Buscar

Case NAC 18042023 -Atividade-1

Prévia do material em texto

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO – ESAMC
CASE “NEGOCIAÇÃO DE FÉRIAS”
GABRIELA ARAUJO DE MORAES – RA 302220069
GUSTAVO CORSI NAITZKE – RA 302220030
LARISSA NAYUMI KOKI – RA 302220170
LUCAS SAMUEL DE SOUZA – RA 302220135
STEPHANIE PALAGANO DA SILVA – RA 302220187
THAYANE FELICIO DOS SANTOS – RA 302220178
Campinas – SP
2023
Case 3ª Aula (1,0): Negociação de Férias
Envio por email até o dia 22/04/2023 às 19h00
Imagine-se como sendo um colaborador em uma grande empresa com o cargo de Analista Júnior. Atualmente, você trabalha em uma multinacional fabricante de celulares na Área Financeira no setor Operações Comerciais. Você faz parte da equipe que negocia os pagamentos com fornecedores. No seu time há dois Analistas Plenos: o Sérgio Luiz e a Maria Eduarda; e o Líder/Coordenador, Rodrigo Perez. 
Em junho deste ano, como todo ano, você pretende tirar suas merecidas férias. Seus pais, já idosos, moram no interior e você quer ir vê-los. Você mora com sua irmã mais nova que veio para a cidade estudar na Unicamp e um irmão mais velho que trabalha aqui como autônomo (profissional liberal). Assim, vocês dividem um apartamento na região central desta metrópole para se ajudarem e isso tem funcionado muito bem nesses últimos anos. Seu irmão mais velho é noivo e pretende casar-se brevemente. Seus pais sempre cobram a visita de vocês três juntos e, devido à idade, as chamadas de vídeo já não são suficientes para aplacar a saudade. Desde que vocês saíram do interior nunca mais voltaram juntos. Essa é a primeira vez em que isso é possível de acontecer. 
Na semana passada, sua irmã mais nova também marcou suas férias para o mesmo período que você, dia 05 de junho. Seu irmão conseguiu locar um carro com um desconto para que viajassem tranquilos por 25 dias. Ele conseguiu se organizar para viajar junto com você e sua irmã também a partir do inicio de junho.
Vocês já avisaram seus pais e eles estão felizes, tendo inclusive mudado até o tom da voz. Sua mãe prometeu fazer galinha caipira para você porque ela sabe que é seu prato preferido. Seu pai já avisou aos amigos e vizinhos que os dois filhos e a filha que moram na cidade grande finalmente voltarão juntos para visita-los. Durante a pandemia, que durou dois longos anos, vocês filhos quase não os visitaram e quando conseguiram ir, foram sozinhos e por um fim de semana na maioria das vezes. Faz tempo que vocês não conseguem ir os três e esse ano tudo foi planejado e negociado para isso. São 650 quilômetros que os separam e não há aeroporto próximo, portanto, o melhor é ir de automóvel.
Desde o primeiro dia de trabalho de 2023, você tem sido sobrecarregado de tarefas, pois, quando vocês acordaram em trabalhar no modelo híbrido em 2021/2022, (três dias presenciais e dois online) a dinâmica do trabalho mudou muito, com novos processos automatizados e consequente diminuição de pessoas. Esse ano o Sérgio (Analista Pleno) de acordo com a folga dos seus filhos no colégio, entrou em férias no mês de janeiro. Dito isso, você (Analista Junior) e a Maria (Analista Pleno) dividiram as atividades dele, claro, ainda repletos de suas próprias obrigações, pois nunca se produziu e se vendeu tantos celulares desde 2019 com o advento da pandemia e o aumento do trabalho online e hibrido, e embora a concorrência tenha aumentado, os preços estão em disputa e o avanço de marcas de países asiáticos tenha invadido o mercado. A tecnologia muito mais presente em todos os ambientes (trabalho, família, educação, ...) faz com todos desejem se comunicar mais e melhor. Ainda bem que o Rodrigo só tira férias em agosto.
Quando Sérgio voltou de férias, no início de fevereiro, uma semana depois, as coisas foram se normalizando e foi à vez de Maria marcar férias para o inicio março. Você precisou novamente cobrir atividades dela. E as dela são de uma complexidade maior para a sua posição porque envolve fornecedores internacionais, implicando entendimentos de impostos diferenciados e fuso horário também, além de conversão de moedas. Tanto seus colegas (Sérgio e Maria) quanto seu Líder/Coordenador (Rodrigo) confiaram no seu desempenho e reconheceram seu esforço e dedicação desde o início do ano nesses períodos em que ele e ela estiveram em férias. 
Seu Líder/Coordenador, Rodrigo não é uma pessoa fácil de lidar. Às vezes, ele não tem tempo para conversar e está sempre ocupado. Ele trabalha em média 10 horas todos os dias e espera que todos sejam como ele – que 'vistam a camisa da empresa' e 'doem o sangue pelo setor', independentemente do cargo que ocupem. Nas avaliações de desempenho e consequente PLR isso tem sido recompensado. Frequentemente, as relações diárias são boas, mas raramente é possível conversar sobre algo que não seja trabalho. Com o aumento do dólar nos países subdesenvolvidos, a crise que o Brasil atravessa há anos, mudança de governo, desemprego, aumento do trabalho informal, os negócios tem sido mais difíceis e o momento é considerado gravíssimo, já que não é possível dar margem a perda de fornecedores para a concorrência. E sempre a empresa está em Brasília denunciando concorrentes na Anatel que invadem o mercado de forma clandestina.
Recentemente, três funcionários que trabalhavam também no financeiro tendo contato direto com fornecedores de matérias primas em filiais foram demitidos para concentrar todo o trabalho nessa unidade fabril e claro, reduzir custos não ligados essencialmente à produção. Com isso foi nítido o aumento do trabalho para todos que estão envolvidos com fornecedores. 
Tal situação acontece aproximadamente há um ano e meio e é muito provável que seu líder possa vir a ser promovido a Gerente até meados de julho ou agosto. Ele manteve os processos e reduziu o custo do setor. Esse é o quadro típico das turbulências em algumas empresas em tempos BANI e VUCA.
Na primeira semana de abril, Maria voltou ao trabalho e como tudo já estava correndo muito bem para suas férias em junho, já inclusive com o carro alugado, sua irmã com férias marcadas, seu irmão organizado e seu pai já avisado e principalmente com o histórico de que isso era possível; você enviou um e-mail formal para seu líder/coordenador Rodrigo, como faz todo ano mais ou menos nesse período, marcando suas férias nas datas apontadas de 05 de junho a 05 de julho. Isso já estava no planejamento do RH de 2022, como foi feito nos últimos anos. Todos os anos você entra em férias no mesmo período. 
Mal terminou de clicar para enviar seu email ao RH com copia ao seu gestor e a resposta do seu líder chegou. Você até leu duas vezes para ter certeza da resposta causando certo estranhamento porque normalmente ele só dava um ok. O que não ocorreu desta vez, pois ele respondeu pedindo para vocês discutirem o assunto pessoalmente em uma reunião no final do expediente na sala dele. Ansiedade, preocupação te deixaram incrédulo e curioso.
Discretamente você perguntou para os seus colegas sobre seu líder, enquanto tomavam um café na copa e os comentários são que, possivelmente, Rodrigo não irá aceitar suas férias, porque ele deve ter antecipado as dele para o mesmo período e assim poderá voltar com dois meses antes da sua possível promoção prevista para agosto. 
Há boatos ainda de que a esposa dele já havia comprado passagens para uma viagem a Europa. Possivelmente ele irá pedir para você adiar suas férias.
PLANEJAMENTO DE NEGOCIAÇÕES
1. INTERESSES
Partes envolvidas
Resposta:
- Faça uma descrição dos participantes:
Eu: Lucas Souza
Analista Pleno 1: Larissa Nayumi
Analista Pleno 2: Gustavo Corsi
Lider/ Coordenador: Tulio Coli
Esposa Gustavo: Cristina Vital
Irmão: Daniel Souza
Irmã: Gabriela Souza
Pai: Celso Souza
Mãe: Rita Souza
Assuntos/tópicos-chave
- A partir da negociação que fará com seu gestor: descreva o que será tratado nesta negociação. O que precisam ser discutidos efetivamente para esta negociação?
- Descreva também os possíveis interesses das duas partes
Resposta: 
Nessa negociação estará sendo tratado as minhas férias, estarei apresentando ao meu gestor e falando o porqueé necessário que eu saia de férias neste período, tal como carro que já está alugado para viajar, meus pais já estão me esperando pois falei que ia, o compromisso já está marcado a um certo tempo e é de extrema importância que eu vá, e negociar com ele da melhor forma possível. Precisa ser discutida com o Tulyo a importância de eu ir viajar juntamente com meus irmãos para visitar meus pais devido ao longo tempo que não os vejo com um tempo de qualidade devido a pandemia.
Acredito que o Tulyo possa ter um possível interesse de optar por adiantar minhas férias em razão de querer adiantar as suas, ou em razão da demanda de trabalho, porém vou fazer o possível para permanecer com minhas férias, conversando sinceramente com ele a respeito e chegando a um melhor acordo possível.
PLANEJAMENTO DE NEGOCIAÇÕES
2. OPÇÕES
Pense em possíveis maneiras de atender aos interesses de ambas as partes, considerando os assuntos/tópicos que precisam ser resolvidos. 
Cite os assuntos/tópicos considerados:
Resposta: 
Podemos considerar que o Tulio tem alguma intensão em antecipar suas férias, conversar a respeito do trabalho, ou até mesmo apenas saber o que irei fazer das férias, se terei algo importante ou irei apenas ficar em casa descansando, pois se fosse apenas ficar em casa, 
ele estaria com um pensamento já de trocar as férias comigo devido a sua viagem que está programada, assim ele não precisaria adia-la. 
Caso for a respeito de demanda do trabalho, iria conversar com ele e solicitar liberação para fazer hora extra, para adiantar ao máximo o trabalho e entrar em um acordo agradável a todos que favoreça ambas as partes.
PLANEJAMENTO DE NEGOCIAÇÕES
3. LEGITIMIDADE
Identifique padrões ou princípios, objetivos que possam sugerir maneiras justas de resolver interesses conflitantes a cada assunto/tópico a ser resolvido.
Discorra:
Resposta: 
Primeiramente, antes de tudo, já teria deixado minhas férias marcadas bem antecipadamente, já teria conversado com o chefe sempre com antecedência, até mesmo antes de alugar o carro, e de ter deixado tudo preparado para a viagem, e principalmente escolher a data de baixa temporada para não haver desavenças com os demais e evitar situações como esta. 
Uma maneira justa de resolver isso, seria elaborar um plano de ação para tornar viável as minhas férias mesmo em caso de alta demanda de trabalho ou se eu estiver tocando algum projeto. Irei apontar ao Tulio tudo que será entregue até a data de minha saída e já deixar especificado sugestões para os dias de minha ausência para que ambas as partes não se prejudiquem.
PLANEJAMENTO DE NEGOCIAÇÕES
4. ALTERNATIVAS
Quais são suas alternativas? (coisas que você poderia fazer se saísse da negociação sem um acordo). Lembrando que BATNA é a sigla para Best Alternative to a Negotiated Agreement, ou a “Melhor Alternativa a um Acordo”. Aponte seu BATNA - sua melhor alternativa.
Como você pode melhorar seu BATNA?
Resposta: 
Primeiro tentarei todas as alternativas possíveis para chegar a uma negociação e finalizar um acordo ganha-ganha, sendo benéfico para ambos. Para melhorar meu BATNA pensarei em todos os cenários possíveis, irei avaliar a lista de alternativas que tenho diante da negociação. 
Quais são as possíveis alternativas da outra parte?
Resposta: 
Posso dizer para o Tulyo que ele pode optar por adiantar as férias dele caso seja esse o motivo, pois eu já havia avisado ele com antecedência e me programado para isso, e seria injusto da parte dele me fazer voltar atrás em tudo o que eu já tinha feito e preparado. Eu deixaria claro para ele que deixaria o trabalho tudo organizado para minha ausência, e assim que eu voltasse ele poderia sair de férias com sua esposa, pois eu estava esperando muito pelas minhas férias, e estava com muita saudade de meus pais e precisava muito ir passar um tempo com eles, poderia até voltar alguns dias antes.
O que você pode fazer para mudar (piorar) o BATNA da outra parte?
Resposta: 
Eu tentaria entrar na mente do Tulio, falaria que em minha opinião não seria bacana ele sair de férias neste mesmo período, já que eu já tinha programado tudo para isso, e com a promoção dele próxima diria que não cairia muito bem ele se ausentar, e sim seria bacana ele estar presente na empresa até que sua promoção aconteça, aí depois de promovido sim seria melhor para ele viajar.
Tentaria ao máximo envolve-lo em um tema que ele se convencesse em não sair de férias, e ficar na empresa marcando presença e ajudando a empresa a se devolver mais e mais.
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DA
NEGOCIAÇÃO REALIZADA
Avalie alguns aspectos desta negociação
	TÓPICOS PARA AVALIAÇÃO
	P1
	P2
	M1
	M2
	O1
	O2
	O3
	Empatia (colocar-se no lugar do outro)
	
	
	
	
	
	
	
	Frieza/Distanciamento
	
	
	
	
	
	
	
	Espontaneidade
	
	
	
	
	
	
	
	Objetividade
	
	
	
	
	
	
	
	Postura de Inferioridade
	
	
	
	
	
	
	
	Postura de Igualdade
	
	
	
	
	
	
	
	Postura de Superioridade
	
	
	
	
	
	
	
	Rigidez
	
	
	
	
	
	
	
	Flexibilidade
	
	
	
	
	
	
	
	Estilo Catalisador
	
	
	
	
	
	
	
	Estilo Apoiador
	
	
	
	
	
	
	
	Estilo Controlador
	
	
	
	
	
	
	
	Estilo Analítico
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Equipe/Grupo de Negociação
	Aluno
	Nome Completo
	Reg. Acadêmico
	Player1:
	Lucas Samuel de Souza
	RA 302220135
	Player2:
	Larissa Nayumi Koki
	RA 302220170
	Mediador(a)1:
	Gustavo Corsi Naitzke
	RA 302220030
	Mediador(a)2:
	Stephanie Palagano da Silva
	RA 302220187
	Observador(a)1:
	Thayane Felicio dos Santos
	RA 302220178
	Observador(a)2:
	Gabriela Araujo de Morais
	RA 302220069
	Observador(a)3:

Continue navegando