Buscar

Avaliação de Traumato-Reumato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRAUMATO/ REUMATO
1- O impacto Femoro-Acetabular apresenta inicialmente uma sintomatologia insidiosa com dor na virilha intermitente, dor na região trocantérica ou ambas, sendo a maioria das vezes unilateral. A queixa típica é uma dor anterior na virilha, intensa, especialmente após estar sentado por longos períodos ou durante a atividade física, especialmente á flexão-adução-rotação interna. A intensidade da dor aumenta à medida que o “Labrum” acetabular e a cartilagem articular degeneram. Considere os recursos utilizados para esse tipo de paciente:
I)Eletrotermofototerapia com objetivo de reduzir a dor, a inflamação e relaxamento do musculo.
II) Alongamento dos rotadores laterais, abdutores e extensores do quadril para melhorar a amplitude do movimento que está limitada.
III) Terapia manual e estabilização segmentar com objetivo de melhorar o movimento e diminuir o espasmo muscular protetor.
IV) Fortalecimento muscular do glúteo máximo, médio, piriforme, gêmeos e o obturadores (complexo póstero-lateral).
V) Fortalecimento muscular dos rotadores mediais do quadril com o objetivo de diminuir o impacto ósseo.
AS ALTERNATIVAS INCORRETAS SÃO:
A) I e II
B) III e IV
C) IV e V
D) II e V 
E) III e V 
2- Um paciente realizou um exame tomográfico para análise de possível herniação discal entre as vertebras L4 e L5, sendo constato o extravasamento de núcleo pulposo para o interior do canal medular, com o consequente desprendimento e deslocamento deste material no sentido superior dentro do local. Segundo o relato da tomografia, este paciente apresenta uma herniação discal denominada: 
A) Sequestro discal 
B) Prolapso discal
C) Protusão discal
D) Extrusão discal
E) Exposição discal
3- Em matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, especialistas informam que o processo de envelhecimento vivido pelo Brasil, associado a falhas na assistência e a falhas nas estratégias de prevenção de quedas em idosos, faz com que o país enfrente uma verdadeira epidemia de fraturas, sobretudo associadas à doenças osteo metabólicas.
Com base no conteúdo sobre esse assunto, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa que julgar correta.
I)Fraturas abertas são as fraturas nas quais os ossos quebrados permanecem no interior do membro sem perfurar a pele;
II) Fraturas fechadas ou expostas são as fraturas nas quais os ossos quebrados permanecem no interior do membro sem perfurar a pele;
III) Fraturas externas apresentam ossos quebrados, rompem a pele, mas não expõe tecidos moles como tendão;
IV) Fraturas externas apresentam osso ou os ossos quebrados, rompem a pele e deixa e deixando partes óssea e/ou moles expostas;
V) A fratura interna pode apresentar complicações durante o processo de osteossíntese, sendo comum a osteomielite em decorrência da ruptura tegumentar; 
 
A) Apenas a sentença V está errada;
B) As sentenças I, II e III estão corretas;
C) Apenas a sentença IV está correta;
D) As sentenças I e II estão corretas;
E) Apenas as sentenças I e II estão incorretas;
4- Paciente 32 anos trabalhador do sistema de obras sofre queda de uma plataforma em um terreno muito irregular e sujo. O mesmo sofre uma fratura exposta e cominutiva da tíbia E, esse paciente foi levado ao setor de ortopedia do hospital local e passa por uma cirurgia de redução e artrodese para fixação do local. Após 3 dias esse paciente começa a apresentar muita dor no local da cirurgia e febre. Qual o provável quadro de diagnostico desse paciente?
A) Uma Osteoartrose
B) Uma Osteofitose
C) Uma Osteotomia
D) Uma Osteomielite
E) Uma Osteoartrite 
5- Leia as afirmativas abaixo a respeito das funções do manguito rotador e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I – O manguito rotador tem como função principal manter a cabeça do úmero na cavidade glenoide quando o úmero se movimenta, garantindo a estabilização da articulação do ombro.
II – Durante os movimentos de abdução do ombro, enquanto o deltoide realizar uma força na direção superior, o manguito rotador possui a função de deprimir ou realizar o abaixamento da cabeça umeral para que não haja uma aproximação excessiva do úmero em relação ao acrômio.
III- O manguito rotador possui este nome pois inclui todos os músculos que realizam os movimentos de rotação interna e externa do ombro e, portanto, a sua função essencial é realizar os movimentos de rotação.
A- Somente a I e a II estão corretas.
B- Somente a I e a III estão corretas.
C- Somente a II e a III estão corretas.
D- Todas estão corretas.
E- Todas estão incorretas.
6- “O túnel do carpo é o espaço entre os ossos do Carpo, Pisiforme, Piramidal, Semilunar, Escafoide e Trapézio, e o retinaculo flexor do punho pelo lado palmar do punho, onde o nervo mediano é acompanhado de nove tendões extrínsecos dos dedos, que são envolvidos por duas bainhas sinoviais separadas. A bainha sinovial ulnar e a bainha sinovial radial, reduzindo o atrito entre as estruturas.” 
A- 4 tendões dos músculos flexores superficiais dos dedos, 4 tendões dos músculos flexores profundos dos dedos, 1 tendão do musculo flexor longo do polegar. 
B- 4 tendões dos músculos flexores longos dos dedos, 4 tendões dos músculos flexores curtos dos dedos, 1 tendão do musculo flexor longo do polegar.
C- 4 tendões dos músculos flexores superficiais dos dedos, 4 tendões dos músculos flexores profundos dos dedos, 1 tendão do musculo flexor curto do polegar.
D- 4 tendões dos músculos flexores longos dos dedos, 4 tendões dos músculos flexores curtos dos dedos, 1 tendão do musculo flexor curto do polegar.
E- 4 tendões dos músculos extensores superficiais dos dedos, 4 tendões dos músculos extensores profundos dos dedos, 1 tendão do musculo extensor longo do polegar.
7- Leia as afirmativas abaixo quanto a epidemiologia da síndrome do impacto Femoro-Acetabular e, a seguir, assinale a alternativa correta. 
I-Aparece mais frequentemente em praticantes de esportes que requerem flexão de quadril repetitiva e forçada, rotação interna e adução (futebol, artes marciais, ballet).
II- O tipo “Cam” é o mais comum nos homens jovens ativos entre os 20 e 30 anos de idade, devido à ocorrência de lesões subclínicas nas epífises com o desenrolar de atividades de sobrecarga.
II- O tipo “Pinça” é reconhecido com maior frequência em mulheres no grupo etário compreendido entre os 30 e 40 anos de idade, associado a uma retroversão acetabular. 
A- Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
B- Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
C- Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
D- Todas as afirmativas estão corretas.
E- Todas as afirmativas estão incorretas.
8- A extrusão do núcleo pulposo pode provocar uma compressão nas raízes nervosas correspondentes a hérnia de disco ou protrusão. Essa compressão poderá causar os mais diversos sintomas.
Para que ocorra compressão de raízes nervosas, a direção da herniação (conforme ilustrado na figura abaixo) deve prioritariamente ser: 
A- Posterior.
B- Póstero-lateral.
C- Central.
D- Anterior.
E- Lateral.
9- “É realizado com o paciente em posição de pronação, com o joelho a noventa graus de flexão, o pé e a perna tracionados e rodadas, provocando dor no caso de haver lesões de estruturas capsulares e ligamentares. Na mesma posição, realiza compressão no eixo longitudinal da perna enquanto se realiza rotação e flexo-extensão do joelho. O teste é positivo para lesão meniscal quando leva a dor ou estalido na interlinha.” 
A DESCRIÇÃO DO TESTE A CIMA REFERE-SE AO:
A- Teste de McMurray.
B- Teste de Estalido Redutor.
C- Teste de Compressão de Apley.
D- Teste de Tração de Apley
E- Teste do final da extensão abrupto.
10- Nas alternativas abaixo estão relacionadas algumas das principais orientações e cuidados a serem tomados com idosos, no que se refere á prevenção de quedas. Assinale a única alternativa que não compreende essas características. 
A- Em pisos escorregadios é bom utilizar tapetes antiderrapantes (emborrachados)para evitar escorregamentos e quedas.
B- Sempre que possível é bom ter barras de apoio na parede do chuveiro e ao lado dovaso sanitário.
C- As escadas devem ter corrimão dos dois lados, faixa ou piso antiderrapante a ser bem iluminados.
D- Retirar tapetes, capachos, tacos, fios soltos e qualquer tipo de objeto ou obstáculo que ofereça risco para tropeços e quedas.
E- As cadeiras, camas, poltronas e vasos sanitários mais baixos do que o comum facilitam a pessoa a sentar, deitar e levantar.

Outros materiais