Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA FISIOPATOLOGIA CLINICA NA SAUDE DO IDOSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENVELHECIMENTO CELULAR E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
Ana Maria da Silva Galvão
Matrícula: 01471988
Curso: Fisioterapia
	O envelhecimento é causado por alterações corporais, além de ser um processo progressivo, deteriorativo, natural e irreversível. Vários fatores interferem neste processo de envelhecimento, tais como: herança genética, sexo, raça, condições ambientais condizentes com o estilo de vida, como a alimentação, vícios, atividade física. Para explicar melhor sobre o envelhecimento tem as teorias: Teoria genética de envelhecimento está relacionado a genética. Teoria telomérica do envelhecimento fala das alterações moleculares. Teoria imunológica do envelhecimento fundamenta-se em dois pontos.1 à medida que envelhecemos diminuímos quantitativamente e qualitativamente a capacidade de base celular e humoral. Já o segundo quando as respostas imunológicas diminuem, as manifestações de autoimunidade apresentam um gradativo aumento conforme a idade avança. Teoria dos radicais livres esta teoria fundamenta-se na ideia de que o envelhecimento acontece geralmente por reações.
	Portanto com a chegada do envelhecimento ocorre diversas consequências como alterações biológicas, aumento da adiposidade, diminuição de massa corporal magra, isto começa a acontecer já nos 20 anos de idade. Então vem com o envelhecimento a atrofia muscular, redução de fibras, diminuição da estatura, massa muscular esquelética e da massa óssea, diminui as fibras, perca de força, o cérebro sofre hipotrofia, diminuição de memórias, diminui o colágeno, os músculos ficam flácidos diminui a densidade dos ossos, articulações ficam frágeis e porosas, ocorre a deterioração da estrutura dos ossos, além de declínio do consumo de oxigênio. Assim a vida do idoso se relaciona a perda de autonomia e independência, pois ocorre a instabilidade postural, insuficiência cognitiva, imobilidade, incontinência urinaria e fecal. Um dos fatores de risco que tem que ter atenção é referente a queda, por isso é importante a pratica de atividade física para um envelhecimento saudável. Visando garantir cuidados e atenção ao idoso em 2003, foi criada uma lei cujo principal regulamento assegura direitos a população idosa com o intuito de cuidar para que esse idoso possa viver de forma saudável e segura.
REFERÊNCIAS:
file:///C:/Users/Galvao%20Infor/Downloads/lcarvalhobizari,+12447+revis%C3%A3o.pdf> Acesso em 05 de abril de 2023.
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/236552/envelhecimentoQuedas.pdf?sequence=1> Acesso em 05 de abril de 2023.
https://www.scielo.br/j/rbgg/a/nFskJ4BZ4xqW8pnc5yhpcBn/abstract/?lang=pt> Acesso em 05 de abril de 2023.
file:///C:/Users/Galvao%20Infor/Downloads/999-Texto%20do%20artigo-7265-2-10-20110601.pdf> Acesso em 05 de abril de 2023.

Outros materiais