Buscar

pesquisa de mercado

Prévia do material em texto

pesquisa de mercado 
Nome: Bruno Carvalho
A Pesquisa de Mercado é o estudo realizado para coletar informações que possam identificar oportunidades de melhoria e problemas. Certamente uma ferramenta muito útil na hora de traçar estratégias e decidir o melhor caminho a seguir tanto na abertura de novos negócios, quanto na expansão de negócios já consolidados. Assim como muitas pessoas pesquisam os preços antes de decidir comprar um produto ou serviço, para economizar e fazer o dinheiro render, os empreendedores também devem pesquisar onde devem investir, para aplicar o dinheiro onde tiver maior retorno, claro e fazer maximizar seu investimento. As pesquisas de mercado ajudam nessa decisão, identificam os pontos em “vermelho”, que necessitam de maior cuidado e atenção e também apontam as novas oportunidades. 
O marketing é o meio através do qual você leva o seu produto até o seu cliente. E a pesquisa é a ligação entre você e o marketing! A pesquisa leva a voz do seu cliente até você, mostra a percepção que ele tem do seu negócio, o sentimento dele em relação à sua marca, aponta quais valores fazem com que ele se identifique com a sua empresa e também mostra o que pode afastá-los do seu mercado.
Às vezes os problemas existem, mas não aparecem, ou são vistos apenas superficialmente, e podem gerar grandes impactos negativos no futuro. Tendências ou mudanças no comportamento dos clientes podem representar problemas que precisam de ações imediatas para se remediar a situação ou ações preventivas para evitar que o problema apareça ou cresça
Quando se percebe que algo não está indo bem, mas não se consegue identificar os motivos, a pesquisa de mercado ajuda a entender as necessidades e identificar o problema, através de diferentes tipos de estudos:
Potencial de mercado
Participação de mercado 
Análise de vendas
Tendências de negócios, diferenciais
Imagem da marca ou empresa 
Além de identificar o problema é preciso apontar as soluções, como preço, produto, segmentação, distribuição, avaliação de campanhas e peças publicitárias e realizar uma análise de resultados, para verificar se seu planejamento é eficaz e possui retorno.
Os objetivos da pesquisa de mercado estão entre selecionar mercados para a venda do produto, identificar tendências e expectativas, reconhecer a concorrência, além de conhecer e avaliar as oportunidades e ameaças.  
Os benefícios da pesquisa de mercado estão em ajudar a tomar as melhores decisões, fornecer resultados confiáveis, além de ser uma estratégia para atender o mercado consumidor e concorrente. Reduz os riscos, identifica problemas potenciais, e muitos das vezes o sucesso depende do nível de conhecimento que temos sobre o nosso ambiente (clientes e concorrência). 
Definição do problema, das alternativas de decisão e dos objetivos da pesquisa: que consiste no levantamento de um possível problema/oportunidade, buscando alternativas, e por fim, definir o objetivo da pesquisa com base nas questões anteriores. O levantamento do problema/oportunidade é de extrema importância para que o pesquisador compreenda as reais necessidades que devem ser examinadas.
Desenvolvimento do plano de pesquisa: diz respeito ao desenvolvimento de um plano que seja eficiente na coleta dos dados necessários que possam atender ao problema especifico da pesquisa, de acordo com os recursos disponíveis. As fontes de informações podem ser obtidas por pesquisas que reúnam dados primários (são dados que serão coletados para uma finalidade específica ou para um projeto específico de pesquisa) ou secundários (são dados que já foram coletados para outra finalidade e podem ser encontrados em algum lugar).
Etapas da Pesquisa de Marketing
7
Coleta de informações: esta etapa é a mais sujeita a erros, pois depende da colaboração dos entrevistados, que, além disso, podem dar respostas tendenciosas e não sinceras. Desta forma, a aplicação do questionário deve ser feita da melhor forma possível, e o entrevistador deve agir de forma imparcial.
Análise das informações: o pesquisador tabula os dados nesta etapa, com o objetivo de interpretar os dados coletados e tirar conclusões. Diversas formas de análise podem ser utilizadas, sendo assim, esta decisão fica a critério do pesquisador.
Apresentação dos resultados: consiste na elaboração de relatórios com dados sobre a pesquisa, apresentando a metodologia empregada, e a conclusão. Esta apresentação servirá como base para tomadas de decisão.
Tomada de decisão: a avaliação da pesquisa de marketing é muito importante, e quem a faz, deve saber que informações procurar. Por meio das respostas obtidas, o solicitante deve tomar um posicionamento, se deve ou não continuar com o projeto.
Analise o ambiente de marketing: O primeiro passo é avaliar quais são os fatores externos e internos que podem influenciar a sua pequena empresa. “Além disso, é preciso analisar o segmento e o produto e ver quais são as capacidades do negócio”, é imprescindível que o empreendedor tenha humildade para colocar no papel quais são as suas forças e fraquezas, e o capital disponível que poderá ser usado nas ações de marketing, pois caso contrário, o plano não terá sustentabilidade a longo prazo.
Entenda quem são os seus clientes: Às vezes, o público alvo de sua empresa não é o consumidor. O público alvo de uma determinada marca de leite achocolatado, por exemplo, são as crianças, ainda que ela tenha um número grande de consumidores adultos. Um plano de marketing tem que ser voltado para o público alvo.
Analise os seus concorrentes: Avalie de maneira detalhada quem são e quais são os objetivos dos principais players de seu mercado. “É importante também olhar para outras empresas do setor que possa entregar os mesmos benefícios que a sua empresa.
Plano de Marketing
Defina suas estratégias e ações: primeiramente, é necessário estabelecer o objetivo do plano. Por exemplo, se o empreendedor deseja aumentar o número de vendas, ele precisa entender de onde vem o faturamento de suas vendas e avaliar se o ideal é fazer com que os clientes comprem com mais frequência ou se a chave é buscar novos consumidores. Em seguida, é hora de avaliar quais medidas serão adotadas pela empresa. Para os especialistas, utilizar as redes sociais, dar desconto no mês de aniversário do cliente são alguns exemplos de ações.
Estabeleça um cronograma: o monitoramento da duração de cada ação, os resultados e os recursos necessários que foram utilizados devem ser colocados no papel. “Quando você não tem isso registrado, fica difícil avaliar o que deu certo”.

Continue navegando