Buscar

txt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Conteúdo do exercício
Pergunta 1
0,2
/
0,2
Todo indivíduo possui seu sistema conceitual próprio que funciona como um filtro codificador. Esse filtro codificador é chamado de padrão pessoal de referência, onde na relação entre dois indivíduos (ou mais) surge a percepção social que é um meio pelo qual uma pessoa forma impressões sobre a outra com intuito de compreendê-la, e então desenvolver empatia.
A percepção social pode ser influenciada por algum(s) tipo(s) de distorção perceptiva, dentre eles está o Efeito de Halo:
Baseado nesta afirmativa, analise as características do Efeito Halo:
I – Consiste em deixar com que um dos aspectos do indivíduo encubra todos os demais;
II – Simpatia ou antipatia que o avaliador possui sobre o indivíduo ou processo a ser avaliado;
III – Hábito de julgar e tirar conclusões através de uma única característica.
Assinale a alternativa correta:
Mostrar opções de resposta 
Comentários
Gabarito Comentado: A resposta correta é a que contém as características do Efeito Halo. Distorção perceptiva acontece quando apenas um certo atributo de uma pessoa ou de uma situação é usado para formar uma impressão geral sobre essa pessoa ou situação. Livro: Conflitos e Negociação – Capítulo 04 – Princípios da Negociação.
Pergunta 2
0,2
/
0,2
A Percepção define aquilo que os nossos sentidos nos apresentam e identificamos como algo vindo do ambiente externo. O processo perceptivo é composto por estágios, que fazem com que a percepção de um mesmo fato possa ser diferente para duas pessoas que acompanham o mesmo evento:
São estágios do processo perceptivo:
I – Seleção
II – Distorções
III – Organização
IV – Protótipos
V – Interpretação
Assinale a alternativa correta:
Mostrar opções de resposta 
Comentários
Gabarito Comentado: A resposta correta é a que contém os estágios: Seleção, Organização e Interpretação. Os estágios do processo perceptivo são seleção: sentidos são constantemente bombardeados por muitas informações, precisamos “peneirá-las”; organização é preciso encontrar formas de organizar as informações com eficiência, de acordo com esquemas que possam representar o conhecimento organizado a respeito de um determinado conceito; interpretação duas pessoas tenham recebido as mesmas informações e as tenham organizado da mesma forma, podem interpretá-las diferentemente ou dar atributos diferentes aos motivos pelos quais tiveram a percepção. Livro: Conflitos e Negociação – Capítulo 04 – Princípios da Negociação.
Pergunta 3
0
/
0,2
A negociação é um processo dinâmico de relacionamento no qual duas ou mais partes buscam um acordo mutuamente satisfatório, em que cada parte obtenha um grau “ótimo” no que diz respeito ao indicador de satisfação.
Para o resultado de uma boa negociação o fator tempo é de suma importância, para que sejam desenvolvidas todas as suas etapas.
Baseado nesta afirmativa, análise as alternativas e assinale a que se destaca de forma correta as etapas de uma negociação:
Ocultar opções de resposta 
Estabelecimento de metas > Levantamento das informações > análise de resultado > criação de opções > construção de opções > jogo dos movimentos e concessões > construção de relacionamento interpessoal.
Levantamento das informações > estabelecimento de metas > criação de opções > construção de opções > construção de relacionamento interpessoal > jogo dos movimentos e concessões > análise de resultado;
Resposta correta
Estabelecimento de metas > levantamento das informações > criação de opções > construção de opções > construção de relacionamento interpessoal > jogo dos movimentos e concessões > análise de resultado;
Incorreta:
Levantamento das informações > jogo dos movimentos e concessões > construção de opções > criação de opções > construção de relacionamento interpessoal > estabelecimento de metas > análise de resultado;
Estabelecimento de metas > levantamento das informações > construção de opções > criação de opções > construção de relacionamento interpessoal > jogo dos movimentos e concessões > análise de resultado;
Comentários
Gabarito Comentado: A resposta correta é a que contém a sequência: levantamento das informações; estabelecimento de metas; criação de opções; construção de opções; construção de relacionamento interpessoal; jogo dos movimentos e concessões e análise de resultado. As etapas das negociações são iniciadas pela 1) busca das informações 2) Identificação dos interesses prioritários das partes 3) Identificação de opções inteligentes para a solução do problema 4) Construção do relacionamento interpessoal 5) Desenvolvimento da negociação 6) Avaliação dos resultados. Livro: Conflitos e Negociação – Capítulo 02 – Aspectos essenciais da negociação.
Pergunta 4
0,2
/
0,2
Quando a comunicação é mal interpretada ou não se realiza entre as pessoas, existe uma “barreira” no processo, que pode ser apresentada pelo emissor, pelo receptor ou por ambos. O nível de influência das barreiras sob o processo de comunicação varia de acordo com as relações interpessoais existentes entre as pessoas envolvidas na comunicação.
Baseado nesta afirmativa, análise as alternativas e assinale as barreiras que estão relacionadas de forma correta ao emissor, receptor ou ambos:
I – Ambos - existência de rivalidade e ou agressividade;
II – Emissor – estado de cansaço ou tensão durante a troca de mensagens;
III – Emissor - dificuldade na transmissão da ideia, através do uso inadequado das palavras;
IV – Receptor – envolvimento em preocupações desapercebendo-se da mensagem colocada;
V – Ambos – a emoção presente no momento da divulgação da mensagem.
Assinale a alternativa correta:
Mostrar opções de resposta 
Comentários
Gabarito Comentado: A resposta correta é a em que as barreiras estão relacionadas de forma correta ao emissor, receptor ou a ambos. Emissor: Dificuldade de expressão – muitas vezes, por não usar palavras adequadas, ou por não saber como transmitir sua ideia, a pessoa não consegue passar a mensagem. Receptor: Preocupação – o receptor fica tão envolvido com determinada preocupação, que a mensagem (ou parte dela) não chega até ele. Ambos: Hostilidades – quando existe rivalidade ou um clima de agressividade entre duas pessoas ou grupos, ou ainda quando o emissor e/ou o receptor vêm de uma experiência de enfrentamento, pode haver distorção na comunicação. Estado físico ou emocional – situações de tensão, euforia, cansaço físico ou mental prejudicam a emissão ou a recepção de uma mensagem. Bloqueio emocional – ocorre quando a emoção envolvida na mensagem impede ou dificulta sua transmissão. O emissor reage emocionalmente, de forma que é difícil tocar no assunto. Ou o receptor não quer “nem ouvir falar”, devido à carga emocional que a mensagem pode despertar. Livro: Conflitos e Negociação – Capítulo 05 – Relacionamento Interpessoal.
Pergunta 5
0,2
/
0,2
Durante o mutirão, organizado pelo Banco Central e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), parte das agências bancárias de todo o país, de sete instituições financeiras (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco Pan, Caixa Econômica, Itaú e Santander), terá o horário estendido até as 20h para oferecer orientação financeira e negociar dívidas em atraso de seus clientes, em condições especiais. Kelly Oliveira, Agência Brasil – 02/12/2019.
Estas negociações apresentarão resultados aos bancos e clientes. Baseado nesta
afirmativa assinale a alternativa correta:
Mostrar opções de resposta 
Comentários
Gabarito Comentado: A resposta correta é a que contém a sentença Banco ganha e Cliente ganha. A abordagem ganha-ganha favorece o alcance dos mútuos objetivos e consolida a proposta colaborativa entre os negociadores: ajuda a resolver questões com sucesso; aumenta o respeito, a confiança e o comprometimento entre as partes que têm negociações repetidas ou em andamento; minimiza o tempo gasto nas negociações. Negociação com resultado percebido de ganha- -ganha se baseia
no mérito da satisfação dos interesses de todos e essa é sua principal força, pois as pessoas comprometem-se com acordos justos e evitam as hostilidades residuais, que muitas vezes prejudicam a execução do acordo. Livro: Conflitos e Negociação – Capítulo 01 – Princípios da Negociação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando