Buscar

APOLS FUNDAMENTOS DA GESTÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL1Questão 1/5 - Fundamentos da Administração
Assinale a alternativa correta:Segundo Chiavenato (2003) a “administração é um todo do qual a organização é uma das partes”. As organizações estão a nossa volta e são tão presentes em nosso cotidiano que segundo Perrow (1991) “estamos absorvidos pelas organizações”, de modo que somos uma “sociedade de organizações”.
Diante deste contexto, qual a razão da existência de uma organização?
	
	A
	Existe para dar lucro aos seus proprietários, empregar mão de obra e desenvolver a sociedade a sua volta.
	
	B
	Existe para que as tarefas que uma pessoa não pode realizar sozinha sejam realizadas, de forma eficiente e eficaz As organizações vão muito além da ideia genérica de empresas, uma vez que as empresas são organizações de natureza econômica e existem inúmeras outras organizações. Portanto, as organizações são entidades administrativas e sociais, com metas específicas.
	
	C
	Existe para que ações sociais sejam realizadas, dando apoio e suporte a todos àqueles que são considerados em situação de risco.
	
	D
	Existe para proteção da fauna e flora, com ações conjuntas direcionadas para a sustentabilidade e resguardo dos ecossistemas.
Questão 2/5 - Fundamentos da AdministraçãoAssinale a alternativa correta:Através da racionalização da produção, Ford atingiu com sua linha de montagem a produção em massa, gerando uma enorme redução nos custos de produção. Ford adotou três princípios para acelerar a produção, que Chiavenato definiu como princípio da intensificação, da economicidade e da produtividade.
Segundo o citado autor, o que é o princípio da economicidade?
	
	A
	Economizar ao máximo nas contratações, para assim ter mais recursos disponíveis para a matéria-prima tão escassa na época.
	
	B
	Através de cortes de custo, economizar recursos financeiros, posteriormente utilizados para a contratação de pessoal mais especializado, melhorando o ritmo da produção.
	
	C
	Evitar ao máximo os retrabalhos, ocasionando assim uma economia de recursos financeiros, que posteriormente eram empregados na melhoria da planta de fabricação, com a compra de equipamentos melhores e mais eficientes.
	
	D
	Reduzir ao máximo o volume de estoque de matéria-prima em transformação, para que o produto fosse pago à empresa, antes do pagamento dos fornecedores e dos salários de empregados.
Questão 3/5 - Fundamentos da AdministraçãoAssinale a alternativa correta:A eficácia está presente na sociedade muito antes da sua definição teórica, assim como a eficiência. A eficácia também possui inúmeras definições com vários enfoques distintos.Frasson (2001) definiu de forma geral a eficácia. Qual é a definição de eficácia segundo o citado autor?
	
	A
	Define eficácia como a maneira que as coisas são feitas.
	
	B
	Define eficácia como uma habilidade imprescindível aos líderes.
	
	C
	Define eficácia como o foco de qualquer organização contemporânea.
	
	D
	Define eficácia como a capacidade de atingir metas e objetivos já estabelecidos.Frasson(2001) define eficácia de uma forma generalizada,que a organização eficaz é aquela preocupada com os fins e em alcançar objetivos focada nos aspectos externos. que diferencia eficácia de eficiência “eficácia é ganhar o jogo de futebol, enquanto eficiência é jogar com arte”.
Questão 4/5 - Fundamentos da AdministraçãoAssinale a alternativa correta:Segundo escreve o autor de Alice no País das Maravilhas em seu conto, Lewis Carroll, “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Esta frase tem íntima ligação com o planejamento, que faz parte de qualquer processo e é por muitas vezes esquecido, ocasionando inúmeros problemas. Diante do exposto, qual a definição de planejamento?
	
	A
	É definir objetivos e metas, com ações pretendidas para sua realização, antecipando tendências e acontecimentos prováveis, de forma a estimar consequências e efeitos, sendo possível um controle do futuro.O planejamento é um dos processos da administração (PODC), normalmente sendo o primeiro a ser listado e o primeiro a ser realizado para exercer de forma correta a administração.
	
	B
	É o conjunto de métodos de recrutamento e seleção, para que estes tragam talentos para a organização, aumentando assim o valor implícito em seus produtos.
	
	C
	É a tomada de decisão, a realização de ações previstas pela organização, visando o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis para assim diminuir desperdícios.
	
	D
	É o controle de recursos financeiros, supervisionando os insumos e todos os recursos disponíveis para a maximização do lucro.
Questão 5/5 - Fundamentos da AdministraçãoAssinale a alternativa correta:Segundo Frederick W. Taylor, para a Administração Científica, a prosperidade do empregador não pode existir a longo prazo e não for acompanhada pela prosperidade do empregado. Portanto, os interesses de ambos são únicos e com a mesma direção.Para Taylor, a Administração Científica consiste em quatro (4) princípios básicos: planejar, preparar, controlar e executar. Como foi definido o princípio de planejamento?
	
	A
	Planejar a seleção dos melhores trabalhadores, para assim não desperdiçar o tempo da empresa com correções.
	
	B
	Substituir a improvisação pela ciência por meio do planejamento do método. No período em que Taylor passou trabalhando e estudando as indústrias da época, ele percebeu que muitas decisões eram tomadas partindo da intuição, da improvisação e de palpites dos administradores, atitudes que segundo sua visão não condizem com o ambiente fabril.
	
	C
	Orientar os gerentes para a realização de um planejamento quinzenal, com objetivo de melhorar a produção.
	
	D
	Indicar líderes dentre os trabalhadores, para que estes coordenem a realização do planejamento da empresa.
APOL 2Questão 1/5 - Fundamentos da Administração
Assinale a alternativa correta:As escolas da qualidade surgiram para prevenção de defeitos. Junto com o conceito de qualidade total, começaram a ser criados novos sistemas de qualidade, onde esta deixava de ser responsabilidade de um setor específico e passava a ter o envolvimento de toda a empresa Inúmeros conceitos foram criados para o aumento da qualidade, através das ideias dos chamados gurus da qualidade. Qual das alternativas é um destes conceitos?
	
	A
	Qualidade para todos.
	
	B
	Zero defeito. conceitos de “zero defeito” e “fazer bem na primeira vez”.
	
	C
	Extrema qualidade.
	
	D
	Defeitos mínimos.
Questão 2/5 - Fundamentos da AdministraçãoAssinale a alternativa correta:Para Hersey e Blanchhard (1986) liderança é influenciar as ações e alguém ou de um grupo para atingir um objetivo. Goldsmith relata que o líder é o responsável de acompanhar o trabalho dos liderados de forma eficiente e eficaz para produzir mudanças positivas.Existem três tipos de liderança: autocrática, democrática e liberal. Quais características da liderança liberal?
	
	A
	Líder quase não exerce controle sobre a atividade desenvolvida, atuando como agente de informação. Responsabilidade recai sobre os colaboradores. O líder liberal é aquele que lida com pessoas mais capacitadas, que agem individualmente ou que realizam trabalhos criativos. Estes grupos necessitam de maior autonomia, onde o líder é um agente de informação por meio de estímulos e de iniciativa do grupo.
	
	B
	Líder sempre presente, controlador e centralizador. Atua de forma a definir como e quais tarefas devem ser executadas.
	
	C
	Líder presente, de acordo com as diretrizes da empresa, que sempre motiva o grupo e toma a frente para ensinar e mostrar o caminho correto.
	
	D
	Líder natural, que surge do meio do grupo, sem ligação com cargo ou hierarquia.
Questão 3/5 - Fundamentos da AdministraçãoAssinale a alternativa correta:A chamada Escola de Relações Humanas surgiu a partir do experimento de Elton Mayo, em uma fábrica da Westen Electric Company, em 1927. Este experimento ficou conhecido como a Experiência em Hawthorne. Após 4 fases, em 1932 o experimento foi encerrado por motivos financeiros, deixando um grande aprendizado: os funcionários possuem necessidades além dasfisiológicas. Quais foram estas necessidades observadas no experimento?
	
	A
	Necessidades de ordem social e psicológica. Ao término do experimento de Mayo em Hawthorne foi observado que os trabalhadores possuem necessidades sociais e psicológicas, como a necessidade de atenção, interação com seus colegas, amizades, entre outros.
	
	B
	Necessidades de liderança e emocionais.
	
	C
	Necessidades paternalistas e de liderança.
	
	D
	Necessidades financeiras e familiares.
Questão 4/5 - Fundamentos da AdministraçãoAssinale a alternativa correta:A eficiência está presente nas organizações a um longo período, desde a antiguidade, tempo em que não existia ainda uma definição formal desta. Existem registros do uso prático deste conceito no Egito faraônico.Atualmente existem inúmeros focos para a definição de eficiência, porém eles podem ser resumidos segundo a definição genérica de Bio (1996). Qual é a definição de eficiência segundo o citado autor?
	
	A
	Define eficiência como o modo correto de fazer as coisas. o meio para atingir determinado objetivo.
	
	B
	Define eficiência como algo intangível dentro das organizações.
	
	C
	Define eficiência como a capacidade de atingir metas.
	
	D
	Define eficiência como a habilidade principal de líderes.
Questão 5/5 - Fundamentos da AdministraçãoAssinale a alternativa correta:Segundo Chiavenato (1999) motivação é o desejo de desempenhar dado esforço para determinados objetivos organizacionais, condicionados pela satisfação dos objetivos individuais. Existem motivações intrínsecas e extrínsecas.Com o que está relacionado as motivações intrínsecas?
	
	A
	Com relação às recompensas tangíveis e materiais, como o salário.
	
	B
	Com relação à liderança e ao processo seletivo, dentro do departamento de pessoas.
	
	C
	Com relação às recompensas psicológicas, como reconhecimento positivo, respeito, apreciação. As motivações intrínsecas partem do próprio indivíduo, ou seja, ele tem suas motivações dentro de si, não dependendo de coisas externas.
	
	D
	Com relação ao relacionamento interpessoal com a família e amigos, ou seja, em seu convívio diário.
APOL3Questão 1/5 - Fundamentos da AdministraçãoPara as organizações sobreviverem no mercado e se manterem competitivas é necessária uma análise das variáveis do micro e do macroambiente. Churchill (2000) e Daft (2010) afirmam que o uso de uma ferramenta para esta análise colabora para que a empresa consiga criar estratégias e confrontar pontos fortes e fracos do ambiente interno com as oportunidades e ameaças encontradas no ambiente externo.Qual é a ferramenta que os citados autores se referem?
	
	A
	Matriz de Priorização GUT
	
	B
	Análise SWOT
	
	C
	Excelência Operacional
	
	D
	Matriz B.A.S.I.C.O.
Questão 2/5 - Fundamentos da AdministraçãoAo contrário de como eram vistas na administração clássica, na visão da teoria organizacional atual as organizações precisam se adaptar a condições externas mutantes para desempenharem, terem sucesso e até sobreviverem ao longo do tempo de forma eficaz.Com a visão descrita acima, é correto afirmar que as organizações contemporâneas são vistas como qual tipo de sistema?
	
	A
	Sistema ativo.
	
	B
	Sistema de liderança.
	
	C
	Sistema aberto.
	
	D
	Sistema adaptativo.
Questão 3/5 - Fundamentos da AdministraçãoAs estruturas organizacionais do ponto de vista contingencial podem ser de dois tipos: mecanicistas e orgânicas. No sistema mecanicista as tarefas são separadas e especializadas, com objetivos definidos com precisão pelos administradores de alto nível. Já no sistema orgânico há menos ênfase em receber ordens de um superior, os membros se comunicam por meio de todos os níveis da organização.Cada um desses sistemas se mostra mais adequado a um tipo de ambiente. Em qual ambiente o sistema orgânico é mais adequado?
	
	A
	Ambiente estável.
	
	B
	Ambiente sustentável.
	
	C
	Ambiente turbulento.
	
	D
	Ambiente constante.
Questão 4/5 - Fundamentos da AdministraçãoPara Oliveira (2009) um sistema é composto por partes interdependentes que interagem entre si e foram um todo unitário com determinado objetivo. O autor também afirma que um sistema é constituído por inúmeros componentes. Dentre estes componentes, como é definido os controles e avaliações do sistema?
	
	A
	Estabelece um objetivo a ser alcançado com o sistema.
	
	B
	Verifica se as saídas estão coerentes com os objetivos estabelecidos.
	
	C
	Os líderes devem realizar controle do trabalho executado pelos funcionários.
	
	D
	O departamento pessoal deve ter um sistema de avaliações de desempenho dos colaboradores.
Questão 5/5 - Fundamentos da AdministraçãoAs empresas buscam a concepção da estrutura organizacional correta. Para Robins (2000), esta estrutura dependerá de ao menos quatro variáveis contingenciais: a estratégia, o tamanho, a tecnologia e o graus de incerteza ambiental da organização.De acordo com a teoria da contingência, qual a melhor forma de administrar?
	
	A
	A melhor forma de administrar é a partir do controle rígido do funcionário, pois este de ser sempre orientado no modo correto de trabalho.
	
	B
	A melhor forma de administrar é através da liderança participativa, onde o líder educador passa seu conhecimento aos colaboradores de forma colaborativa.
	
	C
	Não existe uma melhor forma ou única maneira de administrar, pois existem muitos fatores internos e externos que impactam e determinam as decisões.
	
	D
	A única e melhor forma de administrar é através da análise e controle financeiro e de resultados, pois através do uso de resultados numéricos a probabilidade de erro é drasticamente diminuída.
APOL 4
Questão 1/5 - Fundamentos da AdministraçãoDiante das circunstâncias sociais contemporâneas muitos aspectos da vida humana podem ser esclarecidos se analisados pelo ponto de vista da organização. O ser humano faz tudo por intermédio das organizações, não podendo deixar de ser participante delas. A vida humana está interligada às organizações.Segundo Davis e Mayer (1999), a vida humana está sujeita e motivada por três forças imperativas. Quais são elas?
	
	A
	Treinamento, trabalho e sucesso.
	
	B
	Relacionamentos, prosperidade e ocupação laboral.
	
	C
	Felicidade, descanso e realização.
	
	D
	Velocidade, conectividade e intangibilidade.
Questão 2/5 - Fundamentos da Administração No mundo atual o administrador enfrenta inúmeros desafios para a formulação de estratégias de sobrevivência para as organizações. O primeiro desafio da prática de gestão consiste em olhar o presente por intermédio do futuro, ou seja, antecipar o futuro.Esse desafio demanda uma atitude do administrador. Como é denominada esta atitude?
	
	A
	Atitude estratégica.
	
	B
	Atitude vidêncista.
	
	C
	Atitude sobrevivêncialista.
	
	D
	Atitude observadora.
Questão 3/5 - Fundamentos da Administração A cultura organizacional emerge nos anos 1980, em razão da intensa publicação acadêmica e da movimentação dos pesquisadores da área administrativa, inspirados pelos acontecimentos acerca da produtividade japonesa e americana e levantaram a questão das diferenças culturais entre as duas sociedades.Com estes estudos foram enumerados elementos culturais importantes, dentre eles ritos, rituais e cerimônias. Qual a definição deste elemento cultural?
	
	A
	São costumes que devem ser seguidos diariamente pelos colaboradores.
	
	B
	Consiste de atividades planejadas de consequências práticas e expressivas.
	
	C
	É a forma de como devem ser organizadas as confraternizações na organização.
	
	D
	São costumes ligados à religiosidade do fundador da organização.
Questão 4/5 - Fundamentos da Administração O perfil gerencial contemporâneo é baseado em uma série de fundamentos que influenciam os administradores para o exercício do próprio ofício na condução dos negócios presentes e futuros e são atualmente exigências e requisitos para sua atuação profissional. Com base nisto, assinale a alternativa correta que aponta um aspecto característico do perfil administrador:
	
	A
	Ser ótimo chefe.
	
	B
	Ter visão e pensamento sistêmicos.
	
	CTer raciocínio lógico-matemático acima da média.
	
	D
	Obedecer a ordens de seus superiores.
Questão 5/5 - Fundamentos da Administração Esta ferramenta é um instrumento de grande valia para prever a melhor maneira de uma empresa administrar seu portfólio de produtos, inclusive, para realizar comparações entre companhias de múltiplas unidades que competem no mesmo setor econômico.Com a representação gráfica abaixo, indique de qual ferramenta se trata.
	
	A
	Matriz XYZ.
	
	B
	Curva ABC.
	
	C
	Matriz GUT.
	
	D
	Matriz BCG
APOL5
Questão 1/5 - Fundamentos da AdministraçãoAplicar a inteligência competitiva (IC) constitui uma melhor maneira de tirar proveito das próprias experiências, de ampliar a capacidade de empreender e de elevar o nível de conhecimento sobre os concorrentes. Por fim, a inteligência competitiva destina-se a aumentar a vantagem competitiva.
Para utilizar a inteligência competitiva é necessário superar alguns desafios, entre eles:
	
	A
	Avaliar riscos, evitar surpresas, proteger a empresa e gestores de “pontos cegos”.
	
	B
	Ter treinamentos mais eficientes, contratar líderes mais preparados.
	
	C
	Ter melhor gerenciamento financeiro, evitar desperdícios.
	
	D
	Treinar líderes melhores, evitar imprevistos, gerenciar melhor os custos fixos.
Questão 2/5 - Fundamentos da AdministraçãoA teoria comportamentalista ou behaviorista defende que o reforço é o fator desencadeante das respostas ou comportamentos e um dos pilares da aprendizagem. Bock, Furtado e Teixeira (1999) afirmam que reforço é toda consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta. Pode ser dividido em reforço positivo e reforço negativo. Qual a definição de reforço positivo?
	
	A
	Todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz.
	
	B
	É uma atitude da liderança que reforça comportamentos aceitos pela cultura organizacional.
	
	C
	Eventos comemorativos da organização, que reforçam de forma positiva o apreço desta por seus colaboradores.
	
	D
	É uma ferramenta do líder educador que para ensinar os colaboradores reforça de forma positiva as atividades, ou seja, não humilhando o colaborador.
Questão 3/5 - Fundamentos da AdministraçãoCarvalho, Passos e Saraiva (2008) afirmam que um dos grandes conceitos de competências difundidos é embasado em um conjunto de conhecimentos (C), habilidades (H) e atitudes (A), chamado então de CHA, em que os indivíduos tomam essas características para desenvolver suas atribuições e responsabilidades.Dentro deste contexto, qual a definição de habilidade?
	
	A
	Habilidade é como um dom, que já nasce com o indivíduo e tem ligação com seu modo de agir.
	
	B
	A habilidade é a capacidade de treinamento e liderança com que os colaboradores de uma organização gerem suas ações.
	
	C
	A habilidade é entendida como a capacidade de transformar o conhecimento em ação, produzindo resultados que atendam ou superem uma expectativa.
Questão 4/5 - Fundamentos da AdministraçãoMoscovici (1997) afirma que é preciso estabelecer no espaço físico organizacional o processo vivencial de aprendizagem. Isso deve passar a integrar a cultura organizacional, observando que o conhecimento depende de sensação, percepção, memória, linguagem e raciocínio, exatamente nessa sequência.
Diante disto Moscovici propõe que o ciclo vivencial de aprendizagem seja realizado em quatro fases sequenciais e interdependentes. Quais são estas fases? ANALISAR RESPOSTA?????
	
	A
	Treinamento, seleção, participação e busca.
	
	B
	Gerência, observação, liderança e deslumbre.
	
	C
	Atividade, análise, conceituação e conexão.
	
	D
	Pesquisa, busca, interpretação e deslumbre.
Questão 5/5 - Fundamentos da AdministraçãoAs cinco forças de Porter possibilitam a análise do nível de mobilidade e uma organização entre os competidores, com isso os concorrentes são levados a reagirem uns aos outros e, também, às forças do mercado em que estão inseridos.Dentro deste contexto, quais são as cinco forças de Porter?
	
	A
	O poder da liderança, poder dos treinamentos, ameaça da rebeldia, ameaça de autoritarismo e a rivalidade entre os trabalhadores.
	
	B
	O poder aquisitivo, poder financeiro, ameaça dos imprevistos, ameaça de prejuízos e a rivalidade entre setores.
	
	C
	O poder dos consumidores, poderes dos fornecedores, a ameaça de novos entrantes, a ameaça de produtos substitutos e a rivalidade entre concorrentes.
	
	D
	Ameaça da liderança, poder da chefia, poder organizacional, rivalidade setorial e ameaça da concorrência.

Outros materiais