Buscar

Prova - FUNDAMENTOS DE FINANÇAS 1

Prévia do material em texto

Prova - FUNDAMENTOS DE FINANÇAS 1
QUESTÃO 1
Segundo a Lei n. 10.406/2002, que institui o Código Civil, encontramos seis formas de pessoas jurídicas de direito privado: associações, sociedades, fundações, organizações religiosas, partidos políticos e empresas individuais de responsabilidade limitada. No que concerne às sociedades, estas são classificadas segundo seu objeto-fim. Assinale a alternativa que corresponda à classificação de uma sociedade segundo a referida Lei.
c ) Sociedade simples 
QUESTÃO 2
Uma ferramenta extremamente empregada na análise de risco de uma carteira de ativos é o coeficiente de correlação como variável da estatística. Sendo assim, assinale a alternativa correta.
b ) Quanto maior o grau de correlação entre os retornos de ativos, maior o risco. 
QUESTÃO 3
A carga tributária das empresas objetiva originar receita para o governo aplicar em obras civis, hospitais, educação etc. Quando observamos a incidência desses tributos sobre a receita bruta de uma indústria encontramos o IPI, o ICMS, o PIS e o COFINS. Do que se trata o ICMS?
b ) É um imposto sobre circulação de mercadorias. 
QUESTÃO 4
Há um ponto de equilíbrio que não leva em consideração fatos que não representam saída de caixa. Qual seria? Assinale a resposta correta.
a ) Ponto de equilíbrio financeiro
QUESTÃO 5
Uma empresa identifica, em seu Ativo Circulante, R$ 40 mil e no seu Passivo Circulante, R$ 80 mil. Qual é o índice de liquidez corrente dessa empresa? Calcule e assinale a alternativa correta.
a ) 0,5
QUESTÃO 6
Ao calcular um ponto de equilíbrio é possível haver, no decorrer do período, algumas saídas de caixa que, embora não representem custo fixo, devem ser identificadas - alguma repactuação de dívida ou renegociação de tributos, por exemplo. Para tanto, existe um ponto de equilíbrio que inclui em sua expressão estas saídas de caixa. Qual seria? Assinale a alternativa correta.
d ) Ponto de equilíbrio financeiro dois
QUESTÃO 7
Calcule a composição do endividamento de curto prazo de uma empresa a partir da demonstração financeira a seguir. Depois, assinale a alternativa que apresenta o resultado correto.
a ) 0,1
QUESTÃO 8
Um gestor financeiro avalia a aquisição de uma nova esteira industrial para sua fábrica de água gaseificada. Ao utilizar a técnica da taxa interna de retorno (TIR), por meio da interpolação, ele encontrou duas taxas referentes a dois valores presentes líquidos (VPL): uma taxa de 10%, referente a um VPL positivo e outra de 13%, referente a um VPL negativo. Considerando que a taxa mínima de atratividade (TMA) é de 13%, o que podemos afirmar sobre a taxa interna desta nova esteira industrial? Assinale a alternativa correta.
a ) Que a TIR está entre 10% e 13%.

Continue navegando