Buscar

AV2 - Metodologia da Ed Física

Prévia do material em texto

Apresentação:
A dança beneficia o relacionamento humano, por ela é possível se comunicar de variadas maneiras, e assim semelhante à arte ela integra o físico (o corpo), a mente e o espírito num ato de criação e expressão. Nas escolas, nas aulas de Educação Física, infelizmente, ainda é perceptível que a dança aparece apenas em datas comemorativas, como parte de eventos (SCARPATO, 1999).
Esse projeto surgiu com o objetivo de trabalhar a vivência do forró dentro do contexto escolar e proporcionar aos discentes experiências destas manifestações que fazem parte da nossa cultura do corpo como meio de expressão e comunicação dentro da disciplina de Educação Física, como um conteúdo escolar na medida em que, pela expressão corporal e reflexão dos contextos da Dança consiga fazer com que os educandos se apropriem dos conteúdos historicamente construídos. Dessa forma, apresentar a Dança como um eixo de conhecimento e também como conteúdo que pode promover a apreensão desses valores como elemento educativo no interior do espaço escolar.
Trabalhar esse conteúdo é de extrema importância para a que possamos demostrar mais sobre a história do forró na perspectiva de expressão cultural e contribuir também para a valorização da nossa cultura.
Objetivo Geral:
Proporcionar ao aluno uma vivência em relação a cultura da dança nordestina, “o forró”, pontuando a sua origem como expressão de nossa cultura, conhecendo as dificuldades e possibilidades no ensino da dança e o seu processo, tendo como referência principal o forró de Luiz Gonzaga (forró raiz) o forró de Mastruz com Leite (evolução do forró) e o Piseiro (forró na atualidade.
Objetivo Específico: 
- Conhecer a história do forró a partir de sua realidade concreta;
- Estabelecer relação entre Forró e a cultura brasileira e suas contradições;
- Estabelecer relações entre a prática cultural local e o corpo como um todo.
- Criar e improvisar movimentos de modo individual, coletivo e colaborativo considerando os aspectos culturais do movimento. 
- Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, redes sociais, etc) nos processos de criações artísticos e culturais.
Referências:
Rocha, Daniela, and Graciele Massoli Rodrigues. "A dança na escola." Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte 6.3 (2007).
Souza, Lais de. "Forró Pé de Serra, Cultura Brasileira e Festa na Educação Física Escolar." (2020).
Santos, Flávia Silva dos. "O lúdico, a dança brasileira forró pé de serra, a educação física e a escola: relações e contradições." (2018).
Cadernos, P. D. E. "Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE." CEP 84 (2014): 000.

Mais conteúdos dessa disciplina