Buscar

'Atividade 4_DPR' com você

Prévia do material em texto

4ª ATIVIDADE DO DIÁRIO PEDAGÓGICO REFLEXIVO-DPR
Discente:
Leia as páginas 07 a 16 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e, com base nesse referencial, produza um texto (auto) biográfico sobre a presença (ou ausência) de princípios éticos, políticos e estéticos (como defendidos nas DCNEI) em suas vivências na Educação Infantil. Se possível, inclua fotos, documentos e outros registros para ilustrar sua narrativa.
As Diretrizes curriculares para a Educação Infantil ela está renascendo um novo “olhar para a criança” . Tratando a criança com uma nova concepção da educação infantil em relação ao desenvolvimento de seus princípios éticos , políticos e estéticos. Essas diretrizes curriculares não devem ser noteardas apenas pelos seus princípios, mas também pela equipe gestora da escola e pelos professores. As Diretrizes curriculares para a Educação Infantil ela está renascendo um novo “olhar para a criança” . Tratando a criança com uma nova concepção da educação infantil em relação ao desenvolvimento de seus princípios éticos , políticos e estéticos. Essas diretrizes curriculares não devem ser noteardas apenas pelos seus princípios, mas também pela equipe gestora da escola e pelos professores.
Considerando os princípios em todas atividades gestora de trabalho da educação infantil. Cada vez mais essas diretrizes torna um avanço na área da Educação infantil , esse espaço começa sendo questionado pela sociedade a exigir os direitos de suas crianças , mesmo ainda sendo o primeiro processo de aprendizagem. Esses princípios que as diretrizes curriculares nacional para educação infantil são fundamental dentro de uma sala de aula infantil . A educação infantil e uma das primeiras educação básica ,ela vai ser oferecida em creches e pré escola , nas diretrizes ela executa que a educação infantil tem conteúdos pedagógicos que a criança seja cuidada e educada. Considerando suas fases de aprendizagem , educam e cuidam de 0 a 5 anos tem sido um espaço de educação institucional e não doméstico. Contando que esse espaço institucional cada criança começa a ter seu contato social com a educação sendo responsabilidade de cuidar e educar ,visto que essa relação doméstica vem da família o papel principal vem de casa pelos seu país , inclusive a responsabilidade de cuidar.No momento em que a pequena e colocada em uma creche ou pré escolar , atuação principal ainda e de seus pais , pois não vai deixar de existir as suas responsabilidades com a criança, mais complementadas pela gestão escolar da educação infantil. Portanto a educação infantil pública , ela vai ser gratuita ela vai ser gratuita e de qualidade sem requisitos de seleção , passará ser como o dever do estado na educação infantil. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Infantil a criança e indivíduo de direitos. Toda essa concepção da criança nas diretrizes ela vai ganhando espaço para a escuta da sua contribuição na educação infantil .Onde a criança vai aprender, brincar, observar ao ambiente educacional e se relacionar com outras crianças. A partir desse conceito quando a criança interage com meu social o seu desenvolvimento se dá a partir de suas socializacões do seu ambiente educacional. Onde muitas vezes os pais e até mesmo os professores define que quando a criança brinca e perda de tempo ou bobagem .O currículo e a experiência ,a possibilidade da criança adquirir o conhecimento , A criança aprender a partir de cada experiência e interação e que se vive. As propostas pedagógicas da educação infantil , propõem que a criança e o centro dos planejamentos pedagógico. Nessas propostas pedagógicas ela tem objetivo de garantir a criança acesso ao conhecimento de sua cultura educacional. Onde essas propostas vai ser construindo de coletiva pela gestão educacional Infantil. Os princípios das diretrizes Curriculares da Educação Infantil :
O princípio ético : e aquele que dá direito da criança de conhecer - se sua própria autonomia e sua liberdade de sua própria criança. O direito de conviver , o seu mundo de sua cultura.
O princípio estéticos: o princípio estético a criança tem o direito de brincar .A brincadeira um dos direitos de aprendizagem e a criança ela tem o prazer , tem suas expressões de sentimentos para sua aprendizagem , com sua criatividade nas diferentes manifestações.
O princípio politico : o princípio politico na educação infantil a criança tem direito de participar , interagir , agir com suas experiências . E também direito de ser expressar e respeitar forma que a criança se expressa.
Querido diário estou aqui novamente falando de minha infância , durante meus primeiros aninhos de vida na creche não me recordo muito ,mais recordo de alguns momentos marcantes e de muitos não agradável .Na minha crechinha não havia muitos brinquedos para as crianças , muitos coleguinhas levavam seus próprios brinquedos e muitas das vezes gerar confusão por querer os brinquedos que não pertenciam . A vontade e o desejo de brincar com os brinquedos dos outros era maior , e várias isso levava meus coleguinhas não compartilhar e levar mordidas e por esses conflitos minha mãe deixava vários dias sem ir pra creche pelo motivo que muitas vezes isso ocorria e a professora não era muito ativa com todas as crianças . Recordo minha até hoje que a minha coleguinha de aula era uma ruivinha seu cabelo era muito ruivo mesmo isso até me encantava e essa e a pessoa que até hoje tenho em minha vida .os primeiros momento do dia era com a música de “bom dia coleguinha como vai”. Esses momentos era muito feliz , os desenhos e atividades eram impresso na tinta azul bem antiga me lembro até hoje .Na reunião de pais minha mãe recebia todas a atividades realizadas isso me fazia uma criança feliz . A lembrança que vem em minha mente e que as professoras levamos todos para o pátio na hora da recreio que durava umas meia hora e quando dava a hora de volta para sala não queríamos mais volta isso marca a minha vida pelo ato de brincar era um ato de amor insignificante . O que me deixa mais triste e não ter nem um momento registrado.
.

Continue navegando