Buscar

Administração Pedagógica Instrumentos Legais_II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FAÇO TRABALHOS ME CHAMEM PARA ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO (46) 9 99196577 LEILA
Questão 1/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o trecho de texto a seguir:
"Com o surgimento da Escola Tecnicista, já no fim da década de 1960, outro novo modelo surgiu no sistema educacional. [...], baseada em um sistema de ensino capitalista e racional que limitava todo modo de agir e pensar do professor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOCELIN, M.R.; SILVA, W. da.; Gestão e Docência: Perspectivas epistemológicas. Curitiba: Intersaberes. 2019. p. 119.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Gestão e docência: perspectivas epistemológicas, assinale a alternativa correta que descreve a formação do professor na Escola Tecnicista: 
	A	
O professor começou a ser instruído nas mais diversas áreas e se tornou um agente facilitador no processo ensino-aprendizagem.
	B	
A ideia central era capacitar futuros profissionais que entrassem no mercado de trabalho sem formar um relacionamento interpessoal.
Você assinalou essa alternativa (B)
	C	
A formação do professor passou a ser baseada nos diálogos, nos debates para a atuação de forma emancipadora.
	D	
A formação de professores privilegiava a relação afetiva e emocional na condução das atividades pedagógicas.
	E	
O professor começou a ser formado com base em uma metodologia de reconstrução do saber.
Questão 2/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o excerto de texto a seguir:
“As teorias [...] não críticas, que envolvem a escola tradicional, a escola nova e a tecnicista; teórico-críticas, representadas pela pedagogia crítica- reprodutivista e pós-criticas, que abrangem a pedagogia histórico crítica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOCELIN, M.R.; SILVA, W. da.; Gestão e Docência: Perspectivas epistemológicas. Curitiba: Intersaberes. 2019. p. 151.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Gestão e docência: perspectivas epistemológicas, assinale a alternativa correta que descreve as teorias do currículo: 
	A	
Conjunto de normas para garantir a eficiência no processo educacional, com base nos conhecimentos que perpassam a história.
	B	
Conjunto de ideias representados de forma significativa, a fim de descrever o que é feito com os conhecimentos que perpassam a história humana em questões educacional.
Você assinalou essa alternativa (B)
	C	
Conjunto de regras para estabelecer as habilidades e competências específicas nos estudantes.
	D	
Conjunto de códigos para estabelecer os conteúdos de uma disciplina de forma hierarquizada.
	E	
Conjunto de políticas educacionais que determinarão os conteúdos a serem desenvolvidos na escola.
Questão 3/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o extrato de texto a seguir:
“[...] por haver carência na formação dos docentes e dificuldades para fazer uma análise reflexiva, acaba-se submetendo a currículos montados por editoras ou por grandes produtores de materiais de apoio, como vídeos, livros e apostilas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOCELIN, M.R.; SILVA, W. da.; Gestão e Docência: Perspectivas epistemológicas. Curitiba: Intersaberes. 2019. p. 142.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Gestão e Docência: perspectivas epistemológicas, a prática de adotar sistemas de ensino prontos e não discutir a sua implementação de maneira democrática interfere no desenvolvimento escolar. Sabendo disso, identifique a alternativa correta: 
Você não pontuou essa questão
	A	
A preocupação com a elaboração do currículo deve estar associada a função social e política da escola. 
	B	
Aderir a sistemas de ensino produzidos por grandes editoras tem se mostrado a solução mais eficaz para o desenvolvimento escolar. 
	C	
Diante da globalização do acesso ao saber, aderir a sistemas de ensino mostra-se a alternativa mais eficiente na contemporaneidade.
Você assinalou essa alternativa (C)
	D	
A discussão do currículo escolar, do ponto de vista contemporâneo, deve ser efetuada por profissionais desprovidos de envolvimento pessoal. 
	E	
Aderir a sistemas de ensino produzidos por profissionais capacitados tem se mostrado a opção mais viável de acordo com realidade escolar brasileira. 
Questão 4/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o extrato de texto a seguir:
“O art.62 da referida lei relata que para atuar na educação básica far-se-á necessário ter nível superior em curso de licenciatura plena, a admitida, com formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOCELIN, M.R.; SILVA, W. da.; Gestão e Docência: Perspectivas epistemológicas. Curitiba: Intersaberes. 2019. p. 120.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro- base Gestão e docência: perspectivas epistemológicas, assinale a alternativa correta que explica a necessidade do estágio na formação de professores: 
	A	
O estágio é questão secundária quando a formação inicial contempla de maneira consistente a base teórica.
	B	
O estágio é uma das principais ferramentas para o aprimoramento do professor antes de assumir a sala de aula.
Você assinalou essa alternativa (B)
	C	
Os cursos de formação de professores que têm uma base sólida para a instrumentalização técnica podem dispensar o estágio.
	D	
O estágio na formação dos professores se faz importante na medida em que o aluno demonstre interesse por aprendizagem na prática.
	E	
Os estágios na formação de professores privilegiam a técnica, a reprodução de materiais, observação e reprodução das práticas.
Questão 5/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o extrato de texto a seguir:
“O curso superior de pedagogia vem adquirindo características que buscam principalmente estar em sincronia com o desenvolvimento social, político, econômico e cultural de uma sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOCELIN, M.R.; SILVA, W. da.; Gestão e Docência: Perspectivas epistemológicas. Curitiba: Intersaberes. 2019. p. 102.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Gestão e Docência: perspectivas epistemológicas, sobre as áreas de atuação do pedagogo, identifique a alternativa correta: 
	A	
É voltada ao segmento escolar, onde o docente envolve a sala de aula e a gestão escolar.
	B	
É direcionada a gestão escolar, onde o trabalho pedagógico é desenvolvido fora do ambiente escolar.
	C	
O pedagogo pode atuar em em segmento escolar e segmento não escolar.
Você assinalou essa alternativa (C)
	D	
É voltada ao segmento não escolar, onde o trabalho pedagógico é desenvolvido fora do ambiente escolar.
	E	
É direcionada ao segmento não escolar, onde o docente envolve a sala de aula e a gestão escolar.
Questão 6/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o extrato de texto a seguir:
“[...] fazer que o aluno aprenda conteúdos, memorize fórmulas e esteja munido de conceitos científicos é bem menos complicado do que humaniza-lo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOCELIN, M.R.; SILVA, W. da.; Gestão e Docência: Perspectivas epistemológicas. Curitiba: Intersaberes. 2019. p. 123.
Levando em consideração o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Gestão e Docência: perspectivas epistemológicas, sobre formação humana, assinale a alternativa correta: 
Você não pontuou essa questão
	A	
Começou a ganhar notoriedade a partir do ano de 1980.
	B	
É assegurada pelo currículo e se tornou indispensável na carreira profissional.
	C	
Além de seguir as exigências legislativas em vigor no país, necessita acompanhar a evolução
social.
	D	
Tem função social e deve imputar nos alunos o desejo de mudança.
Você assinalou essa alternativa (D)
	E	
Seu objetivo é formar pessoas comprometidas com o desenvolvimento social em seu entorno.
Questão 7/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o excerto de texto a seguir:
“O ensino híbrido é um modelo relativamente novo que está tomando espaço nas instituições escolares”. Trata-se de uma mescla do ensino tradicional e do ensino on-line [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOCELIN, M.R.; SILVA, W. da.; Gestão e Docência: Perspectivas epistemológicas. Curitiba: Intersaberes. 2019. p. 128.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Gestão e docência: perspectivas epistemológicas, assinale a alternativa correta que descreve como se organiza o ensino híbrido: 
Você não pontuou essa questão
	A	
Sala de recursos, brinquedoteca, e laboratórios de informática.
	B	
Salas de aula invertida, estações de rádio, e bibliotecas móveis.
	C	
Modelos de rotação em que o aluno desenvolve suas habilidades manuais e intelectuais.
	D	
Salas de aula tecnológica, estações de rádio, e salas de recurso multifuncionais.
Você assinalou essa alternativa (D)
	E	
Modelos de rotação por estações, laboratório rotacional e sala de aula invertida.
Questão 8/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o excerto de texto a seguir:
“Quando ocorreu a implementação do supervisor escolar, o funcionamento geral da escola em todos os setores, como administrativo, o pedagógico e o financeiro, foi desenvolvido como suas funções [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOCELIN, M.R.; SILVA, W. da.; Gestão e Docência: Perspectivas epistemológicas. Curitiba: Intersaberes. 2019. p. 106.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Gestão e Docência: perspectivas epistemológicas, sobre o papel da orientação educacional, assinale a alternativa correta: 
Você não pontuou essa questão
	A	
O orientador educacional é peça fundamental para promover as festividades da escola.
	B	
O orientador escolar precisa incentivar a formação continuada, com o intuito de ter os melhores profissionais em sua escola.
Você assinalou essa alternativa (B)
	C	
O orientador educacional precisa ter uma postura mais centrada, sem muito contato com os alunos.
	D	
O orientador educacional precisa estar à frente das decisões tomadas em prol da escola.
	E	
O orientador educacional precisa buscar melhores alternativas para o avanço coletivo da escola.
Questão 9/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o excerto de texto a seguir:
“[...] 'A educação a distância pode ter não momentos presenciais, mas acontece atualmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e/ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias e comunicação' [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOCELIN, M.R.; SILVA, W. da.; Gestão e Docência: Perspectivas epistemológicas. Curitiba: Intersaberes. 2019. p. 127.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Gestão e docência: perspectivas epistemológicas, assinale a alternativa correta que indica uma metodologia da EaD que pode ser usada na formação dos professores: 
	A	
Videoaulas. 
Você assinalou essa alternativa (A)
	B	
Avaliações objetivas. 
	C	Avaliações discursivas.
	D	
Avaliações orais. 
	E	
Discussões por escrito. 
Questão 10/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o extrato de texto a seguir:
“[...] a formação continuada deve dar subsídio teórico-prático-reflexivos para que sejam promovidas renovações no sistema educativo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOCELIN, M.R.; SILVA, W. da.; Gestão e Docência: Perspectivas epistemológicas. Curitiba: Intersaberes. 2019. p. 120.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Gestão e Docência: perspectivas epistemológicas, sobre o intuito da formação continuada, assinale a alternativa correta: 
	A	
Aperfeiçoar a prática profissional do professor.
Você assinalou essa alternativa (A)
	B	
Elaborar e desenvolver atividades relevantes.
	C	
Promover encontros e reuniões pedagógicas.
	D	
Participar da gestão das instituições.
	E	
Humanizar o ser humano.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais