Buscar

Relatório - Estágio Curricular Ensino Fundamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório - Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil
Curso: Pedagogia
 Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual
 Nome: Elaine de Oliveira Menegalde 
 RGM: 28807502
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil
 Ano: 2023
Semestre: 3º 
Nome da escola: CEMUS XI "Profa. LÁZARA Mª LARA BEGOSSI
Rua Costa do Marfim, 100 - Jardim Planalto - Salto - SP 
Dependência administrativa (pública ou privada): Pública 
Diretoria/ Secretaria de Ensino: Secretaria Municipal de Salto
 Ano(s) e nível(eis) escolar(es) observado(s): Ensino Fundamental - 5º ano.
Quantidade de horas realizadas: 50 horas
A escola CEMUS XI de ensino fundamental, está num prédio separado da Educação Infantil, ela está formada por doze salas de aula, onde no período da manhã encontra-se uma turma de terceiro ano, cinco turmas de quarto ano e seis turmas de quinto ano, no período da tarde, quatro turmas de primeiro ano, quatro turmas de segundo ano e quatro turmas de terceiro ano. Um almoxarifado equipado com vários materiais de uso coletivo, pátio coberto onde fica o refeitório, a merenda é feita na própria escola e os alunos gostam bastante, é proibido levar lanche de casa, isso faz com que as crianças se alimentem melhor.
A secretaria é num espaço distante das salas de aula, nela fica seis pessoas, equipada com computadores para todos, uma máquina de xérox grande que é utilizada prioritariamente pelo guardinha, um adolecente que auxilia na secretaria, também tem três estagiárias remuneradas, que auxiliam com alunos EPAEEs. A escola também tem quadra coberta que é fechada com alambrados e portão. Em frente a quadra fica os banheiros das crianças, meninas e meninos separados, no mesmo espaço também tem banheiro de funcionários e pessoas com deficiência. Ao lado fica um parquinho de madeira, pouco usado. No pátio tem alguns brinquedos que são utilizados na hora do intervalo. A escola conta com quatro inspetoras e quatro auxiliares de limpeza, essas são de uma empresa terceirizada, durante todo tempo que estive observando elas se revezam para manter a limpeza dos ambientes. 
As salas de aula são equipadas com Smart Tv, ar condicionado, armários separados para cada professoras dos dois períodos, as crianças têm materiais que foram distribuídos pela secretaria da Educação, os alunos não compraram nada.
Na escola tem uma biblioteca, com um armário embutido com um acervo bastante diversificado, nessa mesma sala ficam cinco mesas digitais, play table que é uma plataforma de jogos. As salas são bem amplas, com janelas de vidros onde a ventilação é excelente, todas as salas contêm dois ventiladores de parede, a lousa branca, alfabetário e quadro numérico. 
Iniciei meu estágio no quinto ano, no dia quinze de fevereiro do ano de dois mil e vinte três, no período da manhã, das sete horas às 11 horas e 30 minutos, todos os dias da semana, na primeira hora do dia eu acompanhei a entrada dos alunos e a hora do café, a primeira semana foi de adaptação, tanto para mim quanto para as crianças e professora, foi uma semana de observação das aulas, da rotina escolar e gestão. 
A escola CEMUS XI é uma escola muito organizada, limpa, a equipe escolar se mostra comprometida com o bom andamento da escola, as coordenadoras pedagógicas se revezam nos períodos, a diretora chega às sete horas e pelo que eu percebi, permanece na escola o período todo. A linha pedagógica adotada pela escola é a proposta sociointeracionista do conhecimento. 
Todos os dias durante a entrada as crianças tomam o café da manhã que é bem variado, leite, bolacha, pão, vitaminas de frutas, porém notei que nem todos alunos se alimentam. 
As crianças se alinham em fila, cada sala tem sua posição determinada pois o espaço é numerado. 
Meu estágio foi realizado no quinto ano A, da professora Sílvia, durante a semana a turma tem aulas com professores especialistas, de Arte, Educação Física e Inglês,m que são dispostas da seguinte maneira: Segunda-feira duas aulas de arte, terça e quinta- feira aulas de Educação física e às quartas feiras inglês e os componentes curriculares obrigatórios do ensino fundamental. A professora utiliza da prática pedagógica para alcançar o objetivo com sua turma, é formada no magistério, graduada com o curso Normal superior, Arte e pedagogia, com pós em Arteterapia, Educação especial e psicopedagogia. Antes de lecionar no quinto ano, a professora deu aula na creche e na educação infantil II e III, porém ela diz que se encontrou no quinto ano e o ensino fundamental é o que ela mais gosta de lecionar. 
A professora Sílvia é comprometida com sua prática e com a aprendizagem dos seus alunos, valoriza a diversidade de saberes, domina o conteúdo que vai passar, faz o planejamento semanal antecipadamente, é uma professora democrática, ouve seus alunos, demonstra interesse em cada questionamento, fazendo com que a turma pense e construa saberes através dos questionamentos. Percebi que ela faz avaliação contínua com seus alunos, até mesmo nos momentos de brincadeiras livres, ela está atenta. Perguntei sobre os métodos de avaliação e ela me disse que os alunos são avaliados por disciplinas, também faz uma avaliação que vem da secretaria da educação, Prova Brasil e utiliza as participações nas aulas como um meio avaliativo. 
No seu planejamento utiliza os campos de experiências, assegurando-lhes os direitos de aprendizagem, o material didático utilizado é o Sistema SESI de Ensino, que é alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018, p.35).
A aula do poema me chamou atenção, pois foi feita em vários momentos, me chamou atenção o modo como a professora fez perguntas assertivas para despertar o interesse dos alunos sobre a atividade, buscou o conhecimento prévio dos alunos e eles foram bem participativos, na hora da leitura, a professora não impos uma criança para fazer a leitura e sim deixou aberto para o aluno que quisesse, fiquei bem surpresa com o fato de que vários quiseram realizar a leitura, sendo assim a professora dividiu o poema, para que cada um lesse. Após a leitura fizeram uma roda de discussão para debaterem sobre o assunto, fizeram a ilustração do poema e uma interpretação de texto, a professora dispôs vários livros com poemas para que os alunos pudessem ler enquanto iam acabando a atividade. Depois em grupo tiveram que criar um poema visual concreto, que são palavras que formam imagens e as imagens podem ter um significado relacionado com o texto. Fizeram um varal de exposição no pátio da escola, essa atividade me pareceu muito significativa para os alunos, eles se envolveram e realizaram sem reclamarem. 
A escola possui diversos recursos que auxiliaram a professora durante a atividade, a sala conta com uma professora de apoio, que auxilia a professora com os alunos com dificuldades, isso facilita muito no desenvolvimento das atividades. 
¨Professores de apoio são profissionais que lidam diretamente com estudantes que precisam de atendimento educacional especializado. Além disso, têm a tarefa de mediar educandos e demais professores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, é preciso muita dedicação, empenho e conhecimentos específicos.¨ (Equipe Editorial do Indeed).
Nesse período de estágio consegui observar a importância das práticas de ensino, foi extremamente fundamental para minha formação, consegui conhecer o método de trabalho de outra professora, muito parecido com o que eu já realizo em sala de aula, cada vez mais consigo perceber a importância do professor estar em formação contínua, pois por mais que eu tenha aprendido no magistério, a licenciatura de pedagogia me mostra que sempre estamos prontos para novos desafios. 
Referências: 
O que faz um professor de apoio (responsabilidades e formação) Indeed, São Paulo, 5 de mar. de 2023. Disponível em: <https://br.indeed.com/conselho-de-carreira/encontrando-emprego/o-que-faz-professor-apoio#:~:text=Professores%20de%20apoio%20s%C3%A3o%20profissionais,no%20processo%20de%20ensino%2Daprendizagem.> Acesso em: 16 de abr. de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação.Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Outros materiais