Buscar

Atividade 1


Prévia do material em texto

·	Desenvolva uma redação argumentativa que contenha no mínimo 20 e no máximo 30 linhas para relacionar a criação visual e narrativa de um filme, explicitando os conceitos aprendidos na Unidade I. A temática da redação deve trabalhar fortemente sobre a importância do concept art para o storytelling.
De acordo com Flusser (2007, p. 88) "A comunicação humana é um processo artificial.Baseia-se em artifícios, descobertas, ferramentas e instrumentos, a saber, em símbolos organizados em códigos". 
O conceito de Flusser sobre a comunicação artificial é importante, pois mostra que a criação de imagens é uma forma de expressão na qual se utilizam ferramentas e instrumentos, como pincéis e lápis, para transmitir ideias. O concept art é uma forma de comunicação visual, em que os artistas usam a sua técnica e criatividade para transmitir ideias e conceitos aos cineastas.
Concept art ou a "arte de conceito" é uma forma de pré-produção presente em diversas histórias visuais, ou seja, ela a arte assume o papel de signo, pois é a representação imagética de ideias concebidas anteriormente na forma de discurso, uma forma de simbolismo.
Além disso, é possível notar que o concept art desempenha um papel fundamental no Storytelling (narrativa visual), ajuda a definir o tom e o estilo visual da história, criando uma atmosfera específica que evoca emoções no espectador. Por exemplo, um concept art com cores escuras e sombrias pode indicar uma narrativa mais sombria e tensa, enquanto um com cores vibrantes e alegres pode indicar uma narrativa mais leve e divertida. Essa escolha estética pode ser fundamental para criar um impacto emocional na audiência.
Portanto, é inegável que o concept art desempenha um papel fundamental no storytelling, ajudando a visualizar e planejar a narrativa visual, garantindo a coerência e harmonia dos elementos visuais e definindo o tom e estilo da história.
·	Exercícios práticos:
1º será um texto que contenha uma sinopse e argumentação de um curta-metragem autoral.
Personagens:
Protagonista - Mey, o alien adotado.
Familia adotiva - Pai e filho de 6 aninhos.
Ambiente: Uma viagem do espaço a Terra
Conflito: A dificuldade do pequeno alien a se adptar 
Resolução: O apoio e acolhimento
 " May, o alien"
Já imaginou se existisse um programa de adoção intergalactica, onde humanos e diversas outras raças pudessem conviver em harmonia?
Uma família terráqueo nada comum teve abrilhante ideia de se cadastrar no programa de adoção intergalatica e acolher um alienígena chamado Mey na sua casa.
O pequeno e curioso Mey foi o primeiro alien a participar por essa fabulosa experiência, onde uma pequena família não tradicional o acolheu.
No entanto, Mey precisa se adaptar à vida na Terra e entender as diferenças culturais sera que o programa de adoção intergaláctica pode ser cancelado? será que agentes interplanetários poderia vir a resgatar-lo ou ajuda-lo no dia a dia?
2º exercício prático será a produção de um concept art desse curta autoral que desenvolveu a sinopse. 
3º exercício será a produção de um storyboard que contenha 4 thumbnails que transmita o storytelling e a direção de arte deste filme de sua autoria.
Thumbnail 1
Thumbnail 2
Thumbnail 3
Thumbnail 4

Continue navegando