Buscar

Relatórios de fisico quimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

relatorio Fisico- 
Quimica (1).doc
Relatório da aula prática
DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE DE LÍQUIDOS
Ji-Paraná
2021
DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE DE LÍQUIDOS
Anny Caroline Correia Cardoso
Maria Rita Carvalhais Moris
Sabrynna Gabriely Dias Pereira Silva
Wellen Cássia de Oliveira Menezes
Ji-Paraná
2021
INTRODUÇÃO
 No estado líquido as moléculas estão mais próximas uma das outras e entre elas existem forças atrativas. Para um líquido fluir suas moléculas devem ser capazes de deslizar uma sobre as outras. Todo líquido oferece uma resistência a esse processo. Esta resistência ou fricção interna é a medida da viscosidade do líquido. Em geral, líquidos mais viscosos fluem mais lentamente e devem apresentar forças de atração mais intensas entre as moléculas.
 A medida direta da viscosidade absoluta é muitas vezes difícil de ser obtida. O procedimento usual é a determinação de sua viscosidade em relação à viscosidade de uma substancia de referência, numa dada temperatura. A água é o liquido mais utilizado como referência.
OBJETIVOS
Objetivo Geral 
 Este trabalho prático tem como objetivos: i) determinar o coeficiente de viscosidade de vários líquidos pelo método de viscosímetro de Ostwald; ii) comparar e discutir os fatores que afetam a viscosidade dos líquidos.
Objetivo específicos 
Determinar o coeficiente da viscosidade dos líquidos pelo método de viscosímetro.
PARTE EXPERIMENTAL
· Medir a temperatura ambiente; 
· Com o auxílio de uma pipeta transferir 10 mL do solvente orgânico que se deseja determinar a viscosidade para o interior viscosímetro (limpo e seco); 
· Ponha o dedo tapando no orificio do viscosimetro e com o auxilio de um cronometro contabilize o tempo depois de tira o dedo para filtrar o líquido; 
· Marcar o tempo gasto para o menisco superior passar sucessivamente pelas duas marcas de calibração, m e n, no viscosímetro. Fazer em triplicata as determinações deste tempo.
· Limpar, secar o viscosímetro e repetir o procedimento usando o líquido referencia (água). Deve-se empregar um volume igual ao do líquido orgânico.
 Materiais
· Viscosímentro 
· Cronômetro
· Termômetro
· Seringa
· Pipeta de 10 ml
· Água destilada
· Becher
· Suporte com garra
· Acetona
· Hexano
· Ciclohexano
· Metanol
· Etanol
· n-propanol
· n-butanol
· terc-butanol
· Detergente
· Glicerina 
· Oléo de cozinha 
Tabela
	Descrição
	 Medidas 
	Agua
	 Tempo 1- 24:83
 J- 26.4
Volume- 100 ml
Tempo 2- 23:81
Tempo3- 24.64
	Alcool 70%
	Tempo 1- 28:09
Volume: 100 ml
Temperatura: 24,6
Tempo 2- 27:69
	Glicerina
	Tempo 1- 02: 28
Temperatura: 28,2
Volume 100 ml
Tempo 2- 02: 26
	
	
	
	
	SISTEMA INCIAL TOTAL (somatório) 
	79,2
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Foi observado que as moléculas estão mais próximas uma das outras, e entre elas existem forças atrativas. Através desse experimento obteve um ótimos resultado, o procedimento que fizemos é a determinação de sua viscosidade em relação a viscosidade de referencia a uma temperatura. A agua é o liquido mais utilizado como referencia.
CONCLUSÃO
Concluimos que este trabalho tem como o objetivo determinar o coeficiente de viscosidade, que em geral, líquidos mais viscosos fluem mais lentamente e devem apresentar mais forças de atração mais intensas entre as moléculas. 
BIBLIOGRAFIA
http://www.chemometricsufrn.org/uploads/1/2/7/2/12727894/cintica_olimpadas.pdf
https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Bomba-De-G%C3%A1s-Hidrog%C3%AAnio/470141.html
https://revistaanalytica.com.br/reacao-do-acido-cloridrico-com-aluminio-por-reatividade-da-cinetica-quimica/
http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/metal/aluminio/
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/Acido-cloridrico.htm
Este trabalho foi realizado no Laboratório de Química sendo entregue ao professor Genival Gomes da Silva Junior do curso de Farmácia.
relatório cinetica.doc
Relatório da aula prática 
CINÉTICA QUÍMICA
Ji-Paraná
2021
Cinética Química 
Anny Caroline Correia Cardoso
Maria Rita Carvalhais Moris
Sabrynna Gabriely Dias Pereira Silva
Wellen Cássia de Oliveira Menezes
Ji-Paraná
2021
INTRODUÇÃO
Quando estudamos a cinética das transformações químicas, Não estamos apenas preocupados com a rapidez com que os reagentes são convertidos Produto, mas também inclui etapas para essa conversão. Por experiência laboratorial ou diária, sabemos que há uma reação Resposta rápida e lenta. Não é incomum encontrar essa transformação A reação química prevista pela termodinâmica acontecerá espontaneamente, mas de fato, Não formará um número significativo de produtos. Por meio da observação experimental, verifica-se que a velocidade a reação química é afetada por fatores como a natureza e a concentração da substância, a presença de reagentes, temperatura e catalisador. Pesquisa sobre esses fatores aplicações práticas importantes, como determinação de condições propício para obter os produtos necessários rapidamente ou desacelerar Reações paralelas que produzem subprodutos.
OBJETIVOS
Objetivo Geral 
Determine como a concentração de reagentes e a temperatura da mistura de reação afetam a taxa de clock da reação. 
Objetivo específicos 
Demonstrar o princípio de funcionamento da reação do relógio de forma experimental para uma melhor compreensão
PARTE EXPERIMENTAL
Solução A: iodato de potássio 0,020 mol/L
Solução B: hidrogenossulfito de sódio 0,0020 mol/L; ácido sulfúrico 0,090 mol/L;
amido 0,40% (m/V).
Estas soluções, uma vez misturadas adequadamente, reagirão segundo um
mecanismo de quatro etapas, como indicado pelas equações:
Primeira etapa:
IO3 - (aq) + 3 HSO3 -(aq) → I- (aq) + 3 SO4 2-(aq) + 3 H+(aq)
Segunda etapa:
5 I-(aq) + 6 H+(aq) + IO3-(aq) → 3 I2(aq) + 3 H2O(l)
Terceira etapa:
I2(aq) + HSO3-(aq) + H2O(l) → 2 I-(aq) + SO42-(aq) + 3 H+(aq)
Quarta etapa:
I2(aq) + amido(aq) → Complexo de adsorção azul
Em comparação com a etapa (3), as etapas (1) e (2) são mais lentas. Embora Os íons bissulfito estão presentes na mistura de reação, e a taxa da terceira vez As etapas evitarão o acúmulo de iodo molecular. Portanto, o complexo azul não será formado. Depois que o ânion bissulfito é completamente consumido, o iodo a molécula não será mais reduzida, e suas características serão coloridas O complexo de amido-iodo aparecerá repentinamente, indicando que a "resposta do relógio" está completa. Cinco tubos de ensaio de 20 x 180 mm e adicionar 5,0 ml de solução B para cada um deles. Em outros tubos de ensaio numerados de 1 'a 5', adicione Solução A e água destilada.
	TUBOS
	TEMPO DE REAÇÃO
	1/1
	2 MIN
	2/2
	2 MIN E 55 SEGUNDOS
	3/3
	4 MIN E 04 SEGUNDOS
	4/4
	06 MIN E 41 SEGUNDOS
	5/5
	8 MIN E 01 SEGUNDO
	TUBOS
	TEMPERATURA INICIAL E FINAL DA REAÇÃO
	1/1
	22°C / 20°C
	2/2
	22°C / 15°C
	3/3
	22°C / 10°C
	4/4
	22° / 5°C
	5/5
	22°C / 0°C
	TUBOS
	TEMPO DE REAÇÃO
	1/1 
	Tempo: 06,54 – Kio3/ 4,5 ml
	2/2
	Tempo: 08,85 – Kio3 / 3,5 ml
	3/3
	Tempo: 11,85 – Kio3 / 2,5 ml
	4/4
	Tempo: 22,38 – Kio3 / 1,5 ml
	5/5
	Tempo: 32,14 – Kio3/ 0,5 ml
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Foi observado uma troca rápida da coloração da reação e a mudanças de temperaturas. Quanto mais concentrada estiver a reação mais lenta vai ser a mudança de temperatura, e mais rápida será sua reação. Segundo o estudo cinético da concentração dos reagentes, quanto mais as moléculas se chocam, maior é a probabilidade de formação do complexo ativado, maior é a formação dos produtos e maior é a velocidade da reação.
CONCLUSÃO
A cinética química estuda a velocidade das reações e os fatores que as afetam, bem como a possibilidade de controlá-la para tornar a reação mais rápida ou mais lenta. A velocidade da reação química é expressa como M / s "concentração molar por segundo". Quanto mais alta a temperatura, mais rápida é a velocidade. Os fatores que afetam essa velocidade incluem "superfície", "temperatura", "concentração de reagente", etc. Quanto maior a superfície de contato, maior a velocidade de reação, porque quanto mais alta a temperatura,quanto maior a taxa de reação. Alta, quanto maior a concentração de reagente, maior a taxa de reação.
BIBLIOGRAFIA
QUESTÕES
Este trabalho foi realizado no Laboratório de química sendo entregue ao professor Genival Gomes da Silva Junior do curso de farmácia.
relatório 2 
experimento do balao.doc
Relatório da aula prática
Decomposição do papel alumínio em ácido clorídrico
Ji-Paraná
2021
Decomposição do papel alumínio em ácido clorídrico 
Anny Caroline Correia Cardoso
Maria Rita Carvalhais Moris
Sabrynna Gabriely Dias Pereira Silva
Wellen Cássia de Oliveira Menezes
Ji-Paraná
2021
INTRODUÇÃO
A história do alumínio e de suas múltiplas aplicações no mundo moderno é remota. Apesar de ser o mais abundante metal do planeta, ele não se encontra naturalmente na forma metálica e foi somente em 1824 que o dinamarquês Hans Christian Oersted conseguiu isolar o alumínio na forma como é hoje conhecido. Atualmente possui inúmeras aplicações como na fabricação de panelas, janelas, peças de carro, equipamentos eletrônicos, latas de bebidas etc. Ácido clorídrico é um hidrácido com alto potencial de ionização, é um líquido de aspecto amarelado, altamente corrosivo e tóxico. É utilizado em diversos processos industriais, como a fabricação de produtos de limpeza e de cloridratos farmacêuticos, em alimentos e em processos siderúrgicos.
O alumínio se mostra um metal ideal para uma série de aplicações, entra delas ligas leves para a indústria química e dentre outras; já o ácido clorídrico, HCl, é um ácido inorgânico forte, seu pKa é de -6,3. Isso significa que, em solução, o H+ dele é facilmente ionizável ficando livre na solução, fazendo com que o pH desta seja muito baixo. Diante de ampla disponibilidade desse metal em nosso dia-a-dia, foi elaborada uma atividade experimental sobre cinética química a partir do estudo dos fatores que afetam a velocidade da reação de oxidação do alumínio em meio ácido, utilizando materiais simples e de baixo custo. Verificou que a reação é exotérmica, liberando calor e que as duas constantes, A e Ea, são conhecidas como parâmetros de Arrhenius da reação, são encontradas experimentalmente e são praticamente independentes da temperatura, mas depende da reação que está sendo estudada.
OBJETIVOS
Objetivo Geral 
utilizar a reação simples de ácido clorídrico e alumínio para estudar os parâmetros cinéticos
Objetivo específicos 
Mostrar a reação química quando misturamos soda cáustica, água e alumínio.
PARTE EXPERIMENTAL
Para iniciarmos nosso experimento são necessários 5 balões volumétricos contendo uma solução de ácido clorídrico, no nosso caso foi utilizado os balões de 100ml e 50ml cada um com 50 ml e 25ml do ácido clorídrico (HCl) com a concentração de 6mol/L, 8mol/L, 10mol/L.
Cada um teve a bexiga amarrada com liga de segurança. Temos tomado à massa de todos os elementos. Foram colocadas as amostras de papel de alumínio amassada, de massas conhecidas medida em balança analítica, dentro das bexigas. Colocou-se as bexigas no topo dos balões volumétricos já com ácido, de massas conhecida. Logo em seguida as ligas de vedação, também de massas conhecidas, usadas para vedar as bexigas de forma mais fixa no topo do balão volumétrico. É feito o movimento de levantar a bexiga, com a finalidade de fazer a massa de papel de alumínio que está dentro da bexiga cair no ácido para que a reação inicie. Quando iniciada a reação, é observado o fenômeno e tudo é anotado. O processo foi feito nas cinco unidades e anotado o tempo que levou para que o papel de alumínio se decompor por completo no ácido. A marcação do tempo foi feita da seguinte maneira, ao cair a massa de papel de alumínio no ácido o cronômetro foi acionado e observado até a hora que a solução parou de borbulhar, quando o fim da reação ficou evidenciado o cronômetro foi parado.
Tabela1: primeiro experimento
	Descrição
	 Medidas
	Massa de pape de alumínio (P.A.) 0 
	0,1031g 
	Massa da Bexiga Azul 
	1,3642g 
	Massa da liga de segurança 
	0,7007g 
	Balão vol. de 100ml + 50ml de HCl 
	 117,3926g 
	Tempo da reação (s) 
	 132s 
	SISTEMA INCIAL TOTAL (somatório) 
	 119,5606g 
	MASSA DO SISTEMA PÓS REAÇÃO 
	 119,4130g
Tabela2: segundo experimento
	Descrição
	 Medidas 
	Massa da liga metálica (P.A.)
	 0,1332g 
	Massa da Bexiga Azul 1
	1,4992g 
	Massa da liga de segurança 
	0,5752g 
	Balão vol. de 100ml + 50ml de HCl
	117,6698g 
	Tempo da reação (s) 
	110s 
	SISTEMA INCIAL TOTAL (somatório) 
	 119,8774 
	MASSA DO SISTEMA PÓS REAÇÃO 
	 119,6531g 
Tabela3: segundo experimento
	Descrição 
	Medidas
	Massa da liga metálica (P.A.) 
	0,1508g 
	Massa da Bexiga Azul 
	1,3455g 
	Massa da liga de segurança 
	0,5369g 
	Balão vol. de 100ml + 50ml de HCl 
	 117,7029g 
	Tempo da reação (s) 
	157s 
	SISTEMA INICIAL TOTAL (somatório) 
	 118,7904 
	MASSA DO SISTEMA PÓS REAÇÃO 
	 118,6775
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Foi observado que ao finalizar o experimento o balão volumétrico ficou quente devido a decomposição do alumínio na solução. Já a bexiga ela encheu porque o gás não tinha como sair então seu ar foi transferido pra bexiga com que fez que ela se enchesse. O gás que foi liberado durante o experimento é o hidrogênio que altamente inflamável que ao entrar em contato com fogo pode gerar uma explosão 
CONCLUSÃO
No caso do hidróxido de sódio, ele é uma BASE. O estudo da reação de oxidação do metal alumínio em meio ácido possibilitou a interpretação do caráter anfótero desse metal, bem como sua influencia na concentração do acido clorídrico sobre a velocidade da reação, observando que a cinética química obedeceu a equação de Arrhenius, influenciada por fatores de velocidade de uma reação química. A reação é altamente influenciada pela temperatura, devido a forte influência da superfície de contato do alumínio sobre a velocidade da reação; ou seja; o alumínio em presença de uma base forte atua como ácido e, em presença de um ácido ele atua como base por isso sua reação pode ser explosiva.
BIBLIOGRAFIA
http://www.chemometricsufrn.org/uploads/1/2/7/2/12727894/cintica_olimpadas.pdf
https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Bomba-De-G%C3%A1s-Hidrog%C3%AAnio/470141.html
https://revistaanalytica.com.br/reacao-do-acido-cloridrico-com-aluminio-por-reatividade-da-cinetica-quimica/
http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/metal/aluminio/
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/Acido-cloridrico.htm
Este trabalho foi realizado no Laboratório de Química sendo entregue ao professor Genival Gomes da Silva Junior do curso de Farmácia.

Outros materiais