Buscar

Fundamentos de Administração: Conceitos e Funções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
“ATIVIDADE 1” REFERENTE AS AULAS 01-02
01 – A partir da leitura da aula, conceitue Administração. Diga qual sua importância para as organizações. Sua aplicabilidade é necessidade ou modismo? Justifique.
R: Administração diz respeito ao ato de planejar, organizar e controlar uma instituição, ou parte dela. A importância para organização é orientar e atingir excelência de ações e operações no alcance de resultados, almejando um resultado favorável, deste modo percebe-se que sua aplicabilidade é uma necessidade. 
02 – Fale sobre cada uma das quatro funções do administrador, aplicação prática e importância.
R: As quatros funções do administrador é o planejamento, organização, direção e controle, sendo assim:
O planejamento é a função básica da administração. Planejar é programar ações futuras e apropriadas para alcançar objetivos predeterminados, é decidir com antecedência, o que fazer, quando fazer e como fazer, preenchendo a lacuna de onde se está e onde se quer chegar.
A organização é o processo que reúne recursos humanos e financeiros no desenvolvimento de produtividade para alcançar objetivos organizacionais. A organização, como um processo envolve: identificação de atividades, classificação do agrupamento de atividades, atribuição de funções, delegação de autoridade e criação de responsabilidade, coordenação das relações de autoridade e responsabilidade. 
A Direção é a função gerencial que aciona os métodos organizacionais para trabalhar eficientemente para a realização dos objetivos organizacionais. A direção é responsável, na administração, pelo funcionamento, supervisão e motivação dos subordinados para a consecução dos objetivos.
O Controle tem como objetivo garantir que tudo está em conformidade com as normas, dentro dos objetivos propostos e do planejamento realizado. Controlar é o processo de verificar se o desenvolvimento das atividades está sendo em direção aos objetivos e metas. O controle tem as seguintes etapas: estabelecimento de desempenho padrão, medição do desempenho real, comparação do desempenho real com os padrões e descobertas de desvios, se houver, e, ação protetora.
03 – Conceitue de maneira técnica e com embasamento teórico de pensadores citados nos materiais de apoio, o que é ser: Gerente/Gestor/Administrador? E caracterize-os. 
R: Gerente é o indivíduo que gerencia a organização e os departamentos. Assim, a gestão é a designação dos gerentes, conselho de administração, diretores administrativos, departamentos. Portanto, como se vê, a gestão envolve e reúne vários elementos, coordenando, integrando os diversos componentes da organização, enquanto sustenta sua viabilidade para os objetivos predeterminados. Assim, gestor é o profissional que se ocupa de questões estruturais, enquanto o administrador, com as questões operacionais. O administrador é um profissional com formação acadêmica específica para exercer as funções dentro do processo organizacional, que está filiado ao Conselho Regional de Administração ou ao Conselho Federal de Administração. Também é um profissional que pode exercer o cargo de gestor estrutural.
04 – Conceitue clima e cultura organizacional. Comente a importância e relevância de um bom clima e cultura organizacional, após isso exemplifique como poderá ser implementado em uma empresa uma cultura organizacional forte. 
R: O papel do clima organizacional tem como fundamento criar um ambiente de trabalho positivo para os funcionários desenvolverem suas atividades com eficiência. E o clima organizacional é fundamentado pela cultura organizacional, que está intimamente alinhada com os valores e crenças que se manifestam em quase todos os aspectos da vida organizacional e que a tornam uma organização única. A cultura organizacional está intimamente alinhada com os valores e crenças que se manifestam em quase todos os aspectos da vida organizacional e que a tornam uma organização única.
Implantar uma cultura é criar processos e ser transparente com seus funcionários para alcançar os objetivos. E implantar uma cultura organizacional forte, é imprescindível ficar atento às contratações e entender o que os seus funcionários pensam sobre a empresa.
BOM ESTUDO!

Outros materiais