Buscar

GRUPO 2 (1)

Prévia do material em texto

Técnicas minimamente invasivas utilizadas para o manejo da cárie em odontologia.
PREVENÇÃO E PRATICA CLINICA 
INTRODUÇÃO 
O tratamento da cárie dentária em uma população em geral é muitas vezes indisponíveis ou inacessíveis, especialmente para populações infantis. Além disso, a cooperação das crianças durante o tratamento odontológico é geralmente muito desafiador, exigindo habilidades avançadas dos clínicos, além do alto custo da anestesia geral ou sedação para o paciente gerenciamento. Alguns médicos sugeriram a implementação de técnicas minimamente invasivas para controle de cárie em odontologia.
 Os cimentos de ionômero de vidro (CIV) foram desenvolvidos em 1971 e introduzidos no mercado em 1977, representando uma evolução dos cimentos de silicato e policarboxilato. 
A biocompatibilidade, adesividade à estrutura dental e capacidade de liberar flúor, fizeram esse material despertar o interesse pela sua utilização. De acordo com sua natureza, pode ser classificado em três categorias: os convencionais, os reforçados por metais e os modificados por resina.	
MATERIAIS E MÉTODOS
O CIV convencional apresenta-se sob a forma de pó e líquido. O pó é composto por sílica, alumina e fluoretos de cálcio, sendo de caráter básico. 
O líquido possui o ácido policarboxílico sob a forma de co-polímero com ácido itacônico, tricarbálico, malêico ou tartárico. Quando misturados, formam um sal hidratado, que atua como matriz da ligação entre as partículas de vidro. A evolução do CIV contribuiu para o declínio da cárie em pacientes tratados ortodonticamente devido às suas vantagens clínicas, principalmente biológicas e químicas.
Na ortodontia:
São uns dos materiais mais utilizado para a retenção de bandas ortodônticas, tendo como principais vantagens a liberação de flúor, inibição microbiana e adesão química tanto ao dente quanto ao metal.
Uso do Cimento de Ionômero de Vidro na Odontologia Restauradora:
O intuito principal para o desenvolvimento do CIV foi o de criar um material restaurador que substituísse o cimento silicato. Esse material pode ser utilizado em restaurações temporárias em tratamentos expectantes, vindo a substituir o cimento de óxido de zinco e eugenol ou em processos de adequação do meio bucal até a saúde oral do paciente se reestabelecer.
O tratamento restaurador atraumático (ART- Atraumatic Restorative Treatment) é um sistema de controle da cárie dental, que pode ser desenvolvido sem a necessidade de todo o equipamento tradicionalmente usado em Odontologia. Para realizar a técnica, são necessários poucos instrumentos, que podem ser facilmente acondicionados num recipiente e transportados em qualquer veículo, dando assistência às populações de todas as localidades. Dentre esse instrumental, estão o espelho bucal, a sonda exploradora, a pinça clínica, colheres para dentina e outros para manipulação e inserção do cimento de ionômero de vidro, o material de escolha para restauração.
Tratamento Restaurador Atraumático
 Foram encontrados 214 artigos nas bases de dados, mas apenas 60 artigos elegíveis foram identificados para esta revisão. Entre dos artigos elegíveis, havia 14 ensaios clínicos, 10 in vitro, dois in vivo, um estudo in vitro/in vivo, 25 revisões e metanálises, dois relatos de caso, três análises estatísticas, duas diretrizes,e uma apresentação. A revisão incluiu diversos estudos que foram conduzidos no Brasil e em outros diversos países. 
A ART pode trazer benefícios não apenas para as comunidades menos privilegiadas mas como uma técnica minimamente invasiva que pode ser utilizada em todos os tipos de população em geral de crianças e adultos, Além de ter um bom custo beneficio. 
RESULTADO
CONCLUSÃO 
Em conclusão, técnicas invasivas como ART, nitrato de prata seguido de verniz fluo ride e fluoreto de diamina de prata são eficazes para cárie Eles oferecem um tratamento econômico para cáries dentárias Esta revisão da literatura comprova que essas terapias são Eles representam um risco mínimo para os pacientes e não requerem cárie estratégia ao tratamento convencional da cárie dentária em crianças,Mais estudos devem ser feitos para fornecer mais evidências deessas técnicas para gerenciamento de cárie
ALUNOS 
AMANDA DE ALMEIDA 
MERY ELEN DA ROCHA
MARIA DE FÁTIMA FERREIRA 
RAYANE FAUSTINO 
THAIS BARRETO
VANESSA BERNARDINO
OBRIGADO PELA ATENÇÃO!

Continue navegando