Buscar

Gestão de pessoas como vantagem competitiva

Prévia do material em texto

Matheus Philippe da Silva Rosa JC1702483
Gestão de pessoas como vantagem competitiva
Parte da rentabilidade das empresas é determinada pelo ramo no qual operam, aproximadamente 32% dos lucros contábeis. Enquanto que os 68% restantes, não é explicada pelo ramo em que atuam, mas pela forma com que a organização destina os seus recursos através das escolhas dos líderes. 
Uma organização é a somatória de esforços individuais em busca de um mesmo objetivo, por conta disso a empresa para obter vantagem competitiva deve investir, valorizar e propor relacionamentos ao seu pessoal. Através da melhora do capital humano- fornecendo treinamentos e cursos, capital social- propondo o networking com empresas de diferentes níveis de complexidade e capital cognitivo- obtendo um pessoal heterogêneo que consigam enfrentar mudanças disruptivas de mercado. 
Além disso, a empresa deve focar esforços na flexibilidade estratégica, fazendo com que o conhecimento seja difundido entre os colaboradores e seja um patrimônio da empresa e não fique como posse de um número limitado de funcionários. Antevendo possíveis saídas, brigas políticas e alto poder de barganha do funcionário sabendo do seu valor para o funcionamento da empresa.

Continue navegando