Buscar

Farmacologia básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Milena Pelicer Ribeiro 
47010874
Biomedicina
 Na farmacologia, receptores fisiológicos são proteínas que interagem com moléculas ligantes, normalmente agindo como receptores para estas substancias, podendo serem localizados na membrana de superfície ou no citoplasma da célula. Sendo responsáveis por desencadear respostas fisiológicas. As moléculas ligantes são ligadas a regiões moleculares do receptor, denominadas sítios de reconhecimento. De acordo com a variação das ligações, formam-se subfamílias de receptores, sendo elas:
· Receptores inotrópicos, os quais são proteínas da membrana com estruturas semelhantes a outros canais iônicos, sendo receptores tipicamente atuantes nos neurotransmissores rápidos.
· Receptores metabotrópicos, encontram-se acoplados a proteínas G, que consistem em uma cadeia de aminoácidos que atravessam sete vezes a membrana em forma de serpentina.
· Receptores tirosina quinase, formam um grupo heterogêneo de receptores de membrana ao qual respondem a medidores proteicos.
· Receptores nucleares, são reguladores da transcrição de genes, mas alguns podem ser localizados no citoplasma e migram para o núcleo na presença de um ligante. 
Referencias bibliográficas; 
MANUAL MDS, Versão para Profissionais de Saúde: 
https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/farmacologia-cl%C3%ADnica/farmacodin%C3%A2mica/intera%C3%A7%C3%B5es-f%C3%A1rmaco-receptor
Marcella Gabrielle Mendes Machado, FARMACOLOGIA BASICA: (livro didático da disciplina).
PORTAL EDUCAÇÃO, Receptores e interação fármaco-receptor: 
https://blog.portaleducacao.com.br/quais-sao-os-receptores-e-interacao-farmaco-receptor/

Continue navegando