Buscar

Estudo de Caso Bases Biologicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso
Pesquisas atuais indicam que a rotina vivida por um indivíduo, a qual engloba a prática de atividades físicas e sua alimentação, pode ser determinante em sua qualidade e expectativa de vida. Nutricionistas e médicos têm observado a associação entre dietas desequilibradas, compostas especialmente por fast foods, e sangramentos inexplicáveis ou hematomas com muita facilidade. Além disso, a queda dos dentes passou a ser verificada até mesmo em indivíduos com bom poder aquisitivo. Essa situação verificada por especialistas parece estar diretamente relacionada a uma avitaminose e o reflexo é a falha na produção de determinado tecido.
Avalie o relato de caso, identifique a avitaminose sugerida e explique a relação desse tecido com a carência dessa vitamina.
O caso parece estar relacionado a uma deficiência grave de vitamina C, que causa o escorbuto, uma doença onde os sintomas geralmente são: sangramento, inflamação e inchaço nas gengivas, podendo causar também a perda dos dentes. A vitamina C é essencial para a formação, crescimento e reparo do tecido conjuntivo, que conecta outros tecidos e órgãos e inclui tendões, ligamentos e o funcionamento dos vasos sanguíneos. Ajuda a manter dentes e gengivas saudáveis, pois, auxilia o organismo a absorver o ferro. A vitamina C também ajuda a curar queimaduras e ferimentos. 
Para o Tratamento da deficiência de vitamina C, são indicados, Suplementos de vitamínicos e reeducação alimentar, com fontes de vitamina C, que incluem: frutas cítricas, tomate, batata, brócolis, morangos e pimentões.
Referência
ESCORBUTO DENTES. Manual MSD, 2020. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-nutricionais/vitaminas/defici%C3%AAncia-de-vitamina-c. Acesso em 23/02/2022.

Continue navegando