Buscar

Gorduras e Triglicerídios (Apresentação 8)

Prévia do material em texto

BIOQUÍMICA BÁSICA
INSTRUTOR: David Lucas Ribeiro de Almeida
Formação: Biomédico 
Lipídeos 
Os lipídios, também conhecidos como gorduras, são uma classe de moléculas biológicas formadas por ácidos graxos e álcool. 
Apresentam, em geral, uma coloração esbranquiçada ou amarelada e se destacam por não serem solúveis em água, porém dissolverem-se em solventes orgânicos, como éter e benzina.
Características das Gorduras 
Os lipídeos são moléculas de gorduras, altamente calóricos, possuindo o dobro de calorias dos carboidratos. 
Eles possuem duas regiões: uma hidrofílica (polar) e outra hidrofóbica (apolar). São os principais constituintes da membrana plasmática.
Membrana fosfolipídica
Classificação dos Lipídios 
Em virtude de sua insolubilidade em soluções aquosas, os lipídeos corporais são geralmente compartimentalizados, exemplo: gotículas de triglicerídeos (triacilgliceróis) nos adipócitos ou transportados no plasma em associação com proteínas (lipoproteínas).
 Apresentam como principais funções: atuar como coenzimas, controlar a homeostase, pigmentos lipídicos absorvem a radiação luminosa, agentes emulsificantes, hormônios e mensageiros intracelulares.
Aplicação dos Lipídios 
Fontes de Lipídios 
Funções dos Lipídios 
Reserva de energia: utilizada pelo organismo em momentos de necessidade, e está presente em animais e vegetais;
Isolante térmico: nos animais as células gordurosas formam uma camada que atua na manutenção na temperatura corporal, sendo fundamental para animais que vivem em climas frios;
Ácidos graxos: estão presentes nos óleos vegetais extraídos de sementes, como as de soja, de girassol, de canola e de milho, que são usados na síntese de moléculas orgânicas e das membranas celulares.
Absorção de vitaminas: Essas moléculas não são produzidas no corpo humano é importante o consumo desses óleos na alimentação.
Funções dos Lipídios 
Estrutura dos Lipídios 
Os lipídios são ésteres, isso quer dizer que são compostos por uma molécula de ácido (ácido graxo) e uma de álcool (glicerol ou outro).
São insolúveis em água porque suas moléculas são apolares, ou seja, não têm carga elétrica e por esse motivo não possuem afinidade pelas moléculas polares da água.
Estrutura dos Lipídios 
Estéres nos Lipídios 
Ácidos Graxos 
Os ácidos graxos consistem em um tipo de lipídio formado por cadeias longas de carbonos(C) com um grupamento carboxila (–COOH) em uma de suas extremidades. 
Eles são a parte dos lipídios utilizada como combustível pelas células, constituindo uma das principais fontes de energia junto com os açucares e as proteínas.
O termo “gordura” é frequentemente utilizado para designar ácidos graxos. 
Gorduras 
As gorduras podem ser sólidas ou líquidas em temperatura ambiente, dependendo da estrutura do ácido graxo que a compõe, podendo ser basicamente de duas formas: saturada ou insaturada.
Gordura Saturada
Gordura Insaturada
Classificação das Gorduras 
Quando os átomos de carbono da cadeia do ácido graxo estão unidos apenas por ligações simples (C–C) formam as chamadas gorduras saturadas, pois todos os seus carbonos se encontram saturados de ligações com átomos de hidrogênio(H).
Já quando a cadeia apresenta ligação dupla entre carbonos (C=C) formam as chamadas gorduras insaturadas, já que a ligação dupla ocorre por estes carbonos não estarem completamente saturados de átomos de hidrogênio (H)
Gorduras contendo ácidos graxos saturados têm consistência sólida em temperatura ambiente, enquanto gorduras contendo ácidos graxos insaturados são líquidas em temperatura ambiente, formando óleos.
Triglicerídeos
Triglicerídeos também recebem o nome de triglicérides ou triésteres, Eles são óleos ou gorduras de origem vegetal ou animal, e sua obtenção vem da reação entre um ácido graxo e o glicerol.
Triglicerídeos, também denominados triglicérides ou triésteres, são assim chamados, pois possuem em sua fórmula estrutural três grupos da função orgânica éster 
No cotidiano corresponde a óleos ou gorduras indispensáveis à nossa alimentação
Bioquímica dos Tiglicerídios 
Os triglicerídeos se encontram na forma de gordura na alimentação que consumimos 
Que circulam em nossa corrente sanguínea e se armazenam no organismo, no tecido adiposo
Os triglicerídeos são uma gordura, ele apresentará em sua estrutura radicais de ácidos graxos saturados (só com ligações simples). Mas se for óleo, predominará radicais de ácidos graxos insaturados (possui ligações duplas ou triplas).
É obtido através de reações entre um glicerol e ácidos graxos (ácidos carboxílicos de cadeia longa, ou seja, compostos orgânicos que apresentam este grupo carboxila:COOH). 
Bioquímica dos Tiglicerídios 
Estrutura dos Tiglicerídios 
Lipoproteínas (Colesterol)
As lipoproteínas são moléculas formadas por lipídios e proteínas. Sua função é transportar, principalmente, o colesterol e os triglicérides pelo plasma sanguíneo.
Quanto à disposição dos átomos a redor dessa ligação ainda temos os ácidos graxos insaturados cis ou trans. Esses últimos são conhecidos por formar as gorduras trans.
Seu consumo está associado a diversos problemas de saúde, principalmente doenças cardiovasculares, pois provocam o aumento dos níveis do “colesterol ruim” (LDL) e diminuição do “colesterol bom” (HDL).
Os LDLs,VLDLs,IDLs e HDLs são lipoproteínas
Lipoproteína HDL 
A sigla HDL significa High Density Lipoproteins. Traduzindo: lipoproteínas de alta densidade. 
O HDL tem como principal função a absorção dos cristais do colesterol depositados nas artérias. Ao fazer isso, a lipoproteína leva a gordura de volta ao fígado, onde será eliminada.
Como um faxineiro, o HDL remove o colesterol das artérias e os leva de volta para o fígado, impedindo seu acúmulo. Daí porque é desejável mantê-lo em alta.
Hoje em dia, pede-se para as pessoas almejaram uma taxa acima de 40 mg/dl.
Lipoproteína HDL 
Lipoproteína LDL 
Em inglês, a sigla LDL vem de low density lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade. 
Elas transportam o colesterol e um pouco de triglicerídeos pelo sangue, para armazená-los e também utilizá-los em biossínteses. 
Por conta de sua função, a LDL facilita o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, levando à formação de placas de arteroesclerose 
Esse é o estopim para o infarto e o acidente vascular cerebral e Infarto agudo do miocárdio(IAM)
Lipoproteína LDL

Continue navegando