Buscar

Química inorganica 1 - Lista 4

Prévia do material em texto

Situação problema 1: 
(i) Na CNTP apenas o Nitrogênio está na forma gasosa, os demais elementos estão na forma solida.
(ii) 
Situação problema 2:
(i) Raio metálico é definido como a metade da distância experimental determinada entre os centros dos átomos vizinhos mais próximos em um sólido. Raio Covalente de elemento não-metálico é, da mesma forma, definido como a metade da distância internuclear entre átomos vizinhos de um mesmo elemento em uma molécula. O raio iônico de um elemento está relacionado com a distância entre os centros de cátions e ânions vizinhos.
(ii) Os raios atômicos aumentam a medida que descemos no grupo devido ao aumento do número de camadas eletrônicas pois os elétrons se encontram em orbitais de número quântico principal sucessivamente maior. E diminuem ao longo do período pois a carga nuclear efetiva aumenta, assim puxando os elétrons, resultando em átomos cada vez mais compactos.
(iii) Os raios covalentes do grupo 15 vão aumentando ao longo do grupo devido ao aumento do número de camadas.
(iv) No Nitrogênio, o raio iônico é maior que o covalente devido ao recebimento de elétrons tornando o raio maior. No Bismuto, o raio iônico é menor que o covalente devido à perda de elétrons.
(v) O caráter metálico aumenta devido ao próprio aumento do raio atômico assim a energia necessária para remover elétrons de valência diminuem e o caráter metálico aumenta devido a diminuição de eletronegatividade que diminui ao longo de um grupo.
(vi) Pois ele é o único com características físicas semelhantes às dos metais.
(vii) O tamanho e a configuração eletrônica.
(viii) 
Situação problema 3:
(i) Afinidade eletrônica, por Shriver, é a diferença de energia entre os átomos gasosos e os íons gasosos a T=0.
(ii) Uma afinidade eletrônica positiva indica que o íon A- tem uma energia menor, mais negativa, do que o átomo neutro A.
(iii) A afinidade eletrônica (AE) cresce ao longo do período e cresce no grupo, de acordo com o tamanho do átomo que quanto menor for maior será AE, carga nuclear efetiva, maior carga nuclear efetiva maior será AE e configuração eletrônica, a afinidade eletrônica do elemento é determinada pela sua energia do orbital não-preenchido de menor energia ( ou semipreenchido) do átomo no seu estado fundamental.
(iv) No grupo 15, o nitrogênio tem uma afinidade eletrônica muito baixa devido à alta repulsão eletrônica que ocorre quando um elétron entra em um orbital que já está semipreenchido e nos demais elementos a AE cresce devido ao aumento do raio e carga nuclear efetiva.
(v) O bismuto.
(vi) Endotérmico, pois o N já tem seu orbital de valência semipreenchido, assim ocorrendo uma alta repulsão eletrônica, pois uma quantidade apreciável de energia deve ser absorvida quando é adicionado o segundo elétron.
(vii) Sim, pois os orbitais de valência para o N2- e N3- favorecem que entrem elétrons onde possam experimentar uma forte carga nuclear efetiva. 
Situação Problema 4:
(i) É a energia necessária para retirar o elétron mais fracamente ligado do átomo e relaciona a fatores como carga nuclear, raio, efeito de blindagem e tipo de elétrons envolvidos.
(ii) A energia de ionização diminui ao longo do grupo devido ao aumento do raio.
Situação Problema 5:
(i) Pela ausência de orbitais d no nitrogênio. O nitrogênio possuem apenas 4 orbitais disponíveis na segunda camada de elétrons, portanto, não podem formar complexos recebendo pares eletrônicos de outros ligantes. A formação desses complexos para elementos com o número de coordenação 5 ou 6 pode ser explicada supondo-se que um ou dois orbitais d estão envolvidos nas ligações, nesses casos, ocorre uma hibridização sp3d ou sp3d2.
(ii) H
(iii) 3-
(iv)

Continue navegando