Buscar

Apol Fisico química 1 e 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

As leis das transformações da fase gasosa refletem observações relativas ao comportamento dos gases quando são alterados pelo menos duas variáveis, enquanto as demais são mantidas constantes, a lei que descreve a variação de volume em função da pressão é a lei de Boyle". E) A pressão aumenta, o volume diminui e vice-versa.
"Suponha que tenhamos um gás confinado em um pistão. Precisamos pensar que cada variação no sistema irá afetar as moléculas de gás ou as condições nas quais elas existem". B Irá aumentar a pressão do gás no sistema
Normalmente, o conceito de temperatura é associado com o quanto “quente ou frio” encontra-se um objeto. Sabemos que dois corpos com temperaturas diferentes, quando em contato, atingem uma temperatura de equilíbrio intermediária. E) Dois corpos em equilíbrio térmico entre si estão à mesma temperatura.
Uma substância pode mudar de um estado para outro por aquecimento ou resfriamento, o que ocasiona variação na energia cinética das partículas.O cloreto de sódio, NaCl, por exemplo, que é um sólido à temperatura ambiente, funde-se a 801 ºC e entra em ebulição a 1.413 ºC sob 1 atm de pressão". B) O aumento da pressão de determinada substância força suas moléculas a se aproximarem.
Essas forças dipolo-dipolo são eficazes tão somente quando moléculas polares estão muito próximas, sendo geralmente mais fracas que as forças íon-dipolo". C) O polo positivo de uma molécula está próximo do polo negativo de outra molécula.
"O equilíbrio líquido-vapor é chamado também de equilíbrio heterogêneo, porque os reagentes e produtos estão em estados físicos diferentes, por exemplo o equilíbrio entre a água no estado líquido e o vapor d'água presentes em um sistema fechado, de acordo com a equação: H2O(l) ⇌ H2O(g)". D) Porque na mesma reação existe uma fase gasosa e uma fase líquida em equilíbrio.
"Uma força íon-dipolo existe entre um íon e a carga parcial em certo lado de uma molécula polar. As moléculas polares são dipolos; elas têm um lado positivo e outro negativo". B) NaCl em solução aquosa.
As condições 0º C e 1 atm referem-se às condições normais de temperatura e pressão (CNTP). Muitas propriedades dos gases são tabeladas para estas condições. O volume ocupado por um gás nas CNTP 22,4 L é conhecido como o volume molar de um gás ideal nas CNTP. E) 244 mols e 6832,0 g
"A temperatura de um sistema está associada à sua energia térmica, que é um tipo de energia relacionada ao movimento das partículas (moléculas, átomos e íons) que fazem parte desse sistema. A temperatura mede a energia cinética média das partículas de um sistema". A) Quando o equilíbrio térmico é estabelecido, o trânsito de calor cessa.
Uma mistura gasosa composta por 6,00 g de O2 e 9,00 g de CH4 é colocada em um recipiente de 15,0 L a 0º C a volume constante. B) PO2 = 0,281 atm; PCH4 = 0,841 atm.
O vapor de água – ou umidade no ar – a água em um lago e o gelo nas geleiras são todos formas da mesma substância, H2O. Todos eles têm as mesmas propriedades químicas. Mas suas propriedades físicas são diferentes porque essas propriedades dependem de seu estado físico". C) Trata-se de um gráfico que resume as condições de equilíbrio existentes entre diferentes estados da matéria.
Normalmente, o conceito de temperatura é associado com o quanto “quente ou frio” encontra-se um objeto. Sabemos que dois corpos com temperaturas diferentes, quando em contato, atingem uma temperatura de equilíbrio intermediária. E) Dois corpos em equilíbrio térmico entre si estão à mesma temperatura.
“Os gases diferem significativamente dos sólidos e líquidos em vários aspectos. Por exemplo, um gás expande-se espontaneamente para encher um recipiente, dessa forma, o volume de um gás se iguala ao volume do recipiente que o contém”. B) Expansibilidade.
"[Da mesma maneira que os gases se expandem] [...] [eles] também são altamente compressíveis: quando se aplica uma pressão a um gás, seu volume diminui rapidamente". C) Compressibilidade
"A energia absoluta não pode ser medida diretamente como fazemos com a massa ou com o comprimento de um corpo. Para obter sua variação em um dado processo, são necessários processos indiretos, ou seja, medir outras propriedades dos sistemas para obter a variação de energia". C) A variação de energia que acompanha a variação de temperatura de um corpo pode ser medida em joules.
“Em muitos aspectos, os gases são a forma de matéria mais facilmente entendida. Pois mesmo que diferentes gases apresentem diversas propriedades químicas, eles se comportam de maneira semelhante quando se trata de propriedades físicas”. A) N2 e O2.
"Aplicando o conceito da 'Lei dos Gases': um gás pode passar por três tipos de variáveis de estado: quanto ao seu volume, quanto à sua temperatura e quanto à pressão, de acordo dom a equação geral dos gases:  P1.V1/ T1 = P2.V2/T2". C) A alta temperatura pode causar a expansão do gás e a explosão da lata.
"Em 1843, Van der Waals sugeriu mudanças empíricas na equação de um gás ideal (P.V=n.R.T) com o objetivo de obter resultados mais próximos dos obtidos experimentalmente". E) Os desvios de comportamento ideal aumentam com a diminuição da temperatura.
"O termo 'mol' não foi utilizado por Avogadro e, portanto, o enunciado da sua lei é uma atualização de suas observações no que se refere ao número de moléculas de uma amostra de gás". A) Em temperatura e pressão iguais, o volume é diretamente proporcional ao número de mols.
A planta Hortência pode ser utilizada como um indicador natural, visto que as cores das suas flores dependem do pH do solo em que foi plantada. A) A solução de leite apresentou pH neutro próximo de 7,0.
A energia potencial de um sistema pode ser convertida em energia cinética e vice-versa ou seja, as formas de energia são convertíveis e que a energia pode ser transferida do sistema para a vizinhança e vice-versa na forma de calor e trabalho". C) Toda energia perdida pelo sistema deve ser aproveitada pela vizinhança.
A variação de energia interna de um sistema pode ser expressa pela equação: Δ U = q + w". A) q=0 e ΔU = w.
[...] em virtude das ligações de hidrogênio serem geralmente mais fortes do que as forças dipolo-dipolo e de dispersão, elas têm papel importante em muitos sistemas químicos, incluindo os de significância biológica. Por exemplo, as ligações de hidrogênio ajudam a estabilizar as estruturas das proteínas [...] [nos seres vivos]". E) Hidrazina (H2NNH2).
Profissionais como engenheiros e cientistas que trabalham com gases a altas pressões, em geral, não utilizam a equação do gás ideal para definir as propriedades de pressão e volume, pois a fuga do comportamento ideal é muito grande. Para isso, usa-se a equação de Van der Waals". A) P=0,990 atm.
A solidificação de um líquido ocorre quando a energia das moléculas é tão baixa que elas são incapazes de se movimentar em relação a suas vizinhas. No estado sólido, as moléculas têm as suas vibrações em torno delas mesmas  e, dificilmente se movem de um lugar a outro. B) É o equilíbrio dinâmico entre as fases sólida e líquida.
"A variação da energia interna de um sistema pode ser expressa na equação ΔU = q + W. Quando nenhum trabalho é realizado no sistema ou sobre o sistema, w = 0. Isso significa que ΔU = q, a variação de energia do sistema se dá pela transferência de calor". E) Se nenhum calor for adicionado q = 0, então ΔU = w.
"A primeira lei da termodinâmica está fundamentada no princípio da conservação da energia. Existe uma verdade verificada experimentalmente, e aceita de que a energia não pode ser criada nem destruída, apenas transferida ou transformada. A energia do universo é conservada". D) A energia interna corresponde à soma da energia cinética e potencial das partículas que compõem o sistema.
Entre 1840 e 1847, o físico inglês James P. Joule (1818-1889) realizou um experimento em que ele conseguia elevar a temperatura de certa massa de água sem o contato com outro corpo mais quente". B) Joule demonstrou que para mudar a temperatura basta transformar energia mecânica em energia térmica.
"Celsius,em 1742, definiu como 0 ºC a temperatura para equilíbrio entre o gelo e a água (sob pressão de 1 atm) e 100 ºC a temperatura de equilíbrio entre a água em vapor nas mesmas condições de pressão". A) O calor flui do líquido mais quente para o mais frio
Os sólidos possuem estruturas altamente ordenadas e são considerados cristalinos. A transição de um líquido para um sólido cristalino é praticamente a mesma coisa que ocorre quando as tropas militares, que estão dispersas, entram em formação". E) As partículas não se movimentam, por isso os sólidos são rígidos
As substâncias com pressão de vapor alta (como a gasolina) evaporam mais rapidamente que as substâncias com pressão de vapor baixa (como óleo de motor). Os líquidos que evaporam rapidamente são conhecidos como voláteis. A) O líquido entra em ebulição quando a pressão de vapor for igual à pressão externa na superfície.
O diagrama de fases é um gráfico que resume as condições de equilíbrio existentes entre os diferentes estados da matéria, além de permitir determinar a fase da substância estável em qualquer temperatura e pressão". D) É o ponto no qual as fases sólida, líquida e gasosa estão em equilíbrio.
"Os momentos de dipolo da acetonitrila CH3CN e do iodeto de metila CH3I são  3,9 D e 1,62 D, respectivamente". D) A molécula de CH3CN.
A primeira lei da termodinâmica está fundamentada no princípio da conservação da energia. Existe uma verdade verificada experimentalmente, e aceita de que a energia não pode ser criada nem destruída, apenas transferida ou transformada. A energia do universo é conservada". D) A energia interna corresponde à soma da energia cinética e potencial das partículas que compõem o sistema.
"O vapor de água – ou umidade no ar – a água em um lago e o gelo nas geleiras são todos formas da mesma substância, H2O. Todos eles têm as mesmas propriedades químicas. Mas suas propriedades físicas são diferentes porque essas propriedades dependem de seu estado físico". C) Trata-se de um gráfico que resume as condições de equilíbrio existentes entre diferentes estados da matéria.