Buscar

METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com base no meu entendimento sobre a disciplina estudada, pude identificar que o método de trabalho/investigação de forma inserida no contexto de pesquisas cientificas possuí profunda importância.
Considerando a forte ascensão das tecnologias, a prontidão que temos para acessar a internet e as mídias sociais, acabamos recebendo inúmeras informações que por vezes são completamente contraditórias, e por esse motivo atualmente temos o termo amplamente divulgado como fake news, desse modo se não nos policiarmos corremos o risco de compartilharmos conteúdos falsos. Por esse motivo, precisamos sempre fazer uma análise de forma vigorosa das fontes onde encontramos as informações consultadas.
É preciso apenas ter acesso a internet para que seja postado qualquer tipo de conteúdo na rede, por esse motivo, os alunos quando chegam em sala de aula já possuem bagagem e certo conhecimento a respeito de determinado assunto, com convicções e ideias já pré definidas é papel do professor esclarecer o conhecimento e transmutar essas ideias e conceitos, se fazendo utilizar de dados, evidências e imagens.
Nesse aspecto a metodologia para se realizar a pesquisa cientifica se torna totalmente indispensável. Mesmo levando em consideração o que já sabemos sobre o conhecimento científico não ser neutro, será ele que irá nos sustentar para os estudantes receberem as informações que tenham a probabilidade de serem verdadeiras, dado que todas as hipóteses são testadas.
Pensando nos anos iniciais, precisamos ter em mente que será necessário adaptação da linguagem dos textos científicos, para que assim não torne o estudo maçante e desinteressante para os educandos.

Continue navegando