Buscar

183.2707_aula1_7332413

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

-Brasília -Desde 1993 todos os países são obrigados a seguir a Declaração Universal dos Direitos Humanos pelas Nações Unidas , que completa 56 anos em dezembro deste ano. No Brasil , alguns casos ficaram marcados pela violência e impunidade.
Massacre do Carandiru
 No dia 2 de outubro de 1992 , uma ação da policia militar do estado de São Paulo na casa de Detenção Carandiru resultou na morte de 111 presos- cuja maioria esperava sua sentença na justiça, ou seja , ainda não haviam sido condenados.Após uma briga entre os presidiários e funcionários do Carandiru , a policia foi chamada.Segundo a denúncia do Ministério Público, apesar da confusão , não havia possibilidade de fuga .Nenhuma pessoa foi responsabilizada pelo caso, conhecido como Massacre do Carandiru. Alguns familiares dos mortos no massacre foram indenizados pelo estado de São Paulo e receberam um valor entre 50 e 500 salários-mínimos
 O texto mostra que houve impunidade e indicou que o Brasil violou direitos constitucionais ( como direito a vida) por exemplo. Todo se humano tem direito a proteção da lei, direito a proteção .da sociedade e do Estado.
 -Jovem de 23 anos é seqüestrada e torturada por casal em cafezal ,em três Pontas,MG segundo a policia civil , a jovem de 23 anos foi levada pra um cafezal da cidade , onde foi agredida e teve os cabelos cortados pela vizinha e o companheiro dela.
No texto mostra a violação do direito a vida. Ninguém será submetido á tortura nem tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. A coação e a tortura ( incisos II e III da Constituição Federal) são exemplos de práticas que violam o direito a vida.
-Brasil registra três queixas de intolerância religiosa por dia em 2022, total já chega a 545 no pais , Estado com mais registros é São Paulo , com 11 denúncias , seguido do Rio de Janeiro , com 97, Minas Gerais (51), Bahia (39), Rio Grande do Sul (26), Ceará (11) e Pernambuco (13).
Violação do direito a liberdade que engloba o direito de ir e vir de livre expressão e pensamento, violação liberdade religiosa da liberdade intelectual, filosófica e política da liberdade á manifestação.
- Desigualdade social afeta o acesso á saúde. A desigualdade é um fator debilitante em qualquer comunidade.E, assim como afeta o padrão de vida das pessoas e a atenção aos cuidados mais básicos dos indivíduos , ocorre uma disparidade na saúde que não pode ser ignorada.
Violação ao direito a Igualdade, mostra que na Constituição Federal trata mais das questões envolvendo o direito de ser tratado como igual perante os demais membros da sociedade.

Outros materiais