Buscar

andragogia eja (1)

Prévia do material em texto

A andragogia é um mecanismo educacional de fundamental importância
para educação adulta. Nessa via de mão dupla, a atuação do profissional de
educação é de acordo co m a necessidade apresentada pelo educando. Cada
especificidade é respeitada e com isso, o aluno deixa a condição de e spectador
aprendiz para se integrar de forma u nanime no processo de ensino e aprendizado, a
mesma, é baseada nas ações do cotidiano do aluno. Além disso, a andragogia é
fundamentada em seis princípios:
      ALUNA: ERIKA SEABRA
MATRÍCULA: 01173811
PROFESSORA: Marcia Justino da Silva
Tutor: Jose Juan Gomes da Silva
Um dos mecanismos educacionais de grande importância para a educação adulta, é a andragogia. Quando se pensa no processo de ensino aprendizagem, percebe-se que é uma via de mão dupla, onde o profissional educador precisa moldar sua forma de ensino, à necessidade apresentada pelo aluno e respeitar cada especificidade, com o aluno sendo o protagonista.
Essa ação protagonista deve levar em consideração o conhecimento empírico do aluno, ou seja, o conhecimento prévio dele. A ciência andragógica pauta-se em seis princípios: 1 - a necessidade do esclarecimento dos benefícios do processo de aprendizagem, bem como o fator determinante da diferença de idade nos adultos, e para isso, deixar claro o motivo que pauta o aprendizado; 2 – o autoconceito de aprendizado ou autonomia (auto diretiva), que deve ter embasamento na vivência do aluno. Como eles são adultos, além de responsáveis, eles têm necessidade da autonomia no processo de ensino e aprendizagem, a busca de saberes para si. Sendo assim, o trabalho para o ensino aprendizagem permeia-se pelo conhecimento breve adquirido.
Em conjunto com o segundo, o 3 – experiências anteriores, o qual pode servir como arcabouço de correção ou de construção de conhecimentos, bem como a valorização de toda a bagagem que o aluno já possua. O quarto, prontidão para o aprendizado ou ser interativo para o processo, em que há uma importância para metodologias ativas, que se baseiam em usar situação problema, como no ensino da matemática e ciências exatas, de forma a contextualizá-los, como por exemplo com preços, cálculo de vazão de água, contas de energia, economia de dinheiro, entre outros. Isso culmina na estimulação do aprendizado, demonstrando visivelmente a importância das disciplinas no contexto do dia a dia.
Os dois últimos, orientação para aprendizagem, com aplicação prática do processo de aprendizagem, demonstrando a eficácia deles na resolução de problemas do dia a dia, e a motivação, onde os profissionais, em seu trabalho, motivam o aluno, promovendo sua libertação, conscientização e desenvolvimento de habilidades de resolução de conflitos, metas, autoestima.
Referências bibliográficas 
COSTA, A. F.; PEREIRA, R. M. S. A lógica freudiana em andragogia Freudian logic in andragogy. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 3, p. 21763-21768, 2022.
FRIGO, F. et al. Sequência didática para o ensino da física térmica: uma proposta baseada nos princípios da andragogia. 2022. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
OLIVEIRA, A. B. Gestão Andragógica: Tornando a empresa Adulta, Belo Horizonte, UMA,1999.