Buscar

Como deve ser a alimentação para o paciente que tem a doença celiaca e ao mesmo tempo tem alergia a proteina do leite de vaca?

Dietoterapia e patologia do paciente.

💡 8 Respostas

User badge image

Yasmin Rodrigues

Na doença celíaca, o paciente não pode consumir alimentos que contenham prolamina (fração tóxica do glúten). São eles: trigo, aveia, centeio, cevada e malte.

Na alergia à caseína, o paciente tem uma reação imunomediada, ou seja, é uma reação dependente do sistema imune. Não confunda, o problema em questão é alergia à caseína, e não intolerância à lactose! Ou seja, esse paciente não pode consumir leite sem lactose, uma vez que a caseína continuará presente no leite de vaca e em seus derivados!

Em ambos os casos, o paciente deve ser orientado adequadamente quanto à correta leitura e interpretação de rótulos de produtos alimentícios. Nada que contenha "traços", "partes" ou "pequenas quantidades" de alimentos ricos em glúten e caseína e/ou seus derivados deve ser consumido.

Existem vários alimentos que podem ser consumidos por esse paciente, com doença celíaca e alergia à caseína, como: amido de milho, farinha de arroz, fubá, mandioca, batata, extrato de soja (se menina, meninos não!), extrato de côco/amêndoas... Também existem muitas receitas para esse tipo de paciente, como pão de queijo feito com mandioquinha salsa e extrato de amêndoas.

3
Dislike0
User badge image

Gabriela Altoé

Restrita em glúten e leite. 

1
Dislike0
User badge image

Marilene Ferreira

isso mesmo o paciente não pode se quer comer alimentos que nao tenha o gluten feito e assado em fornos ou recipiente que teve contato com esse tipo de alimento. sua alimentação deve ser alimentos sem gluten e zero lactose.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais