Buscar

PATOLOGIA DA NUTRÇÃO E DIETOTERAPIA- contextualizada- Patricia Isadora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada
PATOLOGIA DA NUTRIÇAO E DIETOTERAPIA
Patrícia Isadora Neves da Silva
Matrícula 01339601
6º período 
Nutrição Semipresencial
Polo Arapiraca/AL
Diante do contexto exposto, elabore uma dissertação de até 30 linhas e desenvolva os seguintes tópicos:
 
● Quais são os principais fatores a se considerar na indicação e na contraindicação da terapia nutricional enteral?
● Quais seriam as suas estratégias para garantir que não haja diferença entre o volume energético prescrito na conduta nutricional e o volume administrado na prática?
● Qual é a relação entre a introdução da terapia nutricional enteral com a ocorrência de síndrome da realimentação? Como proceder para evitar essa complicação?
Terapia Nutricional Enteral (TNE) é definida como conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção e recuperação do estado nutricional do paciente por meio da nutrição enteral. Esse tipo de terapia é indicado na presença de trato gastrointestinal funcionante e impossibilidade de alimentação pela via oral utilizando sondas. Pacientes com anorexia prolongada,desnutrição proteica- energética grave, coma ou sensório deprimido,doenças neurológicas, AVC,traumas,neoplasias,pré e pós cirurgias de grande porte entre outros, no entanto é preciso avaliar as particularidades de cada paciente.
Os casos mas comuns de contraindicação da TNE são: diarreia e vômitos refratários na terapia medicamentosa,síndrome do intestino curto,obstrução mecânica do TGI,disfunsão do TGI,hemorragia gastrointestinal severa,enterocolite severa, doença terminal.
Para que não haja diferença entre o volume energético prescrito e o volume administrado na pratica seria necessário revisar o processo de prescrito nutrientes nas rotinas na nutrição enteral individualizada,adotar mecanismo de vigilância clinica e epidemiológica pois pode assegurar melhor o manejo nutricional para que seja instituído ao paciente hospitalizado em uso de nutrição enteral, considerando a oferta energética proteica e de micronutrientes nas rotinas hospitalares.
A síndrome de realimentação caracteriza-se por alteração neurológicas ,essa síndrome é observada na pratica clinica, sendo relativamente pouco entendida ou reconhecida, o processo fisiopatológico inclui desequilíbrio de fluidos e desordem eletrolíticas que envolvem os íons intracelulares: potássio, fosfato e magnésio com prevalência de hiposfosfatemia. A síndrome esta associada ao suporte (enteral,parental ou oral) ofertado inadequadamente em pacientes com risco de desnutrição, por isso o suporte nutricional é muito importante pois as medidas preconizam oferta colorica reduzida progredindo de acordo com os resultados da monitorizarão diária de eletrocios séricos, balanços de fluidos e funções vitais.
É de suma importância que as equipes de nutrição orientem e eduquem outros profissionais de saúde no contorno da síndrome de realimentação, sempre seguindo estudos atuais para manejo da desnutrição, sempre fazer pesquisas detalhadas principalmente a respeito de medidas terapêuticas e protocolos preventivos.
Referências Bibliográficas:
https://www.scielo.br/j/rn/a/S4YMs86ZZbqZdqtdSNmH69v/?lang=pt
https://www.scielo.br/j/rbti/a/qDsNGKfyFFBRwL4NpYTHDMQ/?format=pdf&lang=pt
http://arquivos.braspen.org/journal/jan-fev-mar-2018/11-AO-Terapia-nutricional-enteral-relacao.pdf
https://www.scielo.br/j/abcd/a/CQFKvzP6gS38pQnB4rJYjvJ/?lang=pt

Mais conteúdos dessa disciplina