Buscar

relatório sobre pipetagem

Prévia do material em texto

Introdução 
A técnica de pipetagem é realizada com o auxílio de pipetas, instrumentos volumétricos utilizados para a transferência de certos volumes, de modo preciso, sob determinadas temperaturas. Existem dois tipos de pipetas, as volumétricas ou as graduadas. As volumétricas são tubos de vidro expandidos cilindricamente na parte central, possuem a extremidade inferior estreita e têm marca de calibração do seu volume gravada na parte superior, acima do bulbo. As de graduação são tubos cilíndricos com uma escala numérica de alto para baixo, até a sua capacidade máxima. Podem ser também utilizadas para transferir frações de seu volume total, que só permitem medir um único volume de liquido. Existi diversos tipos e modelos de pipetar no mercado sendo elas, Pipeta graduada: Possui graduações ao longo de sua estrutura que possibilita a sucção de variadas quantidades de líquido. A mesma não pode ser aquecida e é utilizada para a medição de pequenos volumes e volumes variáveis pré-determinados – não são consideradas exatas para medir amostras e padrões. De uma maneira mais detalhada, esse tipo de pipeta consiste de um tubo de vidro graduado uniformemente em seu comprimento.
Objetivo 
Aprender as técnicas corretas de pipetagem.
Materiais 
- Pipeta
-agua 
- bequer 
Métodos 
A aula teve como objetivo principal aprender as técnicas de pipetagem já que sem uma técnica correta vários exames podem dar errado se não saber manusear corretamente. 
 As técnicas mais utilizadas são a pipetagem direta e a pipetagem reversa. No primeiro caso, a segunda parada é utilizada na etapa de distribuição do líquido; no segundo, a parada é utilizada na etapa de aspiração.
A técnica de pipetagem reversa é indicada para a pipetagem de pequenos volumes ou para pipetagem de líquidos voláteis, líquidos com tendência a formar espuma ou ainda que possuam alta viscosidade. Nestes casos, é indicado aspirar e dispensar o líquido algumas vezes para garantir a precisão do volume a ser transferido.
Conclusão 
Concluímos a aula com grande conhecimento de métodos sobre a pipetagem.

Continue navegando

Outros materiais