Buscar

A1-Infraestrutura Viária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caro estudante: 
De acordo com o conteúdo apresentado no Capítulo 1 - Introdução à Engenharia de Transportes e Infraestrutura - para a construção de uma estrada (implantação de novo traçado geométrico), são necessários os seguintes estudos: (1) de tráfego, (2) geológico e geotécnico, (3) hidrológico e (4) topográfico. 
Por meio destes estudos, são gerados os seguintes projetos de engenharia: (1) geométrico, (2) de obras de terra/contenções, (3) terraplenagem, (4) pavimentação, (5) drenagem, (6) obras de arte, (7) interseções e (8) sinalização. 
Ainda, são realizadas as seguintes análises: (1) viabilidade técnica, (2) viabilidade econômica, (3) desapropriações, (4) impacto ambiental, (5) orçamento previsto e (6) cronograma de execução. 
O projeto geométrico da rodovia, ou seja, onde o traçado da estrada estará localizado, é iniciado pelo reconhecimento da região. Consiste no levantamento de dados de campo (mapas, cartas, fotos aéreas, topografia, dados socioeconômicos, tráfego, geologia e bacias hidrológicas), pontos obrigatórios de passagem (cidades, vilarejos), determinação das diretrizes gerais e parciais, levantamento de quantitativos e custos preliminares das alternativas e avaliação de traçados. 
Atividade Avaliativa - Proposta 
Com base  nessas informações, responda:  
- Quais tipos de dados de campo são obtidos, relacionados aos quatro estudos preliminares elencados no primeiro parágrafo acima, para confecção dos projetos de engenharia e análises posteriores?
Para definir o projeto geométrico de uma estrada inicialmente são feitos levantamentos de características do trecho e locação da estrada em um lugar adequado. A seguir são explanadas as etapas de projeto:
Reconhecimento: levantamento e análise da região; especulação de onde a via irá passar levando em conta obstáculos geológicos (relevos acidentados), topográficos e hidrológicos.
Exploração: levantamentos topográfico, hidrológico e geotécnico da faixa de terreno pertencente ao eixo da estrada; estaqueamento a cada 20m e dimensionamento das curvas e perfil da estrada.
Anteprojeto: definição da geometria da via, frenagem, terraplenagem e pavimentação e dos parâmetros econômicos como estipulação de custos, valor total da obra, recursos disponíveis e viabilidade financeira.
Estudo de campo: averiguar a viabilidade técnica da obra in loco.
Projeto final: representação detalhada de todas as informações para a construção da via até o momento (projetos técnicos e executivos e memoriais).
As built: esta etapa é realizada depois da implantação do projeto, serão ponderados então os aspectos da obra que foram alterados em decorrência de imprevistos; esta análise então será redigida e anexada ou projeto final para fins de esclarecimento e ciência das mudanças feitas na etapa de obra.
- Identifique-os e discorra sobre os objetivos de obtenção desses dados para fins de projeto.
Para que uma estrada seja boa precisamos considerar alguns aspectos importantes para quem irá fazer uso delas, no caso os motoristas. Elas precisam atender alguns critérios, como curvas que não sejam tão fechadas para que o motorista corra menos risco de capotar com seu veículo; neste contexto é importante também definir a velocidade máxima no trecho que consiga condizer com este parâmetro de segurança. Outro fator importante é evitar que as vias sejam muito lineares, pois isso gera fadiga do motorista o que pode causar sonolência nos motoristas. Vale lembrar que a segurança de uma via não depende apenas de seu traçado, mas também da riqueza de sinalização horizontal e vertical além de limites de velocidade que permitam com que os veículos trafeguem com pouco risco de acidentes.

Continue navegando