Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – MEDICINA AEROESPACIAL
Fernanda Araujo Soares Leroy
01450091
Ciências Aeronáuticas
Quando falamos em aviação, podemos pensar em diversos fatores que influenciam um voo, porém pouco pensamos sobre os efeitos sobre o corpo humano. Dentre os efeitos, devemos falar sobre as leis da física que são o básico conhecimento, onde influenciam diretamente nos efeitos sobre o ser humano no momento a bordo.
Primeiramente, temos a lei de Dalton, que nos mostra que cada gás possui sua pressão, e, somados, possuem uma pressão total. Aplicando essa lei no momento da aviação, possuímos menos gás quando a bordo, consequentemente, apresentamos, também, menos pressão total. Ja na lei da difusão gasosa, onde também é conhecida como lei de Graham, afirma que o gás vai da alta para a baixa pressão, e no nosso caso, a bordo, o ar vai do ambiente para o pulmão, porém como temos menos ar no ambiente quando estamos em altitudes altas, consequentemente, em nosso pulmão, temos menos também, e isso pode proporcionar um quadro de hipóxia.
Existe, também, a lei de Henry, que mostra a variação direta entre o gás e a pressão, ou seja, conforme diminui a pressão, diminui o gás, e vice-versa, o pode desencadear a doença descompressiva, caracterizada pela formação de bolhas de nitrogênio no sangue. E na lei de Boyle, caracterizada por quanto menor o volume de um gás, maior é a pressão exercida nele, podendo desencadear o disbarismo, que se apresenta conforme a variação de pressão.
Assim, percebemos que, apesar de parecerem inofensivas, é de suma importância que os aeronautas a bordo possuam o treinamento adequado e apropriado para esses tipos de situações, contando que os casos citados são os mais incidentes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PILOTO POLICIAL. Disponível em: <Conselho Federal de Medicina lança cartilha que orienta médicos a atuar em emergências durante voos - Piloto Policial> Acesso em 20 de dezembro de 2022.
IDOC PUB. Disponível em: <Apostila Medicina Aeroespacial 2015 (2).pdf [2nv8kxxjeylk] (idoc.pub)> Acesso em 20 de dezembro de 2022.
SECAD ARTMED. Disponível em: <EMERGÊNCIAS A BORDO DE UMA AERONAVE COMERCIAL: COMO O EMERGENCISTA DEVE PROCEDER? - SECAD (artmed.com.br)> Acesso em 20 de dezembro de 2022.
E-book presente no login do aluno sobre a matéria, acesso em 20 de dezembro de 2022.

Mais conteúdos dessa disciplina