Buscar

Avaliação On 5 Patologia da Nutrição e Dietoterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada
Nome: Alessandra Almeida de SáParte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Conteúdo do exercício
1. 
Parte superior do formulário
Metodologia Ativa - Resolução de problemas: O objetivo dessa atividade é instigar a resolução de problemas com base no que foi estudo nesta disciplina. Aqui você deve explorar as possibilidades da metodologia ativa na contextualização do assunto proposta para solução de problemas.
 
Preparado (a)? Vamos começar!
 
Desejo boas-vindas a você na Atividade Contextualizada da disciplina. Agora, teremos uma oportunidade diferenciada de estudo, reflexão e construção de conhecimento dos temas abordados em nossa disciplina.
 
Aqui, você irá desenvolver e apresentar sua opinião no que diz respeito à disciplina. Além disso, para concluir esta atividade, é necessário que você leia textos, artigos científicos, artigos publicados em revistas e demais informações que te auxiliem em seus argumentos e possíveis questionamentos. Por isso, atenha-se ao tema proposto e busque utilizar de termos técnicos com clareza, para a compreensão do texto.
 
Lembre-se de que, durante o estudo de nossa disciplina, você agregou informações de extrema importância para sua vida acadêmica e/ou profissional. Baseado (a) nesses conhecimentos adquiridos e em suas pesquisas, elabore sua resposta autoral e evite utilizar textos integrais, tanto dos materiais de estudo, quanto dos disponíveis na internet. Não se esqueça de inserir as devidas referências utilizadas na sua produção.
Dito isso, vamos em frente!
1.    Para começar, analise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
 Aqui, você irá desenvolver e apresentar sua opinião no que diz respeito à terapia nutricional enteral. 
Você viu ao longo desta disciplina que muitas das doenças estudadas podem afetar o estado nutricional dos pacientes devido a inúmeras situações clínicas, como ingestão energética insuficiente voluntaria ou involuntariamente, patologias de característica catabólica, disfunções metabólicas, entre outras, resultando muitas em um quadro de desnutrição.
A desnutrição desses pacientes no âmbito hospitalar é ainda mais preocupante, devido à maior susceptibilidade a complicações clínicas, infecções e comprometimento do processo de cicatrização, aumentando os riscos de mortalidade. 
Nesse contexto, a terapia nutricional enteral (TNE) é uma estratégia bastante eficiente na recuperação e manutenção do estado nutricional desses pacientes, sendo indicada para aqueles que apresentam trato gastrintestinal funcionante, mas o aporte de nutrientes por via oral é insuficiente ou quando há algum impedimento clínico para a alimentação por via oral. 
No entanto, algumas intercorrências como intolerância gastrointestinal, jejuns para exames e procedimentos, e até mesmo uma certa padronização das dietas, sem priorizar as reais necessidades energéticas considerando o quadro clínico individual, dificultam fornecimento energético adequado e prescrito de TNE, interferindo na evolução clínica do paciente.
 
 
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
Proposta da atividade:
 
Diante do contexto exposto, elabore uma dissertação de até 30 linhas e desenvolva os seguintes tópicos:
 
● Quais são os principais fatores a se considerar na indicação e na contraindicação da terapia nutricional enteral?
● Quais seriam as suas estratégias para garantir que não haja diferença entre o volume energético prescrito na conduta nutricional e o volume administrado na prática?
● Qual é a relação entre a introdução da terapia nutricional enteral com a ocorrência de síndrome da realimentação? Como proceder para evitar essa complicação?
Aprofunde os seus estudos a partir da seguinte leitura: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732008000500004&lang=pt
Caso tenha alguma dúvida, envie uma mensagem para a tutoria. 
Contamos com a sua participação.
3. Não se esqueça: Sua dissertação deverá conter até 30 (trinta) linhas.
Aguardo sua produção.
1. A terapia nutricional enteral (TNE) se refere à provisão de nutrientes via trato digestório, por meio de uma sonda ou cateter.
A indicação é feita para pacientes que apresentam gastrintestinal funcionante e não podem ingerir por via oral.
 Pacientes com anorexia prolongada, desnutrição (proteica - energética grave), coma ou sensório deprimido, falência hepática, inabilidade de alimentação oral decorrente de traumas na cabeça ou no pescoço, doenças críticas que causam estresse metabólico, preparo para cirurgias intestinal em pacientes críticos ou desnutridos, fechamento das fístulas intercutâneas e adaptação do intestino delgado após ressecção intestinal maciça ou em doenças que podem causar má absorção.
Não indicado: Obstrução mecânica do TGL, disfunção do TGI ou condições que requerem repouso intestinal, vômitos e diarreia grave, refluxo gastroesofágico intenso, instabilidade hemodinâmica, fístulas êntero-cutâneas de alto débito, hemorragia gastrintestinal severa, enterocolite severa, pancreatite aguda grave, doença terminal.
2. Pausas para a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos foi o principal motivo citado para a interrupção da dieta e poderia contribuir para essa diferença encontrada.
 É necessário conscientizar sobre a importância do volume administrado na prática para a melhora do paciente, adotando medidas de padronização, avaliação periódica e maior integração dos profissionais envolvidos. 
3. A síndrome de realimentação caracteriza-se por alterações neurológicas, sintomas respiratórios, arritmias e falência cardíacas, poucos dias após a realimentação. Ocorre em consequência do suporte nutricional (oral, enteral ou parental) em pacientes severamente desnutridos. 
 Geralmente ocorre na realimentação após jejum superior a 07 dias em associação a condições diversas, como deficiências nutricionais prévias, período pré-operatório de cirurgia de grande porte, diabetes mellitus descompensado, quimioterapia nutrição parenteral sem adequada administração de vitaminas ou minerais, administração de aporte energético excessivo e ainda na falta de monitoramento e reposição adequada de eletrólitos (PUCCI, ND).
 É importante estar atento ao aparecimento da síndrome de realimentação quando se inicia a terapia nutricional num paciente subnutrido. O aporte energético e de proteína e a restauração do volume circulatório devem ser instituídos lentamente, e os eletrólitos, sobretudo o fósforo, o potássio e o magnésio, devem ser monitorados à procura de anormalidades, particularmente durante a primeira semana.
Devem-se utilizar estratégias para evitar como: Dosar sódio, potássio, magnésio, fósforo e cálcio antes de iniciar a terapia nutricional e manter o monitoramento até atingir a meta de macronutrientes, normalizar alterações eletrolíticas, se fósforo <1mg/dl, magnésio <1mg/dl, potássio <2,5mEq/L, iniciar suplementação venosa de vitaminas oligoelementos antes de começar a TN e manter até atingir o 7 dia, manter a hidratação do paciente adequada, mas ter cuidado com a retenção de sódio e água, iniciar a TN com 10Kcal/Kg de peso/dia e aumentar em média 5Kcal/Kg de peso/dia até atingir a meta de macronutrientes, monitorar balanço hídrico, peso corporal e sinais/ sintomas de insuficiência cardíaca.
Quais seriam as suas estratégias para garantir que não haja diferença
entre o volume energético prescrito na conduta nutricional e o volume
administrado na prática?Quais assuntos você viu neste material?
Sua resta nos 
Deve-se utilizar estratégias para evitar como: dosar sódio, potássio,

Continue navegando