleo Telessaúde Santa Catarina; Alini Faqueti. – Dados eletrônicos. – Florianópolis: CCS/UFSC, 2019. 
ADUCAÇÃO NUTRICIONAL
Diante do contexto exposto, elabore uma dissertação de até 30 linhas e desenvolva os tópicos a seguir. 
 
· Escolha um público alvo de uma das áreas de abrangência da educação alimentar e nutricional, 
· deixando claro qual a área escolhida, 
· quem são os atores sociais em questão, 
· identificando seus problemas relacionados a alimentação 
· e quais as demandas reais deste público.
· Siga a dissertação descrevendo 
· uma proposta de atividade de educação nutricional e suas estratégias metodológicas para a atividade. 
· Não esqueça de prever o tempo, local e tipo de elementos didáticos que serão utilizados. 
· Por fim elabore uma lista com pelo menos três objetivos que a atividade pretende atingir e justifique estes objetivos. 
· Aprofunde os seus estudos a partir da seguinte leitura: Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas. 
BRASIL. Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas. Brasília, 2009. Disponível em: http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/seguranca_alimentar/caisan/Publicacao/Educacao_Alimentar_Nutricional/1_marcoEAN.pdf. Acesso em: 12 abr. 2020.
Caso tenha alguma dúvida, envie uma mensagem para a tutoria. 
Contamos com a sua participação.
Bons estudos!
Parte inferior do formulário

Outros materiais