Buscar

Etapa 2

Prévia do material em texto

GRIPE
Epidemiologia da Gripe
As epidemias de gripe sazonal causam de 3 a 5 milhões de casos graves e de 300.000 a 500.000 mortes por ano no mundo, segundo dados da OMS. 
As epidemias anuais da gripe podem afetar qualquer indivíduo, mas o vírus parece apresentar um tropismo maior por recém-nascidos e crianças menores de 2 anos, idosos maiores que 60 anos, portadores de comorbidades crônicas e indivíduos em imunossupressão, grupos que devido à fragilidade na resposta imune carregam maior risco de evoluir para as formas graves e apresentarem complicações clínicas.
Transmissibilidade
O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até sete dias. A doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas. O período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre.
Sintomatologia
Os sinais e sintomas comuns da gripe incluem:
Febre acima de 38 C;
Dores musculares;
Calafrios e suores;
Dor de cabeça;
Tosse seca persistente;
Fadiga e fraqueza;
Congestão nasal;
Perda de olfato e do paladar;
Dor de garganta.
Prevenção 
A vacina da gripe é o melhor método para prevenir a doença e as suas complicações, fundamentalmente nos grupos de risco atrás mencionados. Veja mais informação em vacinação da gripe.
De uma forma geral, devemos proteger-nos do frio, ter um cuidado acrescido com a hidratação, fazer uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas C e Vitamina D.
Tratamento
Normalmente, o doente não precisará de nada mais do que repouso na cama e a ingestão de muitos líquidos para tratar a gripe.
Características farmacológicas 
Mas se a infeção for grave ou estiver em maior risco de complicações, o médico pode prescrever um medicamento antiviral, como oseltamivir, zanamivir, peramivir ou baloxavir. Esses medicamentos podem tratar a doença num dia ou mais e ajudar a prevenir complicações graves.
Atenção: Mesmo medicamentos que podem ser comprados sem necessidade de receita médica podem provocar reações indesejadas. Somente o profissional de saúde poderá indicar o medicamento mais apropriado para cada caso.
UNIBTA 
Tutora: Sammara 
Acadêmicas do curso de Farmácia:

Continue navegando