Buscar

A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM parte 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Veiga de Almeida
Universidade Veiga de Almeida
Letras ( Português/Literatura)
Fundamentos de Educação - Orientação: Profª Dra. Katia Puente
11/11/2022
A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO PARA 
OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
1 INTRODUÇÃO
O positivismo é um movimento filosófico que ganhou destaque no final do século XIX na Europa. Refere-se a uma abordagem científica do conhecimento e da filosofia. Em teoria, essa abordagem deveria levar ao estabelecimento de leis universais. No entanto, essa abordagem tem seus críticos, que afirmam ser irrealista e dogmática.
A filosofia baseada no positivismo inclui o positivismo lógico e o interpretativismo. Essencialmente, os métodos de ensino positivistas incentivam os educadores a se concentrarem nos aspectos positivos de seu campo de estudo e limitam a quantidade de informações negativas que compartilham com os alunos. Essa abordagem da educação é amplamente inspirada no método científico, que incentiva a coleta de evidências objetivas antes que as conclusões sejam tiradas. Essencialmente, esse método de ensino incentiva uma maneira de pensar mais objetiva e baseada em fatos.
2 O Positivos e suas analises 
Segundo os positivistas, o conhecimento é adquirido por meio da observação e análise de situações da vida real. Para verificar uma determinada teoria ou conceito, deve-se primeiro estabelecer fatos aplicando métodos científicos. Esse método é chamado de verificação empírica, que envolve coletar e analisar dados para chegar a conclusões. Depois de coletar os dados, um cientista deve analisá-los e interpretá-los. A partir daí, ele deve apresentar uma teoria para explicá-la antes de apresentá-la à comunidade científica para validação e refinamento. Uma vez validada e refinada, uma nova teoria pode levar a avanços significativos em nossas áreas de interesse.
 Os positivistas acreditam que a capacidade de aprender de um aluno é diretamente proporcional ao seu compromisso com a aprendizagem. Eles acreditam que os alunos que estão aprendendo ativamente têm um desempenho melhor do que seus colegas menos motivados. Isso ocorre porque eles aprendem de maneira diferente - eles buscam novas informações, questionam-nas e as aplicam em suas vidas. Eles também tendem a ser mais organizados e estabelecer metas para si mesmos. Eles também aprenderam a realizar multitarefas de forma eficaz, o que os ajudou a progredir rapidamente em seu aprendizado. Portanto, o positivismo enfatiza a importância de compreender os fatos por meio da experiência pessoal. Essa abordagem incentiva os educadores a enfatizar a importância da experiência prática sobre a teoria ao ensinar novos conhecimentos aos alunos.
3 CONCLUSÃO
Em vez de apenas se concentrar em ensinar fatos e garantir as inscrições dos alunos, muitos alunos preferem o autoestudo a cursos formais. A internet tornou mais fácil para as pessoas aprenderem coisas novas.
Sendo assim, muitas pessoas usam recursos como livros didáticos ou cursos online para aprender, em vez de fazer aulas presenciais formais. Isso contrasta fortemente com a abordagem interpretativista, na qual os professores devem estimular o interesse dos alunos e incentivá-los a aplicar o que aprenderam em suas vidas diárias. 
Um currículo positivista rigoroso incentivará os alunos a aprender através da experiência prática, mantendo uma separação estrita entre escola e casa. modo de vida. Em vez de restringir os alunos de aplicar o que aprenderam na vida cotidiana, mais pesquisas aplicadas são incentivadas para ajudar os alunos a corrigir quaisquer deficiências nessa área. Além disso, muitas pessoas aprendem usando recursos como livros didáticos ou cursos online, em vez de fazer aulas formais pessoalmente. Uma abordagem estritamente positivista facilitará esse tipo de pesquisa sem ser tendenciosa para um determinado estilo de aprendizagem ou aplicação.
REFERÊNCIAS
AMORIM, Gusmão Freitas. O Positivismo, a educação e a história ensinada. Educon, Aracaju, Volume 10, n. 01, p.1-12, set/2016. Disponível em: < https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/8969/30/O_positivismo_a_educacao_e_a_historia_ensinada.pdf>.Acesso em: 21 out. 2022.
COSTA, Antonio José Silva. Influência do positivismo no processo educacional. Fev. 2012. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/influencia-do-positivismo-no-processo-educacional. Acesso em: 21 out. 2022. 
OLIVEIRA, Leonel Gois Lima et al. Refletindo Sobre a Objetividade: uma Experiência Didática sobre o Positivismo de Comte. Revista Gestão em análise, v.7, n.2, 2018. Disponível em:< https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/1577/776 >. Acesso em: 21 out. 2022.
PERES, Fabio et al. Fundamentos da Educação. Unidade 2. Tema Pensamento pedagógico positivista e funcionalista. Rio de Janeiro: Ilumno, 2022.

Continue navegando

Outros materiais