Buscar

PCC BIOQUIMICA METABOLICA entregue

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
BIOQUIMICA METABOLICA
A vitamina D é um micronutriente lipossolúvel sintetizado por meio de reação fotossintética, sua estrutura molecular tem características de hormônio, e, portanto, não pode mais ser considerada uma vitamina e sim um pró-hormônio que necessita de exposição à luz ultravioleta provinda dos raios solares. Além disso, também é possível obter vitamina D em alguns alimentos como salmão, sardinha, atum e gema de ovo.
Inicialmente, a vitamina D foi identificada como vitamina tradicional (segundo PETERS E MARTINI 2014). As vitaminas são substâncias obtidas através da alimentação, pois o organismo não consegue produzir em quantidade suficiente. Por isso, embora seja denominada Vitamina D, na verdade, essa substância não é considerada uma vitamina, pois estima-se que 80% a 90% da vitamina D seja produzida na pele, a partir da luz solar e somente o restante pela ingestão de alimentos. 
A vitamina D é importante para regulação do metabolismo ósseo e age como hormônio, mantendo em quantidade adequada o cálcio e fósforo presentes no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses componentes no intestino delgado. Sua principal função é facilitar a absorção de cálcio pelo organismo, através das suas ações nos ossos, rins, intestino e glândulas paratireoides, sendo fundamental para o desenvolvimento de um esqueleto saudável. Além disso os receptores desse hormônio estão presentes em quase todos os tecidos do organismo.
A deficiência de vitamina D implica no desenvolvimento de várias doenças e pode ser considerada um importante problema de saúde pública. A insuficiência dessa vitamina tem sido relatada em doenças autoimunes como lúpus, artrite reumatoide, e doença inflamatória intestinal. Além de insuficiência renal crônica e doenças ósseas como raquitismo, osteoporose e osteomalácia. 
Por outro lado, o excesso de vitamina D, embora seja raro, pode ocorrer devido a superdosagem, na maioria dos casos por erros na formulação de suplementos, medicamentos e alimentos fortificados, devido ao abuso da ingestão de suplementos, ou quando é adicionada em quantidade excessiva. Longa exposição ao Sol e ingestão de alimentos ricos em vitamina D não causam intoxicação dessa vitamina. A intoxicação dessa vitamina pode levar a hipercalcemia e/ou hipercalciúria e hiperfosfatemia.
Portanto, temos recursos suficientes para entender que a origem e função da vitamina D, substância que participa decisivamente no funcionamento de vários órgãos e sistemas no corpo humano, estão muito mais relacionados à funções hormonais, embora ainda seja classificada como vitamina. E apesar de ser sintetizada por meio de exposição da pele aos raios UVB, no cenário atual, com a perda da camada de ozônio, faz-se essencial orientar e estimular a suplementação da vitamina D, principalmente em grupos de risco.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PETERS, B. S. E.; MARTINI, LÍGIA ARAÚJO. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes-Vitamina D. Brasil: International Life Sciences Institute Brasil (ILSI), v. 2, n. 1, p. 509-12, 2014.
XAVIER, Juliana. Conheça os benefícios da vitamina D. 2016. Disponível 
em: http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/342-vitam inad. Acesso em: 17 
nov. 2020

Outros materiais