Buscar

Prova- COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova- COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Pinho (1990, p. 23) faz as seguintes considerações sobre propaganda institucional:
Denominada por alguns autores americanos como propaganda de relações públicas (Public Relations Advertising), a propaganda institucional é uma área onde as atividades de Relações Públicas e Propaganda interagem.
São características:
a )  Divulgação de valores, crenças e sentimentos, muitos dos quais compartilhados pela comunidade.
QUESTÃO 2
De acordo com os postulados de Kunsch (2003) sobre a abrangência da comunicação organizacional (expressão equivalente à comunicação empresarial), os objetivos e objetos da subárea compreendida como Comunicação Interna são estes:
a ) Processos integrados à comunicação administrativa, os quais têm como centro os funcionários (prevalentemente), os agentes dos fluxos comunicacionais formais e informais. Esses agentes servem-se de vasto ferramental de comunicação interna, do quadro de aviso aos dispositivos digitais, como internet e intranet.
QUESTÃO 3
Comunicação administrativa é "aquela que se processa dentro da organização, no âmbito das funções administrativas; é a que permite viabilizar todo sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos e redes" (KUNSCH, 2003, p. 152).
A noção de sistema referida acima somente se impõe se de fato ocorrer um permanente processo de comunicação, visando ao cumprimento de tais objetivos. Cabe à comunicação administrativa a convergência de ações de todos os processos, transformando os recursos em produtos, serviços ou resultados. De acordo com Charles Redfield, a comunicação administrativa se compõe de cinco elementos: "um comunicador (locutor, remetente, editor), que transmite (diz, expede, edita) mensagens (ordens, relatórios, sugestões) a um destinatário (público, respondente, audiência), a fim de influenciar o comportamento deste, conforme comprovará sua resposta (réplica, reação)" (1980, p. 6 apud KUNSCH, 2003, p. 153).
De posse dessas informações, assinale a opção que indica o fluxo que ocorre em organizações com estruturas menos centralizadas e com maior flexibilidade.
 
a )  Transversal
QUESTÃO 4
Duas ferramentas que trabalham de forma paralela e integrada catalisam feedbacks, os quais compõem, por sua vez, parte do "retorno" previsto no planejamento estratégico. A primeira deve ser entendida como uma prova concreta de que a empresa mantém o compromisso em relação a produtos ou serviços vendidos no mercado. Todo tipo de dúvida e reclamação circula por esse serviço e elas devem ser criteriosamente atendidas e solucionadas com rapidez e dedicação.
A segunda é um serviço que possui uma espécie de procuração do cliente para representá-lo perante a empresa; sua ética consubstancia-se na escuta, na análise dos relatos dos clientes - manifestações que não são rotuladas apenas como "reclamações" - e na mobilização de pessoas, departamentos e outras estruturas para o atendimento.
Qual o nome desses dois serviços?
c )  Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC e Ombudman
QUESTÃO 5
De acordo com os postulados de Kunsch (2003) sobre a abrangência da Comunicação Organizacional (expressão equivalente à Comunicação Empresarial), os objetivos e objetos da subárea compreendida como Comunicação Institucional são estes:
e ) Vetor diretamente ligado à construção da imagem, identidade e reputação da organização, apoia-se fortemente nas relações públicas, no jornalismo empresarial e suas ferramentas para conquistar e fortalecer a confiança, respeito, reconhecimento e credibilidade do público. missão, visão e valores organizacionais são instâncias centrais do trabalho dessa subárea.
QUESTÃO 6
Por que não se deve tentar corrigir conflitos na empresa apenas com foco nas partes em confronto?
b ) O foco demasiado nas partes tende a dissolver o conflito de forma simplista, não identificando a raiz do problema e ainda podendo causar a sensação de que se agiu com indiferença, insensibilidade ou paternalismo ao não se ocupar com uma discussão aprofundada sobre as verdadeiras causas do embate.
QUESTÃO 7
A "Janela de Johari" é um modelo que visa classificar o comportamento interpessoal a partir do modo pelo qual os indivíduos relacionam-se com o feedback. Indique a opção que descreve o estilo interpessoal "eu cego".
d )  O indivíduo utiliza intensamente o processo de autoexposição, mas solicita pouco o feedback.
QUESTÃO 8
Argenti (2006, p. 29 ss.) aponta três subconjuntos de uma estratégia organizacional com base na Comunicação Empresarial:
? determinar os objetivos de cada comunicação;
? decidir que recursos estão disponíveis para alcançar tais objetivos; e
? diagnosticar a reputação da organização.
No exame das estratégias definidas por Argenti (2006), analisou-se, em capítulo apropriado, o objetivo da comunicação, os recursos envolvidos - no caso, aqueles estipulados por um anunciante - e em seguida se fez uma reflexão sobre a reputação de uma empresa no contexto de uma campanha publicitária. O autor faz menção também a um segundo conjunto de questões: análise do público-alvo, a atitude do público-alvo diante da empresa, o que este sabe sobre o tema discutido e a necessidade de se transmitir adequadamente as mensagens, a escolha do canal e, finalmente, as respostas do público-alvo.
A partir dessas considerações, assinale a opção que alinha corretamente os elementos acima referidos, cada um dos quais com perguntas pertinentes em relação ao seu lugar na Estratégia de Comunicação Empresarial.
b ) Empresa: o que deseja que cada público faça?
Mensagens: qual é o melhor canal de comunicação?
Públicos: qual é a sua atitude em relação à empresa e ao tópico em questão?
Respostas
Do Público: cada público respondeu da maneira que a empresa deseja?

Outros materiais