Buscar

RECURSOS HUMANOS E ORGANIZAÇÃO

Prévia do material em texto

RECURSOS HUMANOS E ORGANIZAÇÃO.
A farmácia deve ter um organograma que demonstre possuir estrutura organizacional e de pessoal suficiente para garantir que o produto por ela preparado esteja de acordo com os requisitos deste Regulamento Técnico.
O farmacêutico, responsável pela supervisão da manipulação e pela aplicação das normas de Boas Práticas, deve possuir conhecimentos científicos sobre as atividades desenvolvidas pelo estabelecimento, previstas nesta Resolução, sendo suas atribuições:
a) organizar e operacionalizar as áreas e atividades técnicas da farmácia e conhecer, interpretar, cumprir e fazer cumprir a legislação pertinente;
b) especificar, selecionar, inspecionar, adquirir, armazenar as matérias-primas e materiais de embalagem necessários ao processo de manipulação; entre outas.
Todo o pessoal envolvido nas atividades da farmácia deve estar incluído em um programa de treinamento, elaborado com base em um levantamento de necessidades e os registros devem dispor no mínimo das seguintes informações:
a) documentação sobre as atividades de capacitação realizadas;
b) data da realização e carga horária;
c) conteúdo ministrado;
d) trabalhadores treinados e suas respectivas assinaturas;
e) identificação da equipe que os treinou em cada atividade específica. 
· As farmácias são responsáveis pela distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual de forma gratuita, em quantidade suficiente e com reposição periódica, além da orientação quanto ao uso, manutenção, conservação e descarte.
· Os funcionários envolvidos na manipulação devem estar adequadamente paramentados, utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs), para assegurar a sua proteção e a do produto contra contaminação, devendo ser feita a colocação e troca dos EPIs sempre que necessária, sendo a lavagem de responsabilidade da farmácia.
· A farmácia deve dispor de vestiário para a guarda dos pertences dos funcionários e colocação de uniformes.
 MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS
A farmácia deve ser dotada dos seguintes materiais, equipamentos e utensílios básicos:
· balança (s) de precisão, devidamente calibrada, com registros e instalada em local que ofereça segurança e estabilidade;
· pesos padrão rastreáveis;
· vidraria verificada contra um padrão calibrado;
· sistema de purificação de água;
· refrigerador para a conservação de produtos termolábeis;
· termômetros e higrômetros;
· bancadas revestidas de material liso, resistente e de fácil limpeza;
· lixeiras com tampa, pedal e saco plástico, devidamente identificadas;
· armário fechado, de material liso, resistente e de fácil limpeza, ou outro dispositivo equivalente para guarda de matérias-primas e produtos foto lábeis e/ou sensíveis à umidade.
Os equipamentos devem ser instalados e localizados de forma a facilitar a manutenção, e mantidos de forma adequada às suas operações.
A farmácia deve dispor de equipamentos, utensílios e vidraria em quantidade suficiente para atender à demanda do estabelecimento e garantir material limpo, desinfetado ou esterilizado, entre outras ações.
CONTROLES
· O estabelecimento que manipular formas farmacêuticas sólidas deve monitorar o processo de manipulação.
· A farmácia deve realizar a análise de no mínimo uma fórmula a cada três meses. 
· Deve ser estabelecido em procedimento operacional toda a metodologia para a execução do monitoramento do processo magistral.
· Os resultados de todas as análises devem ser registrados e arquivados no estabelecimento à disposição da Autoridade Sanitária, por no mínimo 2 (dois) anos.
· A farmácia deve estabelecer, registrar e avaliar a efetividade das medidas adotadas, por meio de uma nova análise, em caso de resultado de análise insatisfatório.
· Ficam excluídos dos controles de que trata o item 9 os medicamentos homeopáticos.

Continue navegando