Buscar

Exercicíos 2

Prévia do material em texto

PSICOFISIOLOGIA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	SDE0151_A2_201502256461_V1
	
	
	
	
		Aluno: MARIA ALICE ROCHA MALAFAIA CASTELO BRANCO
	Matr.: 201502256461
	Disc.: PSICOFISIOLOGIA 
	2023.1 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Sabemos que os mecanismos de curto prazo de nosso comportamento alimentar estão diretamente relacionados ao que foi comido na última refeição e a quantidade que ingerimos deste alimento. Com mastigação e ingestão dos alimentos verificamos um progressivo preenchimento do estômago, o que determina uma intensificação das respostas. Essa etapa é conhecida como fase _____________.
	
	
	
	Pós-absortiva
	
	
	Gástrica
	
	
	De substrato
	
	
	De distensão
	
	
	Cefálica
	
Explicação:
Fase gástrica: Com a mastigação e ingestão dos alimentos verificamos um progressivo preenchimento do estômago, o que determina uma intensificação das respostas.
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Pesquisando no dicionário digital Caldas Aulete encontrei a seguinte definição: Processo pelo qual o organismo transforma o alimento em energia para o funcionamento e a regeneração das células. Qual o verbete que consultei?
	
	
	
	Glicogênio
	
	
	Anabolismo
	
	
	Prandial
	
	
	Triglicerídeos
	
	
	Catabolismo
	
Explicação:
Anabolismo: Também denominado metabolismo anabólico, é o período do estado prandial onde ocorre síntese das macromoléculas (glicogênio e triglicerídeos) a partir de precursores simples. Esse fenômeno é responsável pela transformação da energia disponível nos alimentos que ingerimos em moléculas que podem ser armazenadas em nosso corpo para uso cotidiano (glicogênio e triglicerídeos) ou em situações especiais (triglicerídeos). 
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O período de jejum entre as refeições onde o glicogênio e os triglicerídeos que foram armazenados são fragmentados, fornecendo um suprimento contínuo das moléculas utilizadas como combustível para o funcionamento das células de nosso corpo é conhecido como _______________________.
	
	
	
	Estado prandial
	
	
	Fase gástrica
	
	
	Fase de substrato
	
	
	Fase cefálica
	
	
	Estado pós-absortivo
	
Explicação:
Estado pós-absortivo: Período de jejum entre as refeições, neste estado o glicogênio e os triglicerídeos que foram armazenados são fragmentados, fornecendo um suprimento contínuo das moléculas utilizadas como combustível para o funcionamento das células de nosso corpo: glicose (para todas as células) e ácidos graxos e corpos cetônicos (para todas as células, exceto os neurônios).
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		As principais patologias relacionadas ao comportamento alimentar são a anorexia, a bulimia e a obesidade mórbida. Analise as opções abaixo e assinale aquela que apresenta apenas informações corretas sobre esse assunto:
	
	
	
	Os disruptores endócrinos parecem ser relevantes para explicar a etiologia dessas três patologias.
	
	
	Cuidados médicos e psicológicos podem ser necessários nas três patologias, muitas vezes combinados.
	
	
	Alterações psicológicas são comuns na anorexia, no entanto, não são importantes na bulimia e na obesidade.
	
	
	Nos três problemas citados no enunciado temos um forte componente genético determinando o aparecimento da doença.
	
	
	Apesar de a purgação representar uma característica muito marcante na bulimia ela também ocorre com frequência na anorexia e na obesidade.
	
Explicação:
Sendo transtornos (anorexia e bulimia) e ums condição clínica com prognóstico desfavorável eles precisam de atendimento de múltiplas áreas da saúde.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		ANALISE AS OPÇÕES ABAIXO E ASSINALE AQUELA QUE INDICA QUAL É O HORMÔNIO PRODUZIDO PELAS CÉLULAS BETA DO PÂNCREAS E QUE TEM COMO FUNÇÃO AUXILIAR NO TRANSPORTE DE GLICOSE PARA A MAIOR PARTE DAS CÉLULAS DE NOSSO ORGANISMO?
	
	
	
	INSULINA
	
	
	LEPTINA
	
	
	COLECISTOCININA
	
	
	GLUCAGON
	
	
	CART
	
Explicação:
Insulina: Sendo produzida pelas células β do pâncreas ela é utilizada no transporte da glicose para quase todas as células do corpo, a exceção são os neurônios que não precisam deste intermediador para receber esse nutriente. É fundamental para o anabolismo  e importante para o catabolismo, com a liberação da glicose de seus sítios de armazenamento, sua captação por outras células do organismo e sua utilização como combustível. Desta forma, verificamos que os níveis de glicose no sangue estão inversamente relacionados aos níveis de insulina, ou seja, muita insulina circulante retira a glicose da corrente sanguínea e a direciona para as células. Os níveis de insulina estão diretamente relacionados com as fases da alimentação.
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A razão primária para a nossa motivação de comer é a manutenção das reservas de energia em um nível suficiente para que não ocorra falta de abastecimento energético e consequentemente prejuízo de nossas funções vitais. Isso significa que:
	
	
	
	O jejum por tempo prolongado é benéfico e auxiliar a ampliar os recursos de reservas energéticas do organismo.
	
	
	A falta de alimento por longos períodos pode prejudicar o organismo.
	
	
	Os alimentos ingeridos não têm correlação com a manutenção de reservas do organismo.
	
	
	O alimento deve ser ingerido apenas por prazer e as compulsões não representam um mal para o indivíduo.
	
	
	O alimento em excesso é benéfico para a saúde bem como o ganho de peso excessivo.
	
Explicação:
O aluno deverá analisar cada uma das opções para avaliar as características abordadas e concluir escolhendo a única opção onde as colocações corroboram nossa fisiologia alimentar básica.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Alguns neurotransmissores possuem papel importante para nosso comportamento alimentar. A dopamina, por exemplo, está relacionada com a estimulação do sistema dopaminérgico mesolímbico. Desta forma, quando ingerimos um determinado alimento que consideramos muito saboroso, isto promove a liberação de dopamina no encéfalo, o que causa a sensação de prazer. Isso significa que:
	
	
	
	Essa experiência pode ser considerada apenas como um evento pontual e o cérebro não é capaz de decifrar que há uma relação entre o alimento e o prazer.
	
	
	Essa experiência pode ser considerada como um evento generalizador e o cérebro não é capaz de decifrar que há uma relação entre o alimento e o prazer.
	
	
	Essa experiência pode ser considerada apenas como um evento catalisador e o cérebro, apesar de ser capaz de estabelecer uma relação entre o alimento e o prazer, não motiva o organismo a repetir o comportamento.
	
	
	Essa experiência nos levará a buscar novamente este alimento de modo a repetir aquela mesma sensação prazerosa.
	
	
	Essa experiência nos levará a evitar este alimento no futuro, de modo a repelir aquela mesma sensação anterior.
	
Explicação:
Dopamina: Alguns neurotransmissores possuem papel importante para nosso comportamento alimentar. A dopamina, por exemplo, está relacionada com a estimulação do sistema dopaminérgico mesolímbico. Por exemplo, um animal consome um determinado alimento que considera muito saboroso, isto promove a liberação de dopamina no encéfalo, o que causa a sensação de prazer. Essa experiência levará o animal a buscar novamente este alimento de modo a repetir aquela mesma sensação prazerosa. 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Qual o peptídeo da saciedade que é liberado em resposta a estimulação do intestino, principalmente por alimentosgordurosos?
	
	
	
	Leptina
	
	
	Alfa MSH
	
	
	CCK
	
	
	NPY
	
	
	CART
	
Explicação:
CCK: Sendo liberada como resposta à estimulação do intestino por certos tipos de alimento, notadamente pelos gordurosos, sua presença reduz a frequência da ingestão e a quantidade de alimento ingerida (os experimentos que levaram a esta descoberta datam da década de 1970). Está presente em algumas das células do intestino e em alguns neurônios do sistema nervoso entérico e sua principal ação enquanto peptídeo da saciedade ocorre em neurônios sensitivos vagais, atuando em associação com a distensão gástrica na inibição do comportamento alimentar.

Continue navegando