Buscar

ATPS Adm Recursos humanos

Prévia do material em texto

Ana Rodrigues Viana Bucci RA 6661438012
Elaborar um relatório, retratando um paralelo entre o filme Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas, com no máximo, 2 paginas.
Nota-se que o filme Tempos Modernos, retrata a chamada Grande Depressão ocorrida em 1929 e o modo de vida das pessoas no período. Pessoas de grande rentabilidade, em um piscar de olhos, perderam tudo que possuíam. O protagonista do filme Carlitos ( Charles Chaplin) demonstra como era o trabalho na indústria naquele período. Ele, no decorrer do filme é despedido e logo em seguida é internado em um hospital. Após sua alta, depara apenas com miséria, fome e desemprego.
Observamos que, naquele período da historia, o funcionário não era valorizado, onde a empresa pouco se importava com o bem estar e as necessidades de seus funcionários , o mesmo com a satisfação profissional e pessoal e menos ainda com sua qualificação profissional, saúde mental e física.
Atualmente, o modelo apresentado pela Gestão de Pessoas, mostra outra realidade. As empresas notam que a valorização dos funcionários é um triunfo para poder atender melhor sua clientela, fazer uma melhor aplicação no mercado e desta forma otimizar melhores resultados financeiros.
A introdução do processo de Gestão de pessoas, faz com que ocorra uma motivação dos funcionários em relação ao trabalho, pois estando atualizados com o mercado poderão surgir novas ideias que podem ser implantadas e assim surgirem bons resultados e através dessas ideias ficarão satisfeitos e terão um melhor reconhecimento profissional na empresa, melhorando a relação interpessoal no seu local de trabalho e quem sabe, podendo até ser gratificado por isso.
Mesmo assim, sabemos que ainda existem alguns fatores antigos que prejudicam o sistema, como é o caso da desigualdade social, o trabalho repetitivo de linhas de montagem e as diversas adaptações devido implantação de novas tecnologias e as exigências impostas pelo mercado de trabalho.
No filme Tempos Modernos, nota-se um descaso muito grande com os funcionários, onde no período, a maquina era a grande novidade e os funcionários representavam objetos, e esse objeto não era valorizado.
Além do mais, a alta taxa de desemprego , reflexo da depressão ocorrida em 1929, a jornada de horários também era muito alta. O funcionário tinha que se esforçar o máximo focando sempre na grande produção, mas não sendo valorizado por isso.
A gestão moderna de pessoas, busca atualmente estabelecer um objetivo mais amplo, identificando os recursos para assim torna-los realidade, redefinindo funções e tarefas onde possam assim criar uma melhor estrutura de trabalho, levando a uma boa qualidade de vida.
Fazer uma melhor padronização nas melhorias na qualidade das organizações, onde deste modo, os funcionários possam cumprir seus objetivos e metas e que o resultado possa ser atingido e ele se satisfaça na sua qualidade de vida após sua jornada.
Com a valorização dos trabalhadores, ocorrido devido a nova gestão de pessoas, ocorre uma melhor parceria entre a empresa e seus funcionários. Valoriza-se características individuais que são fundamentais para a corporação e telo como parceiro leva este funcionário a possuir um sentimento de motivação e reconhecimento , melhorando assim a produção e seu ambiente de trabalho.
A gestão de Pessoas trata seu funcionário como um cidadão incentivando-o e o mantem sempre satisfeito em seu emprego , respeitando sua saúde e seus direitos, proporcionando melhores oportunidades e condições de trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina