Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1ª prova pós graduação
 AVALIAÇÃO – AS RELAÇÕES INTRAFAMILIARES
1] Indivíduos e grupos se constroem e se modificam mutuamente de forma que a modificação em um gera mudança correspondente no outro. Nesse sentido, se deve compreender o indivíduo como:
Reflexo do grupo a que pertence, e o grupo mediante os indivíduos que o constituem;
2] A definição de família mais utilizada na literatura continua sendo a chamada família ampliada, que geralmente é composta por marido, esposa e filho (s), e tem como função básica promover socialização e educação, prover financeiramente seus membros, gerar proteção e afeto. Essa alternativa encontra – se:
Falsa
3] Em sua dinâmica como um todo, a família sofre influência direta do econômico e do cultural. Sabemos que não há uma definição única de família, não há um “modelo ideal”, pois cada família tem sua especificidade e estabelece um código próprio (constituído de normas e regras). Cada indivíduo se apropria deste código e o usa. Cada um tem sua identidade, mas há uma organização interna à família. Segundo a Organização Panamericana de Saúde (OPS/OMS), a família desempenha as seguintes funções:
Todas as alternativas estão corretas.
4] No que diz respeito às relações entre pais e filhos, esse padrão também se modificou, não sendo mais baseado na imposição da autoridade e sim na valorização de um relacionamento aberto dentro do contexto familiar, principalmente, no que se refere à convivência entre os membros da família. A família exerce o seu lugar de matriz de identidade. Essa afirmativa encontra-se:
Verdadeira
5] Complete o texto:
Evidentemente, muitas dessas questões são irrelevantes em sociedades nas quais as crianças têm que trabalhar para ajudar a família a sobreviver. Para compreender o estado psicológico da criança na família precisamos Observar o ambiente familiar sua estrutura e sua atmosfera. Mas isso, por sua vez, é influenciado pelo que ocorre fora de casa, conforme ANGELIM (2005).
6] Tais segredos podem ser inconscientemente partilhados por pais e filhos através de gerações e muitas vezes não são facilmente distinguidos do mito familiar. Destes conceitos, desenvolveu-se a ideia Do “bode expiatório’’Como a pessoa sobre a qual convergem as “depositasses“ da família. 
7] As características do desenvolvimento psicossocial que ocorrem paralelamente às modificações do corpo são agrupadas no que Maurício Knobel denominou síndrome normal da adolescência. A adolescência é assim um conceito relativo a um processo e o adolescente é o sujeito que está vivenciando esse processo. Denomina-se síndrome normal da adolescência o conjunto de sinais e sintomas que caracterizam esta fase da vida que são, EXCETO:
Tendência ao isolamento.
8] A influência mais importante do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças é a:
Atmosfera social e psicológica em casa: se for favorável e amorosa ou pontuada de conflitos, e se existe bem-estar econômico ou não.
9] A separação pode ser entendida como uma relação:
Parental fracassada, porém, quando existem filhos, trata-se de uma relação de pais separados e de filhos que precisam se ajustar à nova dinâmica familiar.
10] O divórcio gera, no filho, sentimento de:
Insegurança em relação aos vínculos familiares, influenciado diretamente pelo comportamento parental.
Total10 / 10