Buscar

ATIVIDADE 1 - GERENCIAMENTO DE CRISES E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
GERENCIAMENTO DE CRISES E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
Vimos nessa primeira unidade da nossa disciplina de Meios Adequados de Resolução de Conflitos alguns conceitos iniciais sobre o desenvolvimento da resolução de conflitos no âmbito jurídico e social.
 
Abordamos sobre as estruturas clássicas da resolução de conflitos (autotutela, autocomposição e heterocomposição) e como e onde estão presentes hoje no nosso ordenamento jurídico.
 
 
Atividade avaliativa:
 
Nesse sentido, serão apresentadas quatro situações hipotéticas e você deverá identificar de qual estrutura clássica de resolução de conflito se trata e justificar sua resposta.
 
1. Um homem deseja que o gerente de um banco lhe dê informações sobre sua conta, o que lhe está sendo negado. Inconformado, começa a agredir o bancário até que o homem consegue a informação.
 
1. Duas pessoas, em sessão de conciliação, acordam sobre o valor e a forma de pagamento de indenização em virtude de abalroamento de veículo.
 
1. Duas pessoas celebraram contrato para compra e venda de veículo, onde incluíram cláusula compromissória de arbitragem. Sobreveio um problema no carro adquirido pelo comprador, e esse acionou a cláusula compromissória e foi chamado um árbitro para resolver o conflito entre os contratantes.
 
Em sessão de mediação onde participava uma família composta por dois pais divorciados e duas filhas, chega-se a consenso sobre a maneira como se dará a guarda e os alimentos, além de decidirem sobre as visitas.
RESPOSTA;
1- AUTOTUTELA 
Nesse conflito, as pessoas impõem a vontade do lado oposto e resolvem o conflito por meio de uma solução egoísta e parcial. Refere-se ao início da civilização, um exemplo de autopreservação, onde o conflito era resolvido pelo mais forte.
2- AUTOCOMPOSIÇÃO
Há dois interesses investidos aqui. Cada parte entende que tem o direito de pagar uma indenização por quaisquer danos causados, mas concorda em pagar uma indenização para evitar maiores transtornos ou prolongamento da ação. Descreve um tipo de transação amigável em que as partes concedem umas às outras para chegar a um acordo de mérito.
3- HETERCOMPOSIÇÃO
Como precaução contra futuras disputas, ao redigir um contrato entre as partes, incluindo uma cláusula compromissória, o terceiro deve ser imparcial para resolver a disputa e terá poder decisivo sobre a vontade do reclamante.
4- AUTOCOMPOSIÇÃO
Conforme explicado, os acordos de parentalidade, alimentos e coabitação são celebrados pelos pais através do mediador. Os acordos de arbitragem são altamente incentivados na resolução de conflitos, e a autoconciliação é uma forma de resolução de conflitos em que um terceiro, chamado de mediador, trabalha para aproximar as partes para encontrar uma solução amigável para a disputa.

Outros materiais