Buscar

A1 - Terapeutica Medicamentosa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As duas principais vias de administração que fazem parte da via enteral são a via oral e a via retal. Abaixo, estão listadas as vantagens e desvantagens de cada uma delas:
Via oral:
- Vantagens: é a via mais comum e conveniente para administração de medicamentos; é não invasiva e fácil de usar; é adequada para a maioria dos medicamentos, incluindo formas sólidas e líquidas; tem boa absorção gastrointestinal; é de baixo custo; é geralmente segura e bem tolerada pelos pacientes.
- Desvantagens: pode haver variações na absorção do medicamento, devido a fatores como a presença de alimentos no trato gastrointestinal; alguns pacientes podem ter dificuldade em engolir comprimidos ou cápsulas; alguns medicamentos podem ser irritantes para o estômago e causar náuseas e vômitos.
Via retal:
- Vantagens: é útil para pacientes que não podem tomar medicamentos por via oral, como aqueles com náuseas, vômitos ou disfagia; evita o primeiro efeito de passagem hepática, o que pode aumentar a biodisponibilidade de alguns medicamentos; é adequada para medicamentos que são irritantes para o estômago ou que têm gosto ruim; pode ser usada em pacientes que estão inconscientes ou com dificuldade de deglutição.
- Desvantagens: pode ser desconfortável ou constrangedor para alguns pacientes; pode haver variações na absorção do medicamento, dependendo da localização do supositório no reto; alguns pacientes podem ter dificuldade em inserir o supositório ou enema; pode haver o risco de irritação retal ou diarréia. 
É importante lembrar que a escolha da via de administração deve ser feita de acordo com as características individuais de cada paciente e medicamento, a fim de garantir a eficácia e segurança da terapia medicamentosa.

Continue navegando