Buscar

PROJETO DE CONTROLE ATIVIDADE 3 FMU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROJETO DE CONTROLE
Atividade 3 FMU
Vimos que, com o avanço da indústria moderna e da competitividade no mercado, que a cada dia se mostra mais valorizado, houveram mudanças na forma de se projetar e pensar um sistema de controle. Isso porque, à medida em que a indústria se mostra mais competitiva, os processos de produtividade se apresentam de forma mais complexa e rigorosa. Assim, os sistemas de controle passam a apresentar várias entradas e saídas e, diante desse panorama, os espaços dos estados passam a ser abordados. Com o objetivo de controlar e medir os sistemas surgem os observadores de estado.
Esses conceitos e aplicabilidades se mostram de forma nova no projeto de controle. Até então, estudávamos o controle clássico, no qual o processo de realimentação se dava por realimentação de saída. Diante das alterações de mercado supracitadas, temos o conceito de espaço dos estados, assim como o de observadores de estado, que passam pelo chamado controle moderno, aquele que se dá por realimentação de saída e surge diante de todas essas alterações e modernizações que se deram nos atuais projetos de controle. Sobre os espaços de estados e os observadores de estado, defina-os, apresente qual o objetivo principal para que foram desenvolvidos e ainda a sua aplicabilidade nos sistemas de controle.
Texto de resposta
Os sistemas que são criados e requeridos pela indústria se apresentam de forma cada vez mais complexa, sendo compostos por várias entradas e saídas.
Os observadores de estado configuram uma solução ou, até mesmo, uma técnica utilizada para medir sistemas. Eles existem porque, à medida que se projeta um controlador por realimentação de estados, cria-se a necessidade de acesso às variáveis de estado desse dado sistema. Esse acesso pode se dar de maneira onerosa ou ainda dificultosa. Tendo em vista essa problemática, é por meio dos observadores de estado que essas variáveis serão estimadas. O observador de estado será criado utilizando-se a mesma modelagem que o sistema real, porém com as variáveis disponíveis. 
Os observadores de estado, desde que projetados adequadamente, tem o objetivo que podem reconstruir os estados não medidos, os quais podem ser utilizados para detectar e localizar falhas nos mais diversos tipos sistemas.
 Para o desenvolvimento de um controlador preditivo baseado em modelo (MPC) para cada um deles. São desenvolvidas diversas configurações de controladores através do uso da estratégia proposta, apresentando a comparação de um desempenho entre eles, e também comparado-os a um controlador PID de referência. Cada controle tem suas características então deve-se fazer comparações entre modelos, pra obter melhor resultado de desenvolvimento no projeto de controle. Com base nas aplicabilidades no sistema de controle e necessário ter a relações de entrada e saída para que seja executado de maneira adequada.

Continue navegando