Buscar

Hematopoese - Fadiga, perda de peso e anemias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hematopoiese
Medula óssea 
A medula óssea é o órgão produtor das células sanguíneas. Até os cinco anos de idade, a medula de todos os ossos do corpo participa desse processo. À medida que os anos avançam, ocorre uma substituição gordurosa na medula dos ossos longos, até que, na idade adulta, somente os ossos da pelve (como o ilíaco), o esterno, os ossos do crânio, os arcos costais, vértebras e as epífises femorais e umerais são capazes de gerar células sanguíneas. 
A medula óssea com atividade hematopoiética é denominada medula óssea vermelha, devido à presença de grande quantidade de hemácias e precursores eritroides. O restante dos ossos contém a denominada medula óssea amarela, preenchida por tecido adiposo, porém com potencial para voltar a produzir células sanguíneas sob determinados estímulos.
Todos os elementos do sangue (hemácias, plaquetas e leucócitos) originam-se de uma única célula progenitora, denominada célula tronco.
 As células tronco existem em pequena quantidade na medula óssea e tem a capacidade de se reproduzir e diferenciar em múltiplas linhagens celulares hematológicas. Inicialmente, a célula-tronco se diferencia em dois tipos, cada um comprometido com a formação de uma grande linhagem hematológica: a linhagem mieloide – que dará origem às hemácias, plaquetas, granulócitos e monócitos; e a linhagem linfoide – que dará origem aos linfócitos.
Os elementos maduros do sangue possuem uma vida limitada, devendo ser constantemente repostos. Diariamente, cerca de meio trilhão de células hematopoiéticas diferenciadas, incluindo 200 bilhões de hemácias, participam deste turnover. 
A vida média de uma hemácia gira em torno de 120 dias. As plaquetas vivem cerca de 7-10 dias, e os granulócitos, 6-8 horas. 
Os linfócitos possuem uma vida média prolongada, comumente de muitos anos. A produção de cada linhagem celular hematológica (hemácias, plaquetas, leucócitos) é regulada de forma independente, de acordo com a necessidade fisiológica do organismo. 
As interleucinas e os fatores de crescimento são os principais mediadores da hematopoiese, existindo, para cada linhagem celular, interleucinas ou fatores específicos.
A eritropoetina é uma substância peptídica produzida no parênquima renal, pelas células tubulares proximais, em reposta à hipóxia tecidual. Funciona como um hormônio regulador da produção de hemácias, estimulando os progenitores eritroides a formar mais eritroblastos na medula óssea. O GM-CSF é o fator estimulador de colônia de granulócitos e monócitos, produzido pelos macrófagos, fibroblastos e células endoteliais dos diversos tecidos do corpo, em reposta à inflamação. 
Esse fator estimula a formação de mieloblastos e monoblastos, culminando numa maior produção de neutrófilos e monócitos, as principais células de defesa.

Outros materiais