Buscar

Copia de pcc 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

EDUARDO GUIMARÃES SOARES
RA: 2255833
POLO: UNIP – SÃO GERALDO
PCC número 5
Como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina para Postagem do
Trabalho de Pratica como componente Curricular (FCC)
Este trabalho tem como obietivo transmitir conhecimentos estudados na disciplina de
Medidas e Avaliações e as demais disciplinas do semestre, em especial, as disciplinas de cunho prático.
Este trabalho tem como objetivo transmitir alguns conhecimentos
estudados na disciplina, Medidas e Avaliações e as demais disciplinas do semestre (interdisciplinaridade) em especial, as disciplinas de cunho prático.
A verificação do Indice de Massa Corporal (IMC) e da relação Cintura-
Quadril (RCQ) foi realizada em um adulto com idade de 40 anos, 70 quilos, 1,68 de altura, 94 de cintura e 92 de quadril.
O resultado do IMC do partcipante foi de 25.6, de acordo com o
resultado ele está acima do peso ideal, sendo que para sua altura o peso ideal seria entre 50k a 71kg. O resultado da RCQ do particiante foi de 1.3, com esse resultado ele tem alto risco para desenvolver doenças cardiovasculares.
a) A utilização do IMC para um indivíduo de 25 anos que é jogador de Voleibol
(atleta) há 10 anos, seria apropriada? Justifique.
 Atleta de voleibol de 25 anos não seria o ideal, pois o IMC não é uma avaliação onde abrange todas as composições como massa gorda, massa magra ou composição óssea; sendo assim, ao calcular o IMC do atleta, o resultado pode indicar, erroneamente, que ele está acima do peso ou, até mesmo, obeso, nos mais diversos graus. Em resumo, o cálculo do IMC para indivíduos atletas, quem tem uma composição diferenciada de massa magra e estrutura óssea fortificada e densa, não é um indicador confiável.
b) Caso você necessite avaliar a força e a flexibilidade de um grupo de atletas
juvenis de Voleibol, quais testes poderiam ser indicados e por quê?
Ao avaliar a flexibilidade de um grupo de atletas juvenis de voleibol, o teste mais indicado é o "Teste de Sentar e Alcançar" proposto por Johnson e Nelson, pois este é um teste para mensurar o nível de flexibilidade de membros inferiores; segundo Guedes & Guedes
(1997) este teste tem uma maior aceitação pelo fato de envolver importantes grupos musculares. Para avaliar a força, o teste a ser utilizado seria o que analisa a força dos membros inferiores através do teste de salto horizontal (TSH), correlacionado com o método dermatoglífico, protocolo este proposto por Midlo.
c) Como ocorre a análise e o controle da sobrecarga durante os treinos de Voleibol?
Utilize os conhecimentos adquiridos na disciplina Biomecânica Aplicada ao Esporte
para responder a essa questao.
O voleibol é um esporte intenso, de maneira que os corpos dos atletas são colocados à prova a todo momento. Desse modo, faz-se necessário um preparo bastante intenso para que os atletas tenham, de fato um bom desenvolvimento esportivo. A sobrecarga pode ser notada pelo técnico através do desenvolvimento físico do atleta, de forma que, se o mesmo pareça desgastado, providenciará o necessário tratamento específico. Para o
controle dessa sobrecarga, segundo alguns autores, deve-se levar em conta variáveis fisiológicas e mecânicas de controle de carga interna e externa e também aspectos relacionados à biomecânica do salto e aterrissagem. Sendo assim, O aumento regular є progressivo da carga de trabalho é que possibilitará a desejada melhoria no rendimento.
Esta reação é, inicialmente, muito rápida, tornando- se mais lenta à medida que o indivíduo atinge níveis de performances cada vez maiores e melhores. ("Quanto mais treinado, menos treinável"). A aplicação de uma nova carga de treinamento (aumento do peso utilizado) dependerá da intensidade da carga anterior, do período de recuperação (anabolismo) e do período de restauração ampliada (supercompensação).